Edição de 05 de fevereiro de 2021

Nº 5/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

“Engenheiros podem ser agentes na construção de uma sociedade mais sustentável”, destaca professor da Poli

Os impactos da ação humana no planeta, como as mudanças climáticas, e as consequências na saúde humana estão sendo estudados por uma nova perspectiva por cientistas da USP, no grupo interdisciplinar de Saúde Planetária, sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da universidade. O coordenador do grupo e professor Poli, Antonio Mauro Saraiva, explica que a Saúde Planetária é uma área abrangente, que envolve diversas áreas do conhecimento. “Fazem parte do tema os problemas atuais da sociedade, como desmatamento, saúde, produção de vacinas, equipamentos como o ventilador pulmonar desenvolvido na Poli. Tudo isso envolve engenharia”, destaca o docente. Leia mais no link.

Engenharia da Computação da Poli aproveita estágios para desenvolver competências

O estabelecimento de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de engenharia, em abril de 2019, trouxe mudanças nas prioridades exigidas das instituições de ensino da área, como a inclusão da formação baseada em competências, foco na prática, aprendizagem ativa e maior flexibilidade de currículo. Entre os aprimoramentos realizados na Poli, a coordenação do curso de Engenharia da Computação remodelou o programa de estágio para que tanto os alunos como os seus gestores observem o desenvolvimento de competências. Leia mais. 

Articulação leva ventiladores pulmonares da USP a Parintins, a 369 km de Manaus

Após a crise de saúde pública em Manaus, que mobilizou os representantes do projeto Inspire a enviarem 42 ventiladores pulmonares para a cidade, Parintins recebeu, no dia 29 de janeiro,  três dos ventiladores pulmonares.

Devido à dificuldade de acesso ao local, ampliada pelas restrições no transporte ocasionadas pela pandemia, a operação exigiu intensa articulação de profissionais da Poli, da Marinha do Brasil, de funcionários voluntários da Procter & Gamble Company (P&G) e de agentes de saúde. Leia mais.

---

A Poli no Jornal da USP

Engenharia, aliada à ciência, busca garantir exploração segura e eficaz dos oceanos

“Os oceanos são de fato a nova fronteira econômica e tecnológica da humanidade. Isso ocorre por razões naturais e óbvias. As Nações Unidas projetam uma população de 8, 9 bilhões de pessoas em 2030, o que vai exigir a disponibilização de recursos energéticos e minerais”, explica ao Jornal da USP no Ar Cláudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Acesse a matéria completa do Jornal da USP aqui.

"Vacina é um ato de cuidado, consigo e com quem você ama", destacam cientistas da USP

Para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a covid-19 e combater a disseminação de notícias falsas, a USP conta com novos participantes na ação #TodosPelasVacinas. Confira a participação da diretora da Poli, Liedi Bernucci, no link

Com novo curso de sustentabilidade na construção civil, Poli tem vagas para Pós-Graduação

 

Jornal da USP destaca em reportagem a abertura das inscrições nos cursos de Pós-Graduação do Programa Poli-Integra, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli. Leia mais.

---

POLI NA MÍDIA

Muito calor e gasto com ar-condicionado: saiba reduzir a conta de luz

A intensidade do calor e a pandemia da covid-19 estão provocando mais consumo de energia elétrica em casa. O ar-condicionado é um desses gastos adicionais. De acordo com Alberto Hernandez Neto, professor do departamento de engenharia mecânica da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), a depender do consumo de cada família, a utilização de refrigeradores de ar em um período diário de seis a oito horas pode significar um acréscimo de até 20% na despesa de energia elétrica

Leia a matéria completa do UOL aqui.

Reportagem sobre "Gêmeos Digitais" relata experiência de startup originada na Poli

O professor Cláudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli-USP, falou sobre a tecnologia de "Gêmeos Digitais" na Edição 260 da Revista Controle e Instrumentação, focada no público da área industrial que lida com Instrumentação e Controle.

Nas páginas 30 a 36, foi publicada a reportagem "Gêmeos Digitais", em que diversas pessoas foram entrevistadas, o ex-aluno da Poli-USP, Rodrigo Juliani Correa de Godoy, que atualmente é Diretor da startup Minerva Controls.

---

BIBLIOTECA 

Como contar uma história de impacto? Os blocos de construção de que você precisa

Não sabe como demonstrar o impacto? Laura Meagher e David Edwards descrevem uma compreensão dinâmica da avaliação de impacto composta de ‘blocos de construção’. Esses blocos de construção são cinco tipos de impactos; cinco categorias amplas de partes interessadas; e oito fatores causais, juntamente com um conjunto de questões reflexivas abrangentes. Saiba mais. 

Second Latin America and Caribbean Scientific Data Management Workshop

O evento será realizado de 10 a 24 de fevereiro. Outras informações no link.

EBSC - Capacitações de Fevereiro 2021 

Capacitações sobre editores neste mês de Fevereiro/2021:

EBSCOhost: básico – ·Dia 08/02/2021 – 9h;

EBSCOhost: avançado –  Dia 08/02/2021 – 10h;

O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas – Dia 22/02/2021 – 10h;

EDS: Pastas pessoais e alertas – Dia 23/02/2021 – 14h; 

Pesquisa científica na MEDLINE –  · Dia 24/02/2021 – 10h.

Saiba mais. 

---

EVENTOS

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP promoverá EXPO PG USP 2021

Data: 09/02/2021. 

O evento é voltado para divulgação das atividades da Pós-Graduação da USP para toda a sociedade. A página do evento conta com duas novas informações, "Depoimentos de Egressos" onde podem ser encontrados depoimentos de egressos descrevendo a importância da pós-graduação nas suas carreiras com diferentes perspectivas, como acadêmicos, gestores públicos e profissionais com diferentes formações, como a diretora da Poli, Liedi Bernucci, Enrique Ricardo Lewandowsky, Ester Sabino e Fernando Henrique Cardoso

Para saber mais, acesse aqui.

Aspectos Políticos da Implantação de 5G no Brasil

Inscrições gratuitas 

Data: 10/02/2021. 

Transmissão: http://www.iea.usp.br/aovivo

Horário: das 10h às 12h

Escola Politécnica, Instituto de Estudos Avançados e  Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo organizam o ciclo “A Implantação de 5G no Brasil” com o objetivo de oferecer à sociedade brasileira subsídios para a implementação desta nova tecnologia.

Saiba mais. 

Webinar Revisiting Ferdows' and Shi-Gregory's models in the digital era

Hoje, 5 de fevereiro, às 10h, o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Afonso Fleury,  e Flavio Fisch, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli, farão uma apresentação no Webinar do Institute for Manufacturing da University of Cambridge com o tema "Revisiting Ferdows' and Shi-Gregory's models in the digital era". Leia mais.

---

ESTÁGIOS

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Campanha: Acesso à internet e equipamentos 

O Diretório Acadêmico da Poli está novamente divulgando o formulário de doações de equipamentos e acesso à internet. O objetivo é que todos os alunos da Escola possuam as ferramentas adequadas antes do início do primeiro semestre de 2021.

Se você possui problemas de conexão e precisa receber um computador ou modem, responda este formulário

Boas notícias da covid-19 

Confira uma seleção de boas notícias relacionadas ao enfrentamento da pandemia aqui.

 

Estão abertas as inscrições para o MBA em Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável da Poli

O Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Poli está com inscrições abertas para o curso de MBA em Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável, que foca na aplicação de novas tecnologias para gerar soluções e inovações sustentáveis. Leia mais.

 

Nota de falecimento - Wagner de Paula Gomes

Em 18 de dezembro de 2020, o Departamento de Engenharia de Transportes da Poli (PTR) recebeu a triste notícia do falecimento de Wagner de Paula Gomes, que foi pesquisador do Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes (LPT) da Escola Politécnica da USP, de 2007 a 2015.

Acesse aqui a nota de falecimento.

Terminam hoje as inscrições para o curso

de Excel gratuito do

Centro Acadêmico da Engenharia de Produção (CAEP) da Poli

Formulário para inscrição 

O curso será totalmente online e gratuito, abordará de forma completa as funcionalidades do Excel e VBA, do dia 22/02 a 05/03/21. São 96 vagas abertas ao público, as quais serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, priorizando os alunos da produção.

IB-USP convida comunidade acadêmica para colaborar com evento de extensão 

 A iniciativa convida todos da USP, desde docentes, pesquisadores, funcionários e alunos para ajudar na organização do evento “Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas”. O objetivo deste evento é despertar nas pessoas o fascínio pelas plantas e lembra-los da importância da investigação científica em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.