Edição de  08 janeiro de 2020

Nº 01/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Equipe da Poli conquista primeiro lugar em competição de aerodesign

A Equipe Keep Flying, representante da Poli na Competição SAE AeroDesign 2020, foi nomeada campeã da Categoria Regular da 22ª edição do Prêmio. O grupo é composto por mais de 30 alunos de diversos cursos de graduação da Poli, sob a orientação do professor Antonio Luís de Campos Mariani. “Este grupo manteve sua atuação em alto nível com impressionante resiliência, dedicação e qualidade nos resultados. Fez, mais uma vez, um belíssimo projeto de uma aeronave biplana, incrível e inovadora”, comenta o professor.  

O projeto foi apresentado no YouTube e pode ser assistido aqui. 

Leia na íntegra. 

Generosidade

O professor José Roberto Castilho Piqueira, que já dirigiu a Poli de 2014 a 2018, homenageia em artigo o Padre Ticão e o professor André Hirakawa.

Leia na íntegra. 

 

Professor da Poli, Oswaldo Luiz Do Valle Costa, se torna membro da Academia Brasileira de Ciências em 2021

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) conta com 25 novos membros titulares, correspondentes e colaboradores e 30 novos afiliados em 2021. Os resultados das eleições foram divulgados em 3 de dezembro de 2020. Todos serão diplomados em Reunião Magna da ABC a ser realizada em maio. 

Entre os membros titulares escolhidos, está o professor Oswaldo Luiz Do Valle Costa, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Leia mais.

---

POLI NA MÍDIA

USP e Marinha intensificam produção e distribuição de equipamentos do Projeto INSPIRE

A Poli, em parceria com Marinha do Brasil, produziu cerca de dez ventiladores pulmonares por dia durante as festas do final para atender as demandas do equipamento hospitalar. No começo deste ano de 2021 está prevista a entrega de mais 50 ventiladores pulmonares aos hospitais e instituições no País.

Leia na íntegra.

Além dos laboratórios: protagonismo universitário marcou ano de pandemia

Iniciativa de distribuição de protetores faciais para profissionais de saúde e disponibilização de aulas e plantões de dúvidas a crianças de periferia desenvolvidos por alunos e professores da Poli são destaques em reportagem do Jornal da USP. 

Leia na íntegra. 

2021 será um bom ano para comprar um imóvel? Saiba o que observar

Professor do núcleo de real estate da Poli, João da Rocha Lima, fala em entrevista para a revista Exame sobre compra e financiamento de imóveis neste momento de pandemia:  “Os juros não vão subir no curto prazo, mas no médio prazo devem aumentar. Em nenhuma hipótese devem ser mais baixos do que o nível atual. Este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”.

Leia na íntegra.

Conhecimento sobre máscara contra coronavírus evolui e afasta dúvida sobre eficácia

O professor e pesquisador do Centro de Inovação “Inova” e da Poli, Vanderley John, fala em entrevista sobre o projeto “(respire!” que motivou testes e projetou máscara que, inicialmente, pudesse ser usada pelos profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Hoje o projeto já tem 1 milhão de máscaras produzidas e distribuídas para uso da Universidade. 

Leia na íntegra. 

FAPESP divulga resultados da chamada Ciência para o Desenvolvimento

A FAPESP anunciou, em 22 de dezembro, os resultados da chamada Ciência para o Desenvolvimento, lançada em 2019, antes mesmo da pandemia da covid-19. O Edital tem como objetivo apoiar pesquisas orientadas para a solução de problemas nas áreas de saúde, segurança pública, alimentação e agricultura, desenvolvimento econômico, entre outras. Um dos projetos aprovados, o “NPOP – Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos para manufatura aditiva”, por exemplo, voltado a investigações relacionadas a novas ligas de alumínio e aço, tem sede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e envolve dez parceiros, entre eles a Escola Politécnica da USP, o Instituto Fraunhofer (IPK), na Alemanha, o ITA, a Gerdau, a Iochpe-Maxion e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. As pesquisas atendem a demandas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Leia na íntegra.

São Paulo mantém tarifa de ônibus em R$ 4,40. Conselho critica redução da frota

Professor da Poli, Mauro Zilbovicius, fala em reportagem sobre o fim da gratuidade do passe livre para idosos de 60 a 65 anos na cidade de São Paulo.

Leia na íntegra.

Mortes por covid-19 no Brasil estão 50% acima do que apontam dados oficiais, calculam especialistas

Professor titular da Poli, Miguel Buelta, fala em entrevista à BBC News acerca do excesso de mortes que não são contabilizadas de forma transparente por órgãos oficiais neste momento de pandemia.

Leia na íntegra.

Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País

Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios; live transmitida no Canal USP teve uma das maiores audiências de 2020.

Leia na íntegra.

“A grande pandemia do século 21 são as mudanças climáticas”

Segundo Julio Meneghini, o RCGI desenvolve estudos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para redução do efeito estufa e mudanças climáticas.

Leia na íntegra. 

---

ESTÁGIOS 

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

EVENTOS 

Seminário internacional: "KTH Solid Mechanics Keynote seminar ‘Isogeometric Analysis: Origins, Status and Recent Progress’"

Data: quinta-feira, 14 de janeiro, 20h15 (16h15 no horário de Estocolmo).

Palestrante: Thomas J.R. Hughes, The University of Texas at Austin, US.

O Seminário será transmitido pelo link https://kth-se.zoom.us/j/61359989778.

Outras informações no link.

 

Simpósio internacional sobre o microbioma (GloMiNe) - Janeiro/2021 

Data: 15/01 e 17/01/2021.

Inscrições

Programação

Acontecerá o GloMiNe – PERU, simpósio sobre o microbioma, sua importância para a saúde humana e a necessidade de estudá-lo e preservá-lo. Será a primeira atividade dentro do projeto Global Microbiome Network, liderado pela Rutgers Global em colaboração com duas universidades peruanas e o Microbiota Vault.

Saiba mais aqui.

International Conference on Geometry and Graphics (ICGG)

Devido à pandemia, o congresso internacional ICGG2020 foi adiado para Janeiro de 2021 (entre os dias 18 e 22) e será online.

Organização: professor Cheng Liang Yee, Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC). Acesse o site do evento aqui.

 

1ª EXPO PG USP 2021 - Exposição da Pós-Graduação da USP

Data: 09/02/2021.

Público-alvo: comunidade acadêmica, especialmente aos futuros candidatos e aos alunos regulares, os Cursos e o cenário atual da Pós-Graduação na USP.

Este é um evento totalmente on-line que visa divulgar para a comunidade acadêmica, especialmente aos futuros candidatos e aos alunos regulares, os cursos e o cenário atual da Pós-Graduação na USP. O evento contará também com a presença de importantes nomes da ciência nacional. Os programas de pós-graduação irão apresentar vídeos sobre suas atividades.

*A programação completa será divulgada em breve.

---

INFORME-SE

Boas notícias da covid-19 

Confira uma seleção de boas notícias relacionadas ao enfrentamento da pandemia aqui.

 

Pesquisa acadêmica sobre distribuição das árvores no espaço urbano

Uma pesquisa sobre a distribuição socioeconômica da arborização urbana na cidade de São Paulo está sendo desenvolvida na ESALQ-USP, e pede a contribuição da comunidade politécnica. A pesquisadora preparou um formulário onde pergunta como cada um percebe as árvores em seu bairro. O formulário pode ser respondido em três minutos, e está disponível aqui.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o vídeo. Dúvidas podem ser encaminhadas para bsaetafarinha@usp.br.

 

Recomposição do orçamento de 2021 da FAPESP

A Agência FAPESP divulgou em seu site, no dia 4 de janeiro, que “o Decreto nº 65.438, de 30 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 31 de dezembro, assinado pelo governador de São Paulo, João Doria, recompôs integralmente o orçamento da FAPESP e das três universidades públicas paulistas para 2021.” 

Leia na íntegra.

 

Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) informa

O acesso à Biblioteca Virtual Pearson ainda não está individualizado. Neste momento, o acesso é por meio de um perfil único para todos, não sendo possível fazer registros pessoais de qualquer tipo. “Estamos trabalhando com o fornecedor para aperfeiçoar algumas funcionalidades da Plataforma e disponibilizar o acesso de forma individualizada para cada usuário cadastrar seu login e senha e com reconhecimento por IP”. Assim que este problema estiver solucionado, comunicaremos amplamente a comunidade.

---

OPORTUNIDADES 

Call for Papers: INDUSCON 2021 “Innovation in the time of Covid-19”

A Conferência INDUSCON 2021, que será organizada por professores da Escola Politécnica da USP, está com a chamada de artigos aberta. Leia mais.

LATAM Global Semester 2021 (LAGS) abre inscrições para brasileiros

Estão abertas as inscrições ao LATIN AMERICAN GLOBAL SEMESTER 2021, com cursos online realizados por um consórcio de universidades latino-americanas: Universidad de Montevideo (Uruguai), Universidad Panamericana (México) e Universidad de Piura (Peru).

Saiba mais aqui.

 

Poli abre inscrições para cursos de especialização e MBA nas áreas de gestão e negócios

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli está com inscrições abertas para quatro novas turmas dos cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) e uma turma de MBA nas áreas de gestão e negócios, todas com certificado USP. Leia mais.

 

Universidad de los Andes (Colômbia) recebe inscrições para o Virtual International Program (VIP)

Cursos oferecidos (apenas em espanhol)

Data de inscrições: 08/01/2021.

Confira a programação e como se inscrever neste link.

As inscrições para Virtual International Program estão abertas até o dia 08/01/2021.

Campus France Brasil divulga oportunidades de bolsas de pós-graduação na França

Inscrições: até 04/03/2021.

A agência Campus France Brasil está com  candidaturas abertas para os interessados em fazer pós-graduação em universidades francesas. Os interessados podem conferir esta e outras oportunidades de bolsas de pós-graduação na França neste link.

 

Programa de apoio a projetos de pesquisa — Universidade de Pádua (Itália)

Data: 11/01/2021.

A Universidade de Pádua (Itália) receberá as inscrições à terceira edição do Supporting TAlent in ReSearch@University of Padua – STARS@UNIPD, que visa promover e encorajar pesquisas de alta qualidade, inovadoras e ambiciosas em todas as áreas científicas, oferecendo suporte a ideias inovadoras com potencial definido para se transformarem em propostas competitivas para financiamento internacional.

Outras informações aqui.

Convênio entre a USP e a Samsung oferece cursos gratuitos de verão em desenvolvimento Android.

Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação.

A agenda de cursos de janeiro de 2021 do laboratório Samsung Ocean está disponível. Na programação, destaca-se a trilha de 8 cursos de desenvolvimento Android entre os dias 18 e 26 que irão auxiliar de forma prática os interessados em desenvolver aplicativos e soluções mobile. Há ainda cursos nas trilhas de Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, e Desenvolvimento Ágil. Todos os cursos são gratuitos, conferem certificado de participação e tem vagas limitadas.

Confira os detalhes da agenda de cursos e faça sua inscrição aqui.

 

Programa Virtual de Férias INSPIRED | Alemanha

Prazo para inscrições: 31/01/2021.

Data: de 14/06 a 02/07/2021.

O programa interdisciplinar e internacional é baseado em desafios propostos para os grupos de estudantes, que propõem o design de uma casa funcional extraterrestre. O programa começa com uma fase de preparação em Março, que dará aos participantes de diversas áreas diferentes um background interdisciplinar comum. A fase do projeto virtual começa em junho e juntará os times de estudantes. 

Dúvidas podem ser encaminhadas para info@inspired-darmstadt.com.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.