Edição fevereiro.2020

Nº 03/2020

Ao longo do mês de fevereiro, atendemos um total de 35 pedidos de veículos de imprensa, que nos solicitaram o contato com especialistas da Poli. 

Caso tenha concedido uma entrevista, e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

Computador do tamanho de uma moeda desenvolvido na Poli é destaque no SPTV

29/2/2020 - Reportagem também abordou a criação do Patinho Feio, primeiro computador brasileiro, inaugurado em 1972. Veja a reportagem no link

---

Reportagem do portal GizModo aborda artigo de pesquisadores da Poli sobre atuação de brasileiros na plataforma Amazon Mechanical Turk

03/02/2020 – A reportagem aborda o artigo “The Brazilian Workers in Amazon Mechanical Turk: Dreams and realities of ghost workers”, que deve ser publicado no final do primeiro semestre de 2020, os pesquisadores Bruno Moreschi, Gabriel Pereira e Gustavo Aires com a orientação do professor Fabio Cozman, fizeram um perfil dos brasileiros que estão na plataforma. Leia mais.

---

“Carros elétricos: e quando a bateria arriar?” Professor Ronaldo Salvagni, da Poli-USP, comenta o tema em artigo

04/02/2020 – Qualquer aparelho elétrico “autônomo”, ou seja, que não precisa estar ligado na tomada para funcionar, usa baterias que podem ser trocadas ou recarregadas. Um carro elétrico não é diferente. Sua bateria não poderia também ser trocada, ao invés de obrigatoriamente ter que recarregar? Leia matéria completa aqui. Leia mais.

---

Professor da Poli, Jorge Leal Medeiros, explica vantagens de compartilhamento de vôos entre companhias aéreas

04/02/2020 – “A Gol Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram hoje um acordo de codeshare — quando uma companhia pode vender assentos em voos operados pela parceira — ampliando a oferta de ligações entre Estados Unidos e Brasil, o que permitirá também à americana avançar em destinos na América do Sul.” Leia matéria completa no site do Jornal Extra. Leia mais.

---

Jornal da USP: Rochas sintéticas simulam condições do pré-sal e facilitam estudos

11/02/2020 – A exploração de petróleo no pré-sal é realizada sob condições extremas: envolvem grandes profundidades, além de alta pressão e temperatura, o que impõe diversos desafios à indústria de petróleo. Durante seu mestrado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o engenheiro Jhonatan Arismendi percebeu que poderia contribuir para solucionar parte destes desafios e ainda facilitar o desenvolvimento de estudos na área. Leia mais.

---

Com participação da Poli: Indústria 4.0 é tema de escola de samba

10/02/2020 – A Rosas de Ouro, uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval paulistano, vai levar a Indústria 4.0 para a avenida neste ano, com o tema “Tempos Modernos”. Em colaboração com empresas de tecnologia e três instituições de ensino superior, a escola vai levar ao Sambódromo do Anhembi diferentes experiências digitais interativas. Entre as universidades, estão participando a Poli-USP, o Centro Universitário FEI e o Instituo Mauá de Tecnologia. Leia mais.

---

Jornal da USP: Rochas sintéticas simulam condições do pré-sal e facilitam estudos

11/02/2020 – A exploração de petróleo no pré-sal é realizada sob condições extremas: envolvem grandes profundidades, além de alta pressão e temperatura, o que impõe diversos desafios à indústria de petróleo. Durante seu mestrado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o engenheiro Jhonatan Arismendi percebeu que poderia contribuir para solucionar parte destes desafios e ainda facilitar o desenvolvimento de estudos na área. Leia mais.

---

Jornal da USP: Banco de dados acústicos ajuda a monitorar vazamentos de gás no oceano

18/02/2020 – “Vazamentos, geralmente, formam uma pluma de bolhas que faz barulho ao ser gerada sob a água. Nossa meta é conhecer a ‘assinatura’ dos ruídos das plumas de bolhas para poder detectá-las, quantificá-las e diferenciá-las de outros tipos de ruído”, explica Linilson Rodrigues Padovese, coordenador desse projeto no RCGI. O professor também faz parte do Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam) do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Leia mais.

---

Professor Luis Sánchez comenta projeto de lei que deixa Estados definirem regras sobre licenciamento ambiental

19/02/2020 – O projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que tramita na Câmara, pretende dar carta branca para que cada Estado do País defina, de forma independente, quais serão as regras de seus processos de licenciamento. Leia mais.

---

Jornal da USP: Inteligência artificial agiliza busca pela inovação em biblioteca

18/2/2020 – Ao contrário de perderem importância, as bibliotecas ganham ainda mais com as novas tecnologias. Na Faculdade de Odontologia (FO) da USP, um projeto vem refinando as buscas por conhecimento por meio da utilização de um sistema de Inteligência Artificial (IA). Denominado Centro de Recursos de Aprendizagem e Investigação (CRAI), a iniciativa simplifica o caminho para se encontrar a inovação em qualquer área do conhecimento. Um software de IA, denominado provisoriamente como Minerador de Inovação, cruza informações e gera dados e relatórios sobre toda a produção científica catalogada numa determinada biblioteca. Um dos grandes diferenciais do Minerador é permitir a busca por termos da linguagem natural humana, e não só por palavras-chave, como é comum em sistemas de bibliotecas.

O professor da FO, Moacyr Novelli, que coordena o trabalho, diz que ele ainda não está de todo concluído, mas já pode ser utilizado. “Estamos desenvolvendo agora uma interface amigável que facilitará os processos de navegação da ferramenta”, informa o professor Celso Massatoshi Furukawa, da Escola Politécnica (Poli) da USP, que é parceiro do projeto CRAI. A coordenadora da Biblioteca da FO e doutora em Ciência da Informação Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos também integra a equipe de implementação. Leia mais.

---

No Sambódromo, carnaval populariza tema da indústria 4.0 com apoio da universidade

21/02/2020 - Para Marcos Barreto, professor da Poli, a principal mensagem é a da importância da educação para enfrentar as mudanças da quarta revolução industrial. Leia mais.

---

Equipe de Baja da Poli participará da Competição Baja SAE BRASIL 2020 em março

27/02/2020 – O Portal ABC do ABC destacou, em reportagem, que a equipe Poli Avia Iara, da Escola Politécnica da USP (Poli), voltou este ano com um novo carro.”É a primeira competição desse protótipo que não parece em nada com os anteriores, focamos no aumento da capacidade do carro em transpor obstáculos” diz Leonardo Palamim Cardozo, 21 anos, capitão da equipe e estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica. A equipe priorizou análises e cálculos estruturais para garantir a resistência das peças e a otimização de componentes para redução de massa.” Leia mais.

---

Bagaço e palha de cana podem ser rota alternativa para produção mais limpa de amônia

27/02/2020 – Em sua dissertação de mestrado Desempenho ambiental e energético da gaseificação de biomassa de cana-de-açúcar como rota alternativa de produção de amônia, apresentada na Poli, o engenheiro químico Fernando Henrique Cardoso buscou avaliar a produção do insumo (amônia) a partir da palha e bagaço de cana-de-açúcar. Veja aqui a entrevista concedida pelo engenheiro químico. Leia mais.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  comunicacao.poli@usp.br.