Voluntários da 6ª Oficina de Brinquedos da Poli-USP recebem certificado

No dia 24 de abril, a diretoria da Escola Politécnica da USP recebeu a entrega de certificados da 6ª edição da Oficina de Brinquedos, atividade promovida pelo Poli Cidadã em parceria com o Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica (CAM) em novembro de 2023. Participaram do momento o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, e o coordenador do Programa, professor Antonio Luis de Campos Mariani, a presidente do CAM, Isabela Germano, o professor Marlon Sproesser Mathiase, e todos os voluntários que juntos contribuíram com a atividade. Durante o sábado, dia 25 de novembro de 2023, o Poli Cidadã, em parceria com o Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica (CAM), promoveu a O evento busca aproximar crianças e jovens de escolas públicas, das engenharias por meio de atividades lúdicas, no caso, a construção de um guindaste hidráulico. Fotos da solenidade. Confira a cobertura do evento no link.

Vozes da Engenharia Biomédica: professor da Poli-USP é convidado a participar de livro para manter a memória do desenvolvimento da área

Data de publicação: 03/04/2024 Link: https://zenodo.org/records/10613948 Docente entrevistado: Andre Fabio Kohn, professor da Escola Politécnica da USP e membro do Laboratório de Engenharia Biomédica da Poli-USP. Resumo: A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, fundada em 1975, programou uma série de entrevistas com membros mais sênior da SBEB visando manter a memória do desenvolvimento da área no Brasil, de acordo com as experiências particulares desses professores-pesquisadores. O docente foi convidado para integrar a obra contando sobre o desenvolvimento da Engenharia Biomédica no Brasil.

Revista CREA: Incorporação de tecnologias e múltiplos profissionais possibilita avanço no setor 

Link: https://drive.google.com/file/d/1Y9v7o_syfVaNSa71Uyv34wxDtU444miB/view Revista CREA: Incorporação de tecnologias e múltiplos profissionais possibilita avanço no setor Edição: janeiro a março 2024 Docente entrevistado: Henrique Takachi Moriya, professor  do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP, membro do Laboratório de Engenharia Biomédica da Poli. Resumo:  Em entrevista, o docente falou sobre uma importante contribuição da engenharia para a área da saúde que, muitas vezes, não ganha tanta visibilidade em face de inúmeras outras. Moriya explica que a logística por trás da compra e da manutenção de equipamentos hospitalares, além de treinamentos, são peças essenciais da engrenagem de unidades hospitalares e de saúde. “Essa função é exercida por engenheiros clínicos, a contribuição mais abrangente da Engenharia Biomédica”.    

Jornal da USP: “Uso de ônibus elétrico é alternativa eficaz para a descarbonização das cidades”

Data de publicação: 17/04/2024 Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/uso-de-onibus-eletrico-e-alternativa-eficaz-para-a-descarbonizacao-das-cidades/ Entrevistados: Professor Roberto Marx, da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade, e Tiago Zillio, aluno do curso de Engenharia de Produção e autor do trabalho.

“A oportunidade da construção de baixo carbono – Um relato do Fórum Mundial Edifícios e Clima”, confira artigo de Vanderley John, professor titular da Poli

Data de publicação: 15/04/2024 Link: https://jornal.usp.br/articulistas/vanderley-m-john/a-oportunidade-da-construcao-de-baixo-carbono-um-relato-do-forum-mundial-edificios-e-clima/ Docente: Vanderley John, professor titular de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

Conheça o Poli Cidadã, projeto da Poli-USP que valoriza viés social de projetos de engenharia

Conheça o Poli Cidadã, projeto da Poli-USP que valoriza viés social de projetos de engenharia 24/04/2024 Luíse Homobono O Programa Poli Cidadã, promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP, é um programa  que tem como objetivo  aproximar os alunos da centenária faculdade de engenharia com as diferentes realidades da sociedade, com o intuito de motivar projetos que possam contribuir com soluções baseadas na engenharia para problemas existentes. A iniciativa surgiu em 2004, por iniciativa do ex-Diretor, Professor Vahan Agopyan, atual secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, e o ex-presidente da Comissão de Graduação, professor Oscar Brito, com o intuito criar um programa para valorizar os trabalhos de formatura que tinham um viés social e, com isso, motivar mais trabalhos nesta mesma linha. Atualmente, o programa funciona como uma grande junção de projetos, que vão surgindo de demandas, por meio das quais são  formadas equipes de alunos. Ou seja, quando surge uma demanda, ela será encaminhada para um professor de uma área específica, e este professor irá formar um grupo de alunos dispostos a criarem uma solução para este problema, lembrando que todas essas demandas devem sempre ter um viés social. Assim, o Poli Cidadã funciona como uma espécie de “guarda-chuva” que acolhe diversos projetos e demandas.  “O principal objetivo do programa é fazer uma sensibilização dos alunos e professores da Poli para as necessidades da sociedade que podem ser atendidas por meio de projetos”, explica o coordenador do Programa, professor Antonio Luis de Campos Mariani. O professor explica que na disciplina eles incentivam os alunos a irem conhecer de perto a demanda, ou seja, eles conhecem a real necessidade para poder desenvolver uma solução com os recursos disponíveis.  Entre as diversas atividades desenvolvidas, é possível destacar aqueles voltados à educação, como a Oficina de Brinquedos, e a Oficina de Carrinhos de Rolimã, voltadas para alunos de escola pública.  “Essas oficinas servem para aproximar e motivar as crianças, jovens e adolescentes a estudarem mais, fazerem cursos técnicos e entrarem nas universidades, usando material de engenharia”, acrescenta o coordenador e professor Mariani. O professor Mariani detalha que o Poli Cidadã depende do recebimento das demandas para encaminhar os projetos que irão propor soluções. Para apresentar uma solicitação ao projeto, entre em contato por meio do site. Os alunos da Poli que tenham interesse podem participar do Programa das seguintes maneiras: -Trabalhos realizados em disciplinas de graduação; -Projetos de alunos de graduação voluntários, como as Oficinas; -Projetos parceiros do Programa Poli Cidadã na área da educação; -Projetos de iniciação científica; -Projetos de conclusão de curso de graduação (Trabalhos de Formatura). “Eu posso dizer que eu me sinto recompensado por coordenar esse programa, principalmente quando eu vejo que um menino que fez parte do programa e agora está na universidade. É disso que a universidade precisa, promover oportunidades por meio de atividades que olhem para a sociedade e para as camadas menos favorecidas com um olhar que aumente a sensibilidade dos estudantes, acho que essa deve ser a nossa contribuição como universidade pública”, finaliza o professor Antonio Mariani. Confira as imagens dos projetos desenvolvidos: Oficina de Carrinhos de Rolimã e Oficina de Brinquedos. Além disso, acesse o site do Poli Cidadã.

Alunos da Poli-USP desenvolvem jaqueta feita com tecido de guarda-chuva para pessoas em situação de rua em parceria com a PUC Campinas

Alunos da Poli-USP desenvolvem jaqueta feita com tecido de guarda-chuva para pessoas em situação de rua em parceria com a PUC Campinas Luíse Homobono abril 24, 2024 Você já pensou em poder transformar um objeto seu que não funciona mais em algo que pode melhorar a situação de vida de uma pessoa? A disciplina de Tecnologia e  Desenvolvimento Social I, oferecida pela Escola Politécnica (Poli) da USP há mais de 10 anos, tem como objetivo fomentar ideias de possíveis soluções para problemas reais, como por exemplo o aumento de pessoas em situação de rua, que de acordo com os dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, somente nas ruas da cidade de São Paulo aumentou 16,8 vezes, entre 2012 e 2023.O professor Antonio Luis de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e coordenador da disciplina, conta que no ano de 2023 escolheu pela  primeira vez um público-alvo específico para os protótipos a serem desenvolvidos, o que facilitaria a integração dos projetos, que no caso foi “Pessoas em situação de rua”. No decorrer do semestre, foram desenvolvidos três projetos: resfriador de pães, mapeamento de onde essas pessoas estão geograficamente e jaqueta confeccionada com tecido de guarda-chuva. Um dos projetos que se destacou na disciplina foi o “Jaqueta de chuva econômica”, desenvolvido pelos alunos Evandro Uehara Viaro (Engenharia Mecânica) e Matheus Spinardi (Engenharia Mecatrônica), o qual surgiu com a ideia de criar algo que pudesse proteger as pessoas em situação de rua das chuvas e baixas temperaturas. Os materiais escolhidos para confeccionar os protótipos foram nylon de tecido de guarda-chuva para fazer a jaqueta, e sacolas plásticas de supermercado para fazer o colete. O nylon de guarda-chuva tornou-se um grande destaque, pois além da sua grande capacidade de impermeabilização e isolamento térmico, foi uma forma de encontrar um destino correto para um tipo de tecido que leva muito tempo para se decompor, tendo também a um viés ambiental devido ao seu reaproveitamento. Outros materiais também foram utilizados, como manta acrílica e velcro, comprados para dar o acabamento ao casaco. Além disso, para a confecção desses protótipos de nylon de guarda chuvas, foi feita uma parceria com o curso de Design de Moda da PUC-Campinas para a confecção da jaqueta, realizada pela aluna Rebecca Lima de Abreu, sob orientação da professora Rose Sathler.“Algo que eu incentivo na disciplina é que o aluno vá ao local entender o contexto do público alvo de cada projeto, antes da efetivação de protótipos, pois assim ele consegue perceber qual a viabilidade de alternativas de soluções, os recursos disponíveis, e também é gerada uma sensibilização por aquela realidade”, detalha o professor Mariani.Atualmente, a disciplina tem evoluído o projeto de jaquetas para outros objetos, como sacos de dormir. Por isso, as doações de guarda-chuvas ainda permanecem e podem ser realizadas na Secretaria do Poli Cidadã, que fica no prédio da Engenharia Mecânica da Poli.Veja mais sobre o projeto e outras iniciativas no site do Poli Cidadã.

Escola Politécnica da USP recepciona 4 novos funcionários

Escola Politécnica da USP recepciona 4 novos funcionários Na manhã do dia 11 de abril de 2024, a Escola Politécnica da USP recepcionou quatro novos servidores que atuarão na função de Analista para Assuntos Administrativos, selecionados em concurso público realizado em 2023. A Convocação dos mesmos foi realizada no dia 21 de março de 2024, e eles foram recepcionados na Universidade no dia 9 de abril. Ao todo, a Universidade recebeu 116 novos servidores técnicos e administrativos em uma ação promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Coordenadoria da Administração Geral (Codage) da Universidade. Os funcionários Leonardo Monteiro Guimarães da Silva, Letícia Giuliani Yashiki, Rafael Bueno Mosna e Rafael Egashira passarão a atuar em setores administrativos e foram recebidos pelo diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor, Sílvio Nabeta, e as assistentes de direção, as servidoras Enaége Dalan Sant´Ana, Kátia Ferlin, Inês Piffer e Vanessa David. Em seguida, os novos funcionários fizeram uma visita por instalações da Escola, como o Tanque de Provas Numérico, laboratório referência internacional em ensaios navais e oceânicos. No dia 9 de abril, eles foram recepcionados junto aos 116 servidores técnicos e administrativos recém-contratados e participaram de uma recepção promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Coordenadoria da Administração Geral (Codage) da Universidade. O encontro foi uma oportunidade para o novo servidor conhecer melhor a USP, sua história, estrutura e importância social, e entender seu papel no cumprimento dessa missão. Leia também: Universidade recepciona os novos servidores técnicos e administrativos contratados Manual do Servidor Técnico e Administrativo

Poli-USP recebe pesquisador José Holguín-Veras para a XI edição de Novas Fronteiras e Desafios de Logística

  Na manhã do dia 23 de abril, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a abertura da XI edição do Novas Fronteiras e Desafios da Logística. Realizado pelo Centro de Inovação em Sistemas Logísticos (CISLog) e sediado no auditório Francisco Romeu Landi, este ano o pesquisador convidado foi José Holguín-Veras, atual professor e diretor do Center for Infrastructure, Transportation and Environment e do Volvo Research and Educational Foundations (VREF) Center of Excellence on Sustainable Urban Freight Systems no Rensselaer Polytechnic Institute, dos Estados Unidos. A palestra teve como tema “Freight Transportation Management and Planning Role in the Fight Against Climate Change”. Estavam presentes na cerimônia de abertura o professor Silvio Ikuyo Nabeta, vice-diretor da Poli, o professor João Amato Neto, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini, o professor Edvaldo Fonseca, Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Poli, o professor Davi Nakano, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli e o professor Claudio da Cunha, professor do PTR. Veja as fotos do evento no nosso Flicker.

Edital que fomenta parceria acadêmica entre Brasil e França está com inscrições abertas para docentes e doutorandos

Até 16 de julho de 2024, estão abertas as inscrições ao Edital 1909 – Programa USP-COFECUB – 2024, em parceira com o Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França. O período de execução dos projetos será durante o biênio 2025-2026, com possibilidade de renovação para o biênio 2027-2028, e o edital é voltado aos docentes e doutorandos. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento. O Programa USP-COFECUB, iniciado em 1994 entre Brasil e França, tem contribuído para o sucesso das cooperações acadêmicas, produções científicas e formação de jovens pesquisadores. Pelo lado francês, o programa é financiado pelo Ministère de l’Europe et des Affairs Étrangères (MEAE) e pelo Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR), e coordenado pelo Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB). Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI). O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação acadêmica a partir do intercâmbio de pesquisadores, o que propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, facilita a troca de informações e a colaboração entre as duas comunidades científicas. Este programa conjunto envolve a mobilidade de pesquisadores, dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado. O Edital USP-COFECUB 2024 prevê o financiamento anual de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado. Link para a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > Nº do Edital 1909): https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=D&codmnu=3144 As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus – https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”).