Edição janeiro.2020

Nº 02/2020

Ao longo do mês de janeiro, atendemos um total de 29 pedidos de veículos de imprensa, que nos solicitaram o contato com especialistas da Poli. 

Caso tenha concedido uma entrevista, e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

Jornal da USP: Com turbinas eólicas offshore, Brasil pode se tornar ativo na corrida pela energia limpa

09/01/2020 – A energia eólica é um dos tópicos mais estudados no ecossistema de energia renovável. Nas últimas décadas, o foco foi em vários aspectos da modelagem e análise de turbinas eólicas em terra. Especialmente no Brasil, a energia eólica tem um enorme potencial que vem sendo pesquisado em estudos recentes.

Liderado pelo professor Alexandre Simos, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP e graças ao financiamento fornecido pelo Escritório de Pesquisa Naval Global (ONR Global), um grupo de pesquisadores está encontrando maneiras de aumentar a capacidade de geração de energia eólica do País, desempenhando um grande esforço para reduzir o peso estrutural em novos projetos de turbinas eólicas flutuantes offshore (conhecida também, em inglês, como Floating Offshore Wind Turbines – FOWTs). Leia mais.

---

Professor da Poli, Wilson Ruggiero, é eleito membro da Academia Nacional de Engenharia

10/01/2020 – A Academia Nacional de Engenharia (ANE) elegeu em dezembro passado os seis novos membros que passam a integrar a entidade em 2020. O professor Wilson Vicente Ruggiero, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, está entre os escolhidos. Leia mais.

---

Professor Marcos Simplício explica que profissionais de cibersegurança devem cobrir todo o processo de criação de um sistema

14/01/2020 – Em reportagem do portal TI Inside, o professor Marcos Simplício Júnior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, comentou a importância da atuação de profissionais em todas as etapas da criação de um sistema para que seja garantida a segurança. Leia mais.

---

Professor Marcelo Zuffo comenta implicações do 5G em matéria do portal R7

15/01/2020 – Em reportagem do Portal R7 sobre como a Internet 5G influenciará nas interações tecnológicas, o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, concedeu uma entrevista sobre o tema.

“A principal revolução da internet 5G é conectar tudo o que nós não imaginávamos há alguns anos. Depois dos seres humanos ficarem superconectados, agora é a vez do vestuário, do carro, das residências e até de fazendas ou de animais silvestres”, afirma Marcelo Zuffo, professor livre-docente do departamento de engenharia de sistemas eletrônicos da Poli-USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Leia mais.

---

Professor Jorge Leal Medeiros, da Poli, comenta expansão das atividades da companhia aérea Azul

16/1/2020 – Em reportagem do Diário de Cuiabá, o professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes, comentou a decisão da Azul de ampliar sua participação no mercado mato-grossense. Leia mais.

---

Professor José Carlos Mierzwa comenta novo marco legal do saneamento básico brasileiro

20/01/2020 – Professor Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, explica como a nova MP irá funcionar e as áreas que serão afetadas pelas medidas aprovadas na Câmara dos Deputados. Leia mais.

---

Revista Fapesp: Novas tecnologias visam reduzir mortes por doenças cardiovasculares

22/01/2020 - “Um transplante no Brasil demora cerca de dois anos. Além da oferta limitada de órgãos, é preciso levar em conta uma série de fatores que dificultam o procedimento. O número de pacientes com problemas cardiovasculares é muito grande e, por isso, é importante desenvolvermos dispositivos no país a preços mais acessíveis”, disse José Roberto Cardoso, pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), durante o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação sobre “Novas Tecnologias para o Coração”.

---
---

Folha de S. Paulo: Reportagem destaca parcerias da Poli com universidades estrangeiras e possibilidades na pós-graduação

26/01/2020 – Novos cursos de pós-graduação incluem excursão internacional de curta duração. Matéria completa no link.

---

Professor José Aquiles Grimoni (PEA) explica precauções com rede elétrica devido a chuvas de verão

28/01/2020 – Muitos desses acidentes ocorrem devido à falta de conhecimento sobre como diferenciar os fios que vemos diariamente nos postes espalhados pelas ruas. De acordo com o professor José Aquiles Baesso Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, da Escola Politécnica (Poli) da USP, a diferença entre os fios é basicamente a altura, “os cabos de alta tensão ficam em uma posição mais alta, enquanto os fios de telefonia e internet ficam mais abaixo”. Leia mais.

---

Professor da Poli comenta medida provisória que possibilita licenciamento ambiental automático para projetos de baixo ou médio impacto

24/01/2020 – Reportagem do jornal Istoé Dinheiro abordou a publicação pelo governo da Medida Provisória 915, em 27 de dezembro, e que tem causado polêmica entre especialistas do meio ambiente. “No entendimento do setor, o texto da MP possibilita que processos de licenciamento ambiental que envolvam projeto de baixo ou médio impacto poderão obter licença automática, caso os órgãos responsáveis não cumpram um prazo pré-determinado para se manifestarem.” 

Em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) acumula um estoque de mais de 100 mil processos de licenciamento já realizados. Desse total, somente 1% exigia EIA, segundo o doutor Luis Sánchez, professor titular da Escola Politécnica da Universidade São Paulo (USP). “Tentam resolver pela via legislativa um assunto que é administrativo. É uma forma de não enfrentar o problema, que é falta de capacitação dos órgãos ambientais”, diz Sánchez. Leia mais.

---

G1 conta com apoio do CTH para levantar dados sobre nascentes e rios subterrâneos da cidade de São Paulo

25/01/2020 – Em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o G1 fez uma reportagem especial com dados da metrópole, como a quantidade de vôos, espécies de aves, números de teatros e elevadores. Com a temática “No céu e no subsolo”, eles contaram com apoio do Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP.

De acordo com o mapa de rios e córregos de São Paulo, feito pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) para a Prefeitura Municipal de São Paulo, a cidade de São Paulo possui 4.900 km de córregos, sendo 30% cobertos e 70% descobertos. A estimativa do número de nascentes que é 10.300.

Acesse o infográfico no link.

---

Jornal da USP: Modelo de tomada pode passar por nova mudança

28/01/2020 – A tomada de três pinos é obrigatória no País desde 2011, porém, o presidente Jair Bolsonaro pretende acabar com esse padrão, já que é o único permitido. A possibilidade de haver uma nova troca, em um intervalo de tempo tão curto, já está gerando muita polêmica, isso sem falar que muita gente nem sabe da possível mudança. O novo formato dos plugues e das tomadas é obrigatório em novas construções e em produtos vendidos aos consumidores. Nesta entrevista, o professor Josemir Coelho Santos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica a necessidade do atual modelo de tomada.

---

Professor Marcos Simplício dá dicas de como criar uma senha segura para redes sociais em reportagem

28/01/2020 – Em reportagem do site NSC Total, o professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP explica como criar uma senha segura para redes sociais. “Escolha de sílabas de palavras de frases conhecidas é uma dica para evitar sequências óbvias, diz especialista. Leia mais.

---

Reportagem da Gazeta do Povo aborda desafios de fundos de endowment como o Amigos da Poli

31/01/2020 – 31/01/2020 – “Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, há fundos bilionários, o maior fundo de endowment brasileiro, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, criado por ex-alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) tem, hoje, R$ 30 milhões acumulados. A falta de uma legislação específica e abrangente, que incentive as contribuições, a ausência da cultura de “dar retorno” e o desinteresse do brasileiro pelas instituições públicas são apontados como os principais motivos do pouco envolvimento da sociedade com o financiamento de ações e projetos acadêmicos.” Leia mais.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  comunicacao.poli@usp.br.