Edição dezembro.2020

Nº 1/2021

No mês de dezembro, atendemos a 16 pedidos de veículos de imprensa e indicamos fontes da Poli. Caso tenha concedido uma entrevista e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

Poli recebe doação de laboratório para o curso de Engenharia Civil da empresa Trimble

O Trimble Technology Lab proporcionará aos alunos da Poli, incluindo os Departamentos de Construção Civil (PCC) e de Engenharia de Transportes (PTR), experiência prática em soluções que abrangem escaneamentos de edifícios e canteiros de obra, modelagem arquitetônica e estimativas digitais de custo e cronograma da construção para melhorar a produtividade e reduzir custos.

Mesmo com 76% de infectados, epidemia em Manaus não acabou

Na capital do Amazonas, uma das mais castigadas pelo vírus, 76% das pessoas foram infectadas pelo SARS-CoV-2 entre março e outubro, segundo um estudo publicado hoje na revista Science, liderado por pesquisadores da USP. E a pandemia ainda está longe de terminar por lá, com 9,5 mil novos casos reportados do início de novembro até agora.

Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País

Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios; live transmitida no Canal USP teve uma das maiores audiências do ano.

“A grande pandemia do século 21 são as mudanças climáticas”

Segundo Julio Meneghini, o RCGI desenvolve estudos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para redução do efeito estufa e mudanças climáticas.

Território Motorsport incentiva projeto de protótipos monopostos off-road da USP

Edu Piano, piloto e também preparador de veículos de competição, recebeu na sede da Território Motorsport, em Tatuí (SP), alguns alunos da Equipe Poli de Baja, grupo de extensão da Escola Politécnica da USP que projeta e fabrica protótipos monopostos off-road. Os futuros engenheiros passaram algumas horas no Laboratório de Amortecedores e Dinamômetros da equipe recebendo orientações e dicas do multicampeão dos ralis, que desde 2016 desenvolve UTVs.

Momento é de transição do modelo de produção e de consumo

O Jornal da USP no Ar recebeu, no dia 7 de dezembro, João Amato Neto, professor titular sênior do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, para comentar sobre a segunda edição do Seminário Economia Circular e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, evento promovido pela Fundação Vanzolini, da qual Amato Neto é diretor-presidente, com patrocínio da Poli e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). 

Estudo de engenharia da Poli sobre pavimentação ferroviária é premiado em congresso

O Jornal da USP no Ar abordou a situação do transporte ferroviário no Brasil com o doutorando da Poli, André Fardin Rosa. Autor do estudo premiado no 34º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ele explica que sua pesquisa é focada na qualidade da pavimentação ferroviária e como é influenciada pelos diferentes elementos das vias, como os efeitos do próprio trilho e as camadas geotécnicas abaixo da grade ferroviária.

83% das startups incentivam desenvolvimento econômico do país, diz estudo

Um levantamento feito pela Gestão 4.0, empresa de educação com foco em negócios, mostra que entre as startups brasileiras de impacto, 83,7% estão voltadas ao desenvolvimento econômico do país. O estudo, que teve apoio da Escola Politécnica da USP, analisou 374 startups para mapear a relação do setor com os objetivos sustentáveis propostos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as ações mais conhecidas estão a de erradicar a pobreza, a fome e assegurar a educação inclusiva globalmente.

Entenda como funciona a máscara inteligente para pacientes com covid desenvolvida pela USP

O Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e a Faculdade de Medicina da mesma universidade criaram uma máscara inteligente para atender pacientes com coronavírus em Unidades Básicas de Saúde e prontos-socorros.

Entenda os critérios para a escolha do 5G

No dia 7 de dezembro, o jornal Folha de São Paulo publicou um artigo sobre os critérios para a escolha do 5G, produzido por Philip Yang e pelo professor e ex-diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira. Os autores apresentam, no artigo, os critérios que devem ser observados na definição do padrão de 5G a ser estabelecido no Brasil. 

Iniciativa de alunos da USP oferece consultoria gratuita para organizações do terceiro setor

Organizações não governamentais (ONGs) que estejam passando por dificuldades e precisem de auxílio em gestão podem contar com uma consultoria gratuita da Poli Social, associação sem fins lucrativos formada por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP. O processo que terá início em 2021 inclui identificação das dificuldades que a ONG está enfrentando, entendimento sobre o cotidiano da instituição e planejamento de ações que resultem em melhorias em estruturação, comunicação externa, captação de recursos, entre outras áreas.

Escola Politécnica lança curso de especialização em mobilidade urbana

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli esteve com inscrições abertas até o dia 4 de dezembro para o novo curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade, com início previsto para março de 2021. Ao todo, o curso tem duração de dois anos e conta com o desenvolvimento de monografia focada na resolução de problemas reais de mobilidade urbana como trabalho final.

STEAM TechCamp Brasil continua com inscrições abertas para compor rede de multiplicadores

O portal Imprensa 24h destacou que o Programa STEAM TechCamp Brasil continua com inscrições abertas para a edição de 2021. Neste ano serão selecionados professores de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino e professores dos Institutos Federais para integrar o programa que busca estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (CTEAM, em inglês STEAM).

Simpósio da USP discute incorporação de plástico reciclado em asfaltamento

Pesquisadores da USP realizam o 1º Simpósio sobre Plásticos Reciclados no Asfalto, nos próximos dias 2 a 4 de dezembro, com transmissão simultânea no YouTube. O evento conta com especialistas internacionais e abordará conceitos de sustentabilidade, economia circular e a implementação do material reciclado na pavimentação de rodovias. O objetivo é discutir como o plástico pode ser incorporado aos materiais convencionais já utilizados na pavimentação, de modo a melhorar a qualidade do asfalto e fornecer benefícios econômicos, ambientais e sociais. 

Mortes por covid-19 no Brasil estão 50% acima do que apontam dados oficiais, calculam especialistas

O professor titular da Poli, Miguel Buelta, fala em entrevista à BBC News acerca do excesso de mortes que não são contabilizadas de forma transparente por órgãos oficiais neste momento de pandemia.  

USP e Marinha intensificam produção e distribuição de equipamentos do Projeto INSPIRE

A Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com Marinha do Brasil, produziu cerca de dez ventiladores pulmonares por dia durante as festas do final para atender as demandas do equipamento hospitalar. No começo deste ano de 2021 está prevista a entrega de mais 50 ventiladores pulmonares aos hospitais e instituições no País.

Criadores do INSPIRE são homenageados pela Revista Vice

Os professores Marcelo Zuffo e Raúl Lima, da Poli, foram homenageados pela Revista Vice como Humans 2020. Esse reconhecimento criado pela revista destaca o trabalho de cientistas, engenheiros e visionários que estão mudando o mundo para melhor.

A reportagem que conta a odisseia deles na criação e desenvolvimento do projeto Inspire, um ventilador pulmonar de licença aberto e de fácil fabricação pode ser acessada no link

Além dos laboratórios: protagonismo universitário marcou ano de pandemia

Iniciativa de distribuição de protetores faciais para profissionais de saúde e disponibilização de aulas e plantões de dúvidas a crianças de periferia desenvolvidos por alunos e professores da Escola Politécnica (Poli) da USP são destaques em reportagem do Jornal da USP.  

2021 será um bom ano para comprar um imóvel? Saiba o que observar

O professor do núcleo de real estate da Poli, João da Rocha Lima, fala em entrevista para a revista Exame sobre compra e financiamento de imóveis neste momento de pandemia:  “Os juros não vão subir no curto prazo, mas no médio prazo devem aumentar. Em nenhuma hipótese devem ser mais baixos do que o nível atual. Este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”.

Conhecimento sobre máscara contra coronavírus evolui e afasta dúvida sobre eficácia

O professor e pesquisador do Centro de Inovação “Inova” e da Escola Politécnica (Poli) da USP, Vanderley John, fala em entrevista sobre o projeto “(respire!” que motivou testes e projetou máscara que, inicialmente, pudesse ser usada pelos profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP . Hoje o projeto já tem 1 milhão de máscaras produzidas e distribuídas para uso da Universidade. 

São Paulo mantém tarifa de ônibus em R$ 4,40. Conselho critica redução da frota

O professor da Poli, Mauro Zilbovicius, fala em reportagem sobre o fim da gratuidade do passe livre para idosos de 60 a 65 anos na cidade de São Paulo. 

Generosidade.

O professor José Roberto Castilho Piqueira, que já dirigiu a Poli-USP, homenageia em artigo o Padre Ticão e o professor André Hirakawa. Confira o texto no site da Poli.

---

Veja todas as contribuições de representantes da Poli-USP na mídia no link.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.