Edição de janeiro.2021

Nº 2/2021

Ao longo do mês de janeiro atendemos a 19 pedidos de veículos de imprensa, além do Jornal da USP. 

Caso tenha concedido uma entrevista e não tenhamos rastreado, por favor nos informe para que possamos incluir o link no site da Escola, pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

---

FAPESP divulga resultados da chamada Ciência para o Desenvolvimento

A FAPESP anunciou, em 22 de dezembro, os resultados da chamada Ciência para o Desenvolvimento, lançada em 2019, antes mesmo da pandemia da covid-19. O Edital tem como objetivo apoiar pesquisas orientadas para a solução de problemas nas áreas de saúde, segurança pública, alimentação e agricultura, desenvolvimento econômico, entre outras. Um dos projetos aprovados, o “NPOP – Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos para manufatura aditiva”, por exemplo, voltado a investigações relacionadas a novas ligas de alumínio e aço, tem sede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e envolve dez parceiros, entre eles a Escola Politécnica da USP, o Instituto Fraunhofer (IPK), na Alemanha, o ITA, a Gerdau, a Iochpe-Maxion e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. As pesquisas atendem a demandas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Robôs já escrevem de poemas e microcontos no Twitter a romances inteiros

Professor da Escola Politécnica da USP e diretor do Centro de Inteligência Artificial do Inovar USP, Fabio Gagliardi Cozman, fala em reportagem a Folha de São Paulo sobre métodos usados para gerar textos automáticos: “ transportar para o computador os padrões de construção linguísticas que nós, seres humanos, usamos”.

Covid-19: especialista faz alerta e indica quais máscaras protegem mais

Em reportagem sobre a eficácia de tecido das máscaras, estudo realizado pelo Instituto de Física e pela Escola Politécnica da USP aponta que máscaras feitas com TNT são mais seguras e garantem uma maior proteção e respirabilidade.

Grupo vocal da Poli entoa as batidas de um coração feliz

Acappolli, grupo vocal da Poli, é destaque na editoria de cultura do Jornal da USP ao fazer uma nova versão da música Baião de Quatro Toques, composta por Luiz Tatit e José Miguel Wisnik. 

Poli Social abre inscrições para Edital de Projetos Consultoria 2021

Site destaca a abertura de inscrições para o edital 2021 da Poli Social, associação sem fins lucrativos formada por alunos da Poli.

Conheça quatro tendências tecnológicas para 2021

Professor e pesquisador da Poli, Marcelo Zuffo, é citado em reportagem sobre o aceleramento da digitalização por seu trabalho com inteligência de enxame (swarm intelligence, em inglês). 

28 respiradores desenvolvidos pela USP já foram entregues em Manaus; professor treinou equipes pessoalmente

A capital amazonense, diante do colapso do sistema de saúde pública, já recebeu 28 respiradores pulmonares do Projeto Inspire, desenvolvido por um grupo de engenheiros e pesquisadores da Poli. O professor e coordenador do projeto, Raul Gonzalez  Lima, está em Manaus para treinar agentes de saúde para o uso do aparelho de forma adequada.

No Brasil, poucas empresas fornecem oxigênio industrializado, o que indica problema

O professor Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, José Roberto Simões, fala ao Jornal da USP no Ar Primeira Edição acerca das particularidades da industrialização de oxigênio hospitalar:

“A realidade é que, no Brasil, há poucas empresas que fornecem o oxigênio industrializado, o que pode ser um problema em momentos de crise como a que aconteceu em Manaus". Simões comenta que “há alternativas para que o próprio hospital tenha seu sistema de concentração de oxigênio e não dependa exclusivamente do sistema criogênico”, a tecnologia de armazenamento e distribuição de oxigênio mais utilizada normalmente pelos hospitais no País”. 

Cursos de especialização e MBA em Gestão e Negócios recebem inscrições

Jornal da USP destaca em matéria a abertura das inscrições para cursos de especialização e MBA em Gestão de Negócios do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. As inscrições se referem a quatro novas turmas do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, e têm início previsto para fevereiro de 2021.

Iniciativa de alunos da USP auxilia gestão de entidades do terceiro setor

Jornal da USP destaca em reportagem as inscrições para edital de projetos de consultoria 2021 da Poli Social, entidade formada por alunos da Poli. O edital é voltado para entidades sem fins lucrativos que atuem na região metropolitana de São Paulo, e as inscrições foram até o dia 29 de janeiro.

Projeto da USP: respiradores de baixo custo são enviados para Manaus 

O professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli e coordenador do Projeto Inspire, Marcelo Zuffo, fala em entrevista à Rádio Bandeirantes acerca do Projeto e dos ventiladores mandados para Manaus. 

Professor da Poli explica como funcionam as usinas geradoras de oxigênio em reportagem

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, José Roberto Simões, fala em entrevista ao SBT sobre o uso e funcionamento do oxigênio medicinal nos hospitais.

Veja a repercussão do envio de ventiladores pulmonares do Projeto Inspire para Manaus

Diante do colapso do sistema de assistência à saúde pública da capital amazonense no tratamento das vítimas da covid-19, a Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil enviam ventiladores pulmonares do Projeto Inspire para os hospitais de Manaus.

Ventiladores desenvolvidos pela USP ajudam hospitais do Amazonas

Em entrevista ao jornal Estadão, o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do Projeto Inspire, Raúl Gonzalez Lima, conta sobre o treinamento para o uso do ventilador pulmonar nos hospitais amazonenses e também acerca das experiências e relatos dos profissionais da saúde. Um dos relatos, mais marcantes  para o professor, foi de que quase 30 pessoas foram ambuzadas (procedimento por meio do qual um balão de oxigênio é bombeado com as mãos, exigindo revezamento constante) uma noite em uma das unidades de atendimento a pacientes com covid-19 na capital do Amazonas.   

“Precisa de uma tensão muito grande. Você não pode espaçar, senão o paciente fica sem oxigênio no cérebro, nem exagerar na força, para não danificar o tecido do pulmão” disse Raul, sobre o procedimento.

Manaus -  professor da Poli treina equipe no uso de respiradores e sente intensidade da crise

Coordenador do Projeto Inspire e professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica Escola Politécnica da USP, Raúl Gonzalez, em entrevista ao Jornal da USP no Ar Primeira Edição conta como foi o treinamento dos profissionais dos hospitais para inserção da nova tecnologia no tratamento dos pacientes e detalhes quanto à utilização dos aparelhos, em Manaus. 

USP ganhará impressora 3D para fabricação de peças em metal

Professor da Poli e pesquisador do Laboratório de Otimização de Sistemas Multifísicos (MSOL), respectivamente, Emílio Carlos Nelli Silva e Francisco Oliveira, falam em matéria ao Jornal da USP sobre as vantagens de uma impressora 3D metálica, que será instalada na Universidade. 

"A vantagem dessa impressora é que ela pode fabricar já em metal peças de formato complexo, coisas que não dá para fazer com métodos de manufatura comuns". 

"Com essa tecnologia, você não precisa de tanto espaço. Ela é até menor do que uma outra impressora que temos aqui, de polímero".

USP sediará evento que aborda a relação entre ser humano e planeta

Professor da Poli e coordenador do Grupo de Estudo de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Antônio Saraiva, fala ao Jornal da USP no Ar sobre o 4º Encontro Mundial de Saúde Planetária que acontecerá nos dias 26 e 30 de abril de 2021. 

Década dos oceanos busca tecnologias sustentáveis para preservar a biodiversidade

Professor Bernardo Luis Rodrigues de Andrade, chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, fala em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª edição sobre projeto Décadas dos Oceanos, que tem o objetivo de promover ações em favor do ecossistema marinho, e a importância da busca por tecnologias inovadoras e sustentáveis para explorar e preservar os oceanos.

---

Veja todas as contribuições de representantes da Poli-USP na mídia no link.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.