Edição 24 janeiro.2020

Nº 02/2020

Notícias

Veja como será a Semana de Recepção da Poli em 2020

Neste ano, a Poli receberá seus 870 ingressantes com foco no acolhimento, e os temas abordados nas palestras e atividades da primeira semana terão a preocupação de incluir os alunos na tradicional e centenária faculdade de engenharia. A programação vai de 17 a 22 de fevereiro, e conta com trote solidário, visita a centros de pesquisa da Poli, e uma aula inaugural com o físico Paulo Artaxo, que trabalha com física aplicada a problemas ambientais. Leia mais.

---

Calouros poderão visitar centros de pesquisa da Poli na Semana de Recepção

A programação da Semana de Recepçãode 2020 da Poli contará com visitas a alguns dos seus centros de pesquisa. Na terça-feira, dia 18 de fevereiro, pela manhã, os estudantes poderão conhecer o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), o Tanque de Provas Numérico (TPN), o INOVALAB e o Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI). O aluno poderá participar de apenas uma visita, por questões de espaço físico, e os detalhes sobre as inscrições serão enviados aos ingressantes por e-mail. Leia mais.

---

Professor José Carlos Mierzwa comenta novo marco legal do saneamento básico brasileiro

20/01/2020 – Professor Mierzwa explica como a nova MP irá funcionar e as áreas que serão afetadas pelas medidas aprovadas na Câmara dos Deputados. Leia matéria completa no link.

---

Poli tem 15 pós-doutorandos selecionados em programa de retenção de talentos da USP

A USP divulgou, no dia 20 de janeiro, o resultado do Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART). A Escola Politécnica (Poli) da USP teve 15 pós-doutorandos selecionados entre os 41 inscritos, sendo uma das três unidades da USP com o maior número de selecionados. Veja mais.

---

Poli na mídia

Revista Fapesp: Novas tecnologias visam reduzir mortes por doenças cardiovasculares

22/01/2020 - “Um transplante no Brasil demora cerca de dois anos. Além da oferta limitada de órgãos, é preciso levar em conta uma série de fatores que dificultam o procedimento. O número de pacientes com problemas cardiovasculares é muito grande e, por isso, é importante desenvolvermos dispositivos no país a preços mais acessíveis”, disse José Roberto Cardoso, pesquisador da Poli-USP, durante o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação sobre “Novas Tecnologias para o Coração”. Leia mais.

Professor Jorge Leal Medeiros, da Poli-USP, comenta expansão das atividades da companhia aérea Azul

16/1/2020 – Em reportagem do Diário de Cuiabá, o professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes, comentou a decisão da Azul de ampliar sua participação no mercado mato-grossense. Veja matéria no link.

---

Agenda

Professores da Poli participam de debate sobre os 50 anos da Internet

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo receberá, no dia 12 de fevereiro de 2020, a partir das 19h, um debate com o tema “50 anos da Internet, a inovação que transformou o mundo”, com a participação do professor Leopoldo Rideki Yoshioka, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, com o presidente do NIC.BR, Demi Gestchko, com o presidente do Grupo Mendes Holler Engenharia, Eduardo Mendes, e com a assessora técnica ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Nathalia Sautchuk Patrício.

 iPoli realizará o Dia do Bem-vindo na quinta-feira, 20 de fevereiro

O grupo iPol (Escritório Politécnico Internacional) realiza, todos os anos, um evento para recepcionar os novos alunos estrangeiros que iniciam seu intercâmbio na Poli. O Dia do Bem-Vindo é o encerramento oficial do período de recepção dos intercambistas que vieram estudar na Escola Politécnica neste semestre, e a cerimônia oficial da Escola para receber os novos alunos estrangeiros. O evento será realizado no dia 20 de fevereiro, das 17h às 19h, no auditório do prédio da Engenharia Elétrica.

Maratona de programação e conferência da área de saúde, HACKMED, está com inscrições abertas

O evento será realizado ao longo de três dias, e reunirá profissionais e estudantes de diferentes áreas. Na primeira etapa, referências nacionais e internacionais irão discutir empreendedorismo, liderança e inovação, com foco especial na área da saúde. A segunda etapa será uma hackathon, uma competição por equipes focada no desenvolvimento de startups de saúde. Serão premiadas as soluções mais inovadoras para os problemas identificados. Veja aqui os detalhes do evento, que será realizado de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.

---

Cursos e editais

Capes e Natura lançam prêmio de excelência em pesquisa

A Capes divulgou esta semana as normas para o Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa - Edição 2020, cujas inscrições encerram-se às 18h, do dia 28 de fevereiro. Veja os detalhes no link.

Estão abertas as inscrições para o IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte do CNPQ

O Prêmio tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq. Serão premiadas duas categorias, as de imagens produzidas por câmeras fotográficas, e as de imagens produzidas por instrumentos especiais. As premiações vão de 2 a 8 mil reais. Outras informações pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou pelo site www.premiofotografia.cnpq.br .

Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de cofinanciamento de doutorado em cotutela

Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses ao ano, durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado. O financiamento adicional, no valor mínimo de 750 euros por mês, deve ser garantido por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail phd@campusfrancebrasil.com.br por um coordenador de projeto que trabalhe em um estabelecimento de ensino superior e/ou de pesquisa, público ou privado, brasileiro ou francês, até o dia 16 de março de 2020 (12h - horário de Brasília) . A lista de documentos está disponível no edital.

MBA Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável está com inscrições abertas até 2 de fevereiro

No curso são abordadas as novas tecnologias como Computação em Nuvem, Redes Móveis, Internet das Coisas, Big Data, Sistemas Cognitivos, Data Analysis, Block-Chain e Segurança Cibernética, e como aplicá-las na geração de inovação sustentável.Veja aqui os detalhes.

Inscrições para o processo seletivo do MBA “Real Estate: Economia Setorial e Mercados” vão até 20 de fevereiro

O curso lato sensu tem carga horária de 420h, e é oferecido no período noturno. As aulas se iniciam em 2 de março. Veja os detalhes no link.

Universidade de Viena oferece bolsas para funcionários em curso

A University of Vienna (Áustria) oferece bolsas para uma Semana de Treinamento de Pessoal (Staff Training Week) entre 18 a 20 de maio de 2020. Trata-se de uma oportunidade voltada aos funcionários de instituições internacionais parceiras, com um amplo programa em várias unidades de serviço. Veja os detalhes do edital aqui.

---

Quadro de avisos

Pesquisadores da EEFE-USP buscam voluntários para estudos

A Escola de Educação Física e Esporte da USP busca voluntários para diversas pesquisas científicas. No arquivo do cartaz estão todas as oportunidades em aberto, assim como os pré-requisitos, benefícios e contatos para participação de cada uma.

Escola de Aplicação da Faculdade de Educação lança edital de vagas remanescentes

As inscrições para o sorteio público de ingresso nas vagas remanescentes do Ensino Fundamental (I e II) e do Ensino Médio, no primeiro semestre do ano letivo de 2020, estão abertas, e os detalhes estão no link.

---

Vivência universitária

Feira gratuita traz as melhores pós-graduações internacionais para São Paulo

No dia 6 de fevereiro, quinta-feira, a QS Quacquarelli Symonds, empresa responsável pela publicação de alguns dos mais respeitados rankings universitários do mundo, traz para São Paulo mais uma edição da QS World Grad School Tour, feira de pós-graduações internacionais com entrada gratuita. Os participantes terão a oportunidade de conversar pessoalmente com representantes de algumas das universidades mais renomadas internacionalmente e tirar todas as suas dúvidas sobre como estudar no exterior. Veja os detalhes no link.

FEA promove palestra sobre intercâmbio para o Canadá

A ex-aluna da FEA, Luiza Guimarães, volta à USP para realizar apresentação e compartilhar sua experiência no Canadá, onde fez mestrado e mora desde 2012. Juntamente com sua colega Carrie Kelly, Diretora da Pós-Graduação na Goodman School of Business, elas falarão sobre algumas das principais diferenças do Canadá com o Brasil e darão dicas para quem pretende estudar fora. A apresentação será feita em português, dia 11/02, às 14h, na sala A-6, FEA-1.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.