MetMat 2024: Concurso que reconhece beleza e complexidade transmitidas em fotomicrografias científicas tem sua 22° edição realizada nesta quarta-feira

MetMat 2024: Concurso que reconhece beleza e complexidade transmitidas em fotomicrografias científicas tem sua 22° edição realizada nesta quarta-feira No dia 27 de março, foi realizada a 22° edição do MetMat, um evento anual que celebra a fotomicrografia científica da área de Metalurgia e Materiais, promovida pelo Departamento da área da Escola Politécnica (Poli) da USP. A premiação, que foi realizada no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas, da Escola Politécnica da USP, reconhece imagens que capturam, por meio da união tecnologia a beleza, a complexidade dos materiais e contribuem para o esclarecimento de processos ocorrentes na formação das microestruturas e correlação com propriedades e desempenho em serviço.A premiação é tradicionalmente dividida em duas diferentes categorias: Microscopia Óptica e Microscopia Eletrônica. Em cada qual foram premiadas 3 obras e realizadas três menções honrosas. Confira os vencedores no link.Estavam presentes na cerimônia o vice-diretor da Escola Politécnica, professor Silvio Ikuyo Nabeta, o chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, professor Douglas Gouvêa, o vice-chefe do Departamento e coordenador da comissão organizadora da 22° edição do MetMat, professor Fernando Landgraf, o gerente de pricing e custos de aços especiais de Gerdau, Fernando Santos da Cunha, e o criador da premiação, o professor Andre Paulo Tschiptschin, aposentado pela Poli.“Eu costumo dizer que engenheiros veem beleza em números e equações, mas é em eventos como esse que a engenharia se transforma em arte também”, celebrou Silvio Nabeta.O evento foi finalizado com uma confraternização entre os vencedores e convidados.Acesse aqui as fotos do evento.Confira a Cerimônia de Premiação no YouTube:

Vídeo: Laboratório de Materiais, Componentes e Processos Construtivos – LMCP

Vídeo: Laboratório de Materiais, Componentes e Processos Construtivos – LMCP Vídeo: Pesquisadores da Poli-USP realizam teste de resistência de vigas de concreto com e sem reforço O Laboratório de Materiais, Componentes e Processos Construtivos (LMCP) da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou, em dezembro de 2023, um ensaio rompendo vigas em escala real. Na reportagem abaixo, o professor Antonio Domingues de Figueiredo, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, explica o objetivo do teste e o processo realizado pelos pesquisadores. O experimento testa a resistência de vigas de concreto com e sem reforço para comparação dos resultados. É utilizado um scanner de alta precisão para avaliar as condições das vigas durante o ensaio.  Produção: Natalia Tiemi. Entrevista: Sofia Lanza. Imagens: Fábio Durand. Confira outras imagens do ensaio no link.

Portuguese for Foreigners in Academic Mobility Contexts (1nd 2024)

The USP International Office announces the opening of enrollment for the Language Education Program at USP, an in-person introductory Portuguese for Foreigners (english/portuguese/español – versions) course on the comprehension and production of oral and written texts in Portuguese, aimed at undergraduate students of foreign institutions in exchange programs and foreign stricto sensu graduate students at USP. The program results from a partnership between the USP International Office and the Faculty of  Education of the University of São Paulo’s Department of Teaching Methodology and Comparative Education. The course is in person and free. It aims to develop the student’s ability to understand and describe events in Portuguese, expanding their critical abilities and raising awareness of inter-cultural issues, especially in the academic environment. A 5-week course will be offered. Number of spots: 50 spots, of which 50% are for undergraduate students of foreign institutions in exchange programs, and 50% for foreign stricto sensu graduate students at USP. Registration period until 05th April 2024. Prospective candidates can apply exclusively online through the Mundus System, under the section Editais > Exchange Students. No login is required; individuals can access the public area. For additional information not covered in the announcement or FAQ, please direct inquiries to aucani.idiomas@usp.br.

Jornal da USP: Estágio avançado da realidade virtual pode não ser perceptível, mas tem efeitos sobre os indivíduos

Data de publicação: 19/03/2004 Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/estagio-avancado-da-realidade-virtual-pode-nao-ser-perceptivel-mas-tem-efeitos-sobre-os-individuos/ Docente: Marcio Lobo Netto, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo.

O Tempo: “Metrô BH: número de passageiros caiu 72% em uma década”

Data de publicação: 22 de março de 2024 Link: https://www.otempo.com.br/cidades/metro-bh-numero-de-passageiros-caiu-72-em-uma-decada-1.3352575 Docente: Mauro Zilbovicius, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade (MobiLab).

Evento Plastics Circular Economy Summit oferece 4 bolsas para jovens pesquisadores

“The Plastics Circular Economy Summit is excited to announce 4 scholarships for early career researchers to attend the Summit May 8-11th in Puerto Plata, Dominican Republic! Scholarships cover the costs of travel, accommodations, food, and registration. Applications are due by April 4th at 11:59 pm EST. Visit our scholarship application portal to learn more and submit your application online today!”

4ª edição do Mining Lab Beginnings está com inscrições abertas até 22 de abril

Um programa direcionado para professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, startups e empresas.  O objetivo é mapear tecnologias espalhadas pelo País e selecionar as melhores para realizar o P&D conceitual de uma ideia inovadora, promovendo o desenvolvimento conjunto e a oportunidade de conexão direta dos proponentes com a indústria. Os desafios dessa edição estão divididos em duas linhas temáticas de Economia Circular e Descarbonização: Economia Circular 1 – Novas aplicações para o rejeito de Aripuanã Este desafio consiste em desenvolver novas rotas de tratamento ou aplicações comerciais/industriais que utilizem rejeitos, que podem ser ricos em talco, quartzo ou dióxido de silício. 2 – Novas aplicações do rejeito de Pirita Este desafio consiste em desenvolver aplicações comerciais/industriais que utilizem um rejeito com alto teor de pirita, silicato e, em menor escala, de barita. Descarbonização 3 – Produção de Bio-briquetes Este desafio consiste em desenvolver novas alternativas para produção de bio-briquetes que substituam o coque no processo Waelz. 4 – Redução do efeito corrosivo do Bio-óleo Este desafio referente ao bio-óleo envolve o desenvolvimento de soluções que reduzam o efeito corrosivo do biocombustível e permitam a utilização de equipamentos feitos ou revestidos com aço carbono. Aporte de até R$20.000,00 para cada equipe na fase de P&D conceitual para testes de viabilidade; Um programa que vai avaliar aspectos de viabilidade técnica e econômica das tecnologias; Conexão com a Nexa resources e empresas parceiras do grupo Votorantim; Capacidade de levar a pesquisa ao mercado criando startups; Novas possibilidades de carreira ligadas ao empreendedorismo, inovação e ao mercado mínero-metalúrgico; Desenvolvimento de novas habilidades, ferramentas e soft skills; Aulas e mentorias especializadas em modelagem de negócios e escalonamento de tecnologias. As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril e podem ser realizadas no link: https://escalab.us10.list-manage.com/track/click?u=d083d992b5929871448961133&id=6b8c2cee0b&e=5d1b1aa8fb Para outras informações, acesse o site: https://escalab.us10.list-manage.com/track/click?u=d083d992b5929871448961133&id=dd4ce301ee&e=5d1b1aa8fb Em caso de dúvidas, entre em contato com o email: beginnings@mininglab.com.br  

Estão abertas as inscrições dos Programas de Mentoria do WIN Brazil (Women In Energy) de 2024

O programa de mentoria WIN Brazil oferece a 5ª edição do programa de mentoria profissional e a 3ª edição do programa de mentoria estudantil. “Já são mais de 100 mulheres impactadas positivamente no programa, dentre elas gerentes, profissionais sênior, mulheres em início de carreira e estudantes universitárias”. O Women in Energy (WIN) é uma iniciativa da The Society of Petroleum Engineers – SPE Internacional iniciada em 2016, e tem como objetivo promover a diversidade de gênero na área de Exploração e Produção e criar oportunidades para que as mulheres possam assumir papéis de liderança e alcançar suas metas de carreira. “Dentre os feedbacks das participantes temos diversos relatos de movimentações e promoções em suas carreiras, desenvolvimento de novas habilidades, aumento de networking, de autoconhecimento, reflexões sobre a própria trajetória, além de ser um ambiente seguro e acolhedor formado por mulheres inspiradoras de diferentes empresas e níveis profissionais”. As inscrições ficarão abertas até dia 31/03/2024 e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/3WGx5BpLJcpvtM8AA Saiba mais sobre o WIN Brazil no link: https://www.linkedin.com/company/win-spe-brazil-section/ Divulgação realizada a pedido da professora Nara Policarpo.