Edição dezembro.2019

Nº 01/2020

Prezada comunidade politécnica, 

Enviamos hoje as notícias veiculadas na imprensa em dezembro de 2019, e que tiveram a participação de especialistas da Escola.

Reiteramos que, caso tenha concedido uma entrevista, e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Uma pequena retrospectiva em relação ao ano de 2019. Atendemos um total de 316 pedidos de veículos de imprensa, que nos solicitaram o contato com especialistas da Poli. Os meses com mais solicitações foram o de outubro (53) e de janeiro(42), este último motivado pela tragédia de Brumadinho, que demandou de alguns professores uma grande dedicação para ajudar a sociedade a entender o ocorrido.

Vamos continuar conectando a Poli com a opinião pública por meio da imprensa ao longo de 2020, e ampliar o alcance desta atividade.

Equipe de Comunicação da Poli

---

Jornal da USP: Ferrovias são fundamentais na integração com outros mercados

29/11/2019 – O professor Telmo Giolito Porto, da Poli, explicou a importância das ferrovias para o transporte de produtos brasileiros e apresentou as vantagens da utilização deste modal no escoamento de grandes cargas. Telmo ainda ressaltou a importância da Ferrovia Norte-Sul e do porto de Santos para a integração com outros mercados, como apontado pelo estudo. Leia mais.

---

Jornal da USP: Centro de inteligência artificial da USP tem início em 2020

02/12/2019 – Fábio Cozman comentou sobre a ambiciosa iniciativa que reúne a IBM e pesquisadores de diversas instituições Uma iniciativa a partir de recursos da Fapesp, USP e da IBM vai trazer um núcleo do mais avançado centro de pesquisa e inteligência artificial do Brasil para o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Leia mais.

Jornal Periscópio: Itu tem desempenho reconhecido, pela Poli, como Smart City

04/12/2019 – Em evento realizado pela Poli na segunda-feira, dia 02, a cidade de Itu foi reconhecida pelos estudantes politécnicos, da disciplina de Gestão Integrada de Cidades Inteligentes, como a que se sobressaiu em questões relacionadas com a gestão de cidades inteligentes dentre as dez estudadas. Leia mais.

Jornal da USP: Turbinas eólicas flutuantes poderão gerar energia para plataformas petrolíferas no Brasil

05/12/2019 – Em entrevista ao Jornal da USP, o professor Alexandre Simos, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, explicou o contexto e os desafios que o projeto das turbinas eólicas flutuantes, funcionando como sistema alternativo de produção de energia – coordenado por ele – está inserido. Veja com mais detalhes na reportagem, clicando aqui.

Hoje em Dia: Estudo da USP vai ajudar órgãos ambientais de Minas a regularizar trilhas off road

07/12/2019 – Especialistas em impacto ambiental da Poli realizaram pesquisa com recomendações técnicas para disciplinar a realização de atividades off road em Minas Gerais. O estudo foi entregue ao Ministério Público de Minas Gerais e aos órgãos ambientais do Estado e apontou 22 impactos. Leia mais.

Folha: Pesquisa científica aproxima estudante do ensino médio da universidade pública

18/12/2019 – Alunos de ensino médio das escolas públicas vêem nas bolsas de Pré-Iniciação Científica, uma forma de aprender com mais prática. O nosso professor Edwaldo Simões Júnior comentou sobre como essas bolsas podem mostrar aos jovens de escola pública que é possível estudar em uma universidade pública. Confira no link.

Veja S. Paulo: Onde ficavam os cursos da USP antes da Cidade Universitária

20/12/2019 - ESCOLA POLITÉCNICA Fundada em 1893, ocupava inicialmente o Solar do Marquês de Três Rios, localizado na Avenida Tiradentes, no Bom Retiro. Para acolher os estudantes, o arquiteto Ramos de Azevedo fez intervenções no espaço, ocupado por eles até 1899, quando houve a mudança para o edifício Paula Souza, bem próximo dali, projetado pelo mesmo profissional com a finalidade de receber as aulas. A instituição ficou por lá até 1973. Leia mais.

Folha: Professor Mauro Zilbovicius (PRO) comenta vivência na sala de aula proporcionada pelas cotas

26/12/2019 – Em dezembro de 2019, o Jornal Folha de S. Paulo realizou uma matéria sobre a influência das cotas no dia-a-dia da Universidade de São Paulo. Um dos entrevistados foi o professor Mauro Zilbovicius, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. Leia matéria completa no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  comunicacao.poli@usp.br.