Edição de 22 de janeiro de 2020

Nº 03/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

POLI NA MÍDIA

28 respiradores desenvolvidos pela USP já foram entregues em Manaus; professor treinou equipes pessoalmente

A capital amazonense, diante do colapso do sistema de saúde pública, já recebeu 28 respiradores pulmonares do Projeto Inspire, desenvolvido por um grupo de engenheiros e pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). O professor e coordenador do projeto, Raul Gonzalez  Lima, está em Manaus para treinar agentes de saúde para o uso do aparelho de forma adequada:

Para saber mais, leia na íntegra. 

Para acessar mais notícias sobre o projeto Inspire, acesse aqui. 

Projeto da USP: respiradores de baixo custo são enviados para Manaus

O professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Projeto Inspire, Marcelo Zuffo, fala em entrevista à Rádio Bandeirantes acerca do Projeto e dos ventiladores mandados para Manaus. 

Para saber mais, escute na íntegra. 

Professor da Poli explica como funcionam as usinas geradoras de oxigênio em reportagem

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, José Roberto Simões, fala em entrevista ao SBT sobre o uso e funcionamento do oxigênio medicinal nos hospitais.

Para saber mais, ouça na íntegra. 

No Brasil, poucas empresas fornecem oxigênio industrializado, o que indica problema

O professor Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Simões, fala ao Jornal da USP no Ar Primeira Edição acerca das particularidades da industrialização de oxigênio hospitalar:

“A realidade é que, no Brasil, há poucas empresas que fornecem o oxigênio industrializado, o que pode ser um problema em momentos de crise como a que aconteceu em Manaus. Simões comenta que “há alternativas para que o próprio hospital tenha seu sistema de concentração de oxigênio e não dependa exclusivamente do sistema criogênico”, a tecnologia de armazenamento e distribuição de oxigênio mais utilizada normalmente pelos hospitais no País”. 

Leia na íntegra.

Clipping: Projeto Inspire da Poli envia ventiladores pulmonares para Manaus

Diante do colapso do sistema de assistência à saúde pública da capital amazonense no tratamento das vítimas da covid-19, a Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil enviam ventiladores pulmonares do Projeto Inspire para os hospitais de Manaus. 

Acesse aqui a repercussão da ação. 

Cursos de especialização e MBA em Gestão e Negócios recebem inscrições

Jornal da USP destaca em matéria a abertura das inscrições para cursos de especialização e MBA em Gestão de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP. As inscrições são voltadas para quatro novas turmas do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu e têm início previsto para fevereiro de 2021.

Para saber mais, leia na íntegra.

Iniciativa de alunos da USP auxilia gestão de entidades do terceiro setor

Jornal da USP destaca em reportagem as inscrições para edital de projetos de consultoria 2021 da Poli Social, entidade formada por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP. O edital é voltado para entidades sem fins lucrativos que atuem na região metropolitana de São Paulo, e as inscrições vão até o dia 29 de janeiro.

Para saber mais, leia na íntegra.

Projeto INSPIRE participa do Programa Ciência Importa Fácil (CIF) do CNPq para viabilizar a compra de insumos

Para atender a demanda por um equipamento emergencial, os coordenadores do projeto, credenciados ao CNPq, utilizaram o Importa Fácil Ciência para a compra de alguns insumos e instrumentos, que facilitou e simplificou a compra dos mesmos, possibilitando o desenvolvimento do INSPIRE em prazo recorde. Leia mais.

---

ESTÁGIOS 

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Boas notícias da covid-19 

Confira uma seleção de boas notícias relacionadas ao enfrentamento da pandemia aqui.

 

Protocolo da USP para atendimento de casos de violência de gênero 

Protocolo 

O Escritório USP Mulheres e a Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP lançaram um protocolo de atendimento para casos de violência de gênero contra mulheres na Universidade. O documento foi elaborado ao longo do ano de 2020, no contexto da pandemia da covid-19, a partir da leitura de referenciais técnicos e teóricos, encontros e discussões entre a equipe da SAS e a área de Programas do Escritório USP Mulheres, contando com contribuições das assistentes sociais de outros campi da USP. 

Para saber mais, leia na íntegra. 

 

Orientação para criação de Empresas Juniores (EJs) na USP  

Orientação para criação de EJs

A Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária encaminha a Súmula de Orientação para Empresas Juniores, para auxiliar os alunos e professores quanto aos procedimentos e documentos necessários à análise da proposta de criação e funcionamento de Empresas Juniores, em atendimento a Resolução CoCEx 7824 de 25 de setembro de 2019.

Pesquisa: CONSTRUÇÃO DE CASAS MODULARES EM CONDOMÍNIOS FECHADOS

Questionário 

Esta pesquisa se refere à construção (fabricação e montagem) de casas modulares industrializadas, em condomínios fechados e subsidiará uma pesquisa de mestrado da Escola Politécnica da USP. O questionário completo deverá levar cerca de 10 a 15 minutos para ser respondido.

Acesso dos alunos regulares de pós-graduação às declarações com autenticidade no Sistema JANUS

O serviço de pós-graduação informa que os alunos regularmente matriculados poderão acessar no Sistema JANUS as declarações de matrícula, atestado de conclusão de disciplinas, atestado de matrícula com disciplina e a ficha do aluno, bem como imprimir as mesmas com autenticidade, quando necessário.

Lista 2020 Altmetric Top 100 acaba de ser lançada!

Altmetrics são métricas e dados qualitativos que complementam as métricas tradicionais baseadas em citações. Elas podem incluir (mas não estão limitadas a) avaliações de pares no Corpo Docente de 1000, citações na Wikipedia e em documentos de políticas públicas, discussões em blogs de pesquisa, cobertura da mídia tradicional, marcadores de referências em gestores como Mendeley e menções em redes sociais como Twitter .

Saiba mais aqui. 

---

OPORTUNIDADES 

Chamada de trabalhos INDUSCON 2021 “Innovation in the time of Covid-19”

A “IEEE/IAS International Conference on Industry Applications (INDUSCON)” é uma conferência internacional realizada no Brasil a cada dois anos, promovida pela Seção Sul do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e o Capítulo local da Sociedade de aplicações industriais do IEEE. Excepcionalmente, devido à pandemia de covid-19, a Induscon 2020 foi adiada para 2021 e será realizada totalmente em formato virtual.

Para saber mais, leia na íntegra.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.