Edição de 12 de fevereiro de 2021

Nº 6/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

Alunos da Poli-USP conquistam primeiro lugar em competição de ciência de dados

Alunos de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP venceram uma competição online promovida pela empresa BigData, que propôs um desafio entre equipes da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Minas Gerais. 

O Hackathon, que aconteceu entre os dia 9 e 15 de novembro de 2020, colocou os estudantes Eduardo Carvalho, Felipe Azank dos Santos, Felipe Machado e Ariel Lima Dallari Guerreiro em uma competição com os alunos da UFMG para solucionarem problemas e apresentarem uma análise de faturamento para a BigData. Ao longo de uma semana, eles tiveram que  utilizar os dados oferecidos pela organização para realizar previsões sobre os negócios de uma rede de franquias.

Leia na íntegra. 

Pesquisador da Poli une engenharia e infectologia em estudos para o combate à pandemia

Carlos Augusto Prete Junior faz parte da equipe do Projeto Cadde, comandado pela Dra. Ester Sabino, que busca analisar os dados do coronavírus no Brasil de forma interdisciplinar.

A pandemia do novo coronavírus evidenciou um cenário com diversas possibilidades de pesquisa e desenvolvimento aos engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP, que trabalharam, com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, desde a criação de um ventilador mecânico emergencial até a distribuição massiva de equipamentos de segurança individual para agentes de saúde. Um dos caminhos destacados pela situação emergencial foi a análise de dados: para o combate efetivo da covid-19, é necessário transformar dados em informações em tempo real, desafio este que cabe à engenharia. 

Leia na íntegra. 

Você sabe o que é Saúde Planetária e como ela interfere na sua vida? 

Saúde Planetária é o mais novo campo de estudos e movimento global que objetiva desenvolver pesquisas para viabilizar uma sociedade mais sustentável 

O tema Saúde Planetária é um campo de pesquisa interdisciplinar que envolve profissionais de diversas áreas como engenharia, medicina, saúde pública, meio ambiente, educação, ciências sociais, economia e direito, que estão preocupadas em desenvolver soluções que mitiguem os impactos causados pela ação humana no planeta Terra.

Leia na íntegra. 

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Escola Politécnica e Sabesp buscam automatizar o ciclo de processamento da água

Afirmaram uma parceria oficializada no dia 14 de janeiro. A Sabesp, em conjunto com a Poli-USP, busca aperfeiçoar seus serviços, dando retorno à sociedade através da prática e aprendizado mútuo. “A parceria entre as duas instituições será nos níveis operacionais, táticos e estratégicos, reduzindo os custos operacionais e dando maior eficiência ao trabalho e tratamento”, explica Cícero Couto de Moraes, professor da Poli.

Acesse a matéria completa do Jornal da USP aqui.

---

POLI NA MÍDIA

Grupo criado por aluno da Poli produziu 27 mil face shields para profissionais da saúde

O início da pandemia, decretada em 11 de março de 2020 pela OMS, foi marcado por uma movimentação intensa em busca de materiais de limpeza e higienização e de equipamentos de proteção individual (EPIs), para reforçar a proteção e a segurança de tais profissionais. É nesse contexto que se deu a criação do chamado E-group produtor de face shields (“escudos faciais”) coordenado por Alain Guimarães, mestrando na área de Engenharia de Sistemas da Escola Politécnica (Poli) da USP. 

Leia o texto completo da Agência Universitária de Notícias aqui.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Mídias do Processo Seletivo do AE 2021 estão disponíveis 

O Serviço de Relações Internacionais (CRInt) da Poli disponibilizou na página do Processo Seletivo do AE 2021 os seguintes conteúdos: apresentação do Prof. Fernando sobre o processo, índice CRINT e outras questões acadêmicas; apresentação dos Dados dos editais anteriores; 1ª parte da palestra de orientação do dia 03/02/2021 e 2ª parte da palestra de orientação do dia 03/02/2021. Acesse o material aqui

Em caso de dúvidas, o CRInt pede que sejam enviadas, numeradas, em um único e-mail, para facilitar o processo de retorno.

---

EVENTOS

Evento online: O potencial da Inteligência Artificial na Indústria 4.0

Data: 23/02/2021.

Horário: 19h. 

O evento faz parte da série Líderes Inspiradores, da Fundação Vanzolini, e receberá como palestrantes Ricardo Caruso, engenheiro de automação e controle formado pela Poli, e Alexandre Nascimento, pesquisador na universidade de Stanford. Outros detalhes aqui

 

Semana de Saúde Planetária da USP — 4ª Conferência Anual de Saúde Planetária

Data: 25 a 30/04/2021.

A USP e a Planetary Health Alliance reunirão virtualmente cientistas, legisladores, sociedade civil, representantes da iniciativa privada e outros para examinar as relações complexas entre saúde e meio ambiente, buscar soluções e construir redes para ações e mudanças. O tema do encontro é “Saúde Planetária para Todos: construindo pontes para a Grande Transição''. Outras informações aqui.

---

ESTÁGIOS

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Boas notícias da covid-19 

Confira uma seleção de boas notícias relacionadas ao enfrentamento da pandemia aqui.

 

USP lança novo vídeo institucional

“A USP é de todos, a USP está em você!” Esse é o mote principal do novo vídeo institucional da Universidade, lançado no dia 8 de fevereiro, pelo Canal USP.

“A proposta de concepção do vídeo é a de mostrar para população em geral a grandeza de nossa Universidade e como ela transforma a sociedade com a ciência e a arte que produz, com os alunos que forma na graduação e na pós-graduação e com as atividades de extensão que oferece”, destaca o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Acesse o vídeo aqui. 

 

Portal de Livros Abertos da USP 

A USP lançou um portal que reúne digitalmente diversos materiais produzidos e utilizados na Universidade. O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. 

Acesse o site aqui

 

Portal USP e as Profissões está de cara nova

O Portal USP e as Profissões foi aprimorado e agora está de cara nova, com novas funcionalidades e navegabilidade.

O Portal USP e as Profissões é um guia completo sobre os cursos que a Universidade de São Paulo (USP) oferece e contém várias informações para auxiliar o vestibulando a encontrar a sua carreira. O site também disponibiliza uma newsletter sobre eventos, cursos e atividades que acontecem na USP.

Acesse o Portal USP e as Profissões aqui.

Alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP promovem campanha de vacinação contra a covid-19

As entidades do curso de Farmácia-Bioquímica FCF-USP estão promovendo uma Campanha de Vacinação contra a covid-19 em suas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) durante os próximos meses. 

O objetivo da campanha é explicar de maneira simples  o funcionamento das vacinas e sua segurança, as diferenças entre os tipos  bem como aspectos relacionados ao tratamento precoce, entre outros pontos. Além disso, as entidades promoveram lives com profissionais que esclarecerão dúvidas que poderão ser encaminhadas tanto via Instagram quanto por formulário via Google

Para saber mais, acesse as redes sociais das entidades. 

 

Canal Saúde estreia programa para aproximar ciência e público 

O Canal Saúde, emissora do Sistema Único de Saúde (SUS), estreou, no dia 8 de fevereiro,  um novo programa produzido pelo canal da emissora no YouTube. O Boletim Ciência entra na programação no lugar do Boletim Corona, que deixa a grade depois de quase um ano de cobertura diária sobre a covid-19. 

O primeiro episódio, Os Caminhos da Ciência,  foi sobre a divulgação científica. Como se faz ciência e como ela contribui com o conhecimento da população quando explicada de forma simples e atrativa.  A periodicidade e os horários serão mantidos, às segundas, quartas e sextas, primeiro no YouTube, ao vivo, às 15h, com reprise na TV nos mesmos dias, às 19h30.   O programa também mantém a duração, o formato e a interatividade, com 20 minutos de giro de notícias e entrevista, e o chat para perguntas e comentários durante a apresentação do Boletim Ciência. 

Saiba mais. 

---

OPORTUNIDADES

Edital para bolsas de graduação — PRH-06

Inscrições até: 15/02/2021.

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Exploração Petrolífera e Geologia de Reservatórios (PRH-06) está disponibilizando quatro bolsas ANP/USP, nível Graduação, no valor de R$ 600,00 com vigência de 24 meses, para início previsto a partir de março de 2021. Os candidatos interessados devem ser alunos regularmente matriculados em um dos seguintes cursos de engenharia da Escola Politécnica da USP: Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Minas, Naval, Petróleo ou Química.

Em caso de dúvidas, escreva para lania.camilo@labrisco.usp.br.

 Saiba mais aqui

 

Erasmus Mundus SERP+ oferece bolsas de mestrado em diversas áreas

Prazo de inscrições para bolsas Erasmus Mundus: 15/02/2021. 

Prazo de inscrições para alunos autofinanciados: 15/ 06/2021. 

Estão abertas as inscrições ao SERP + , mestrado Erasmus Mundus coordenado pela Université Paris-Saclay (França) e organizado em conjunto com a Universidade de Poznan (Polónia), a Universidade do Porto (Portugal) e a Universidade de Genova (Itália). Estão disponíveis cerca de 20 bolsas Erasmus Mundus para estudantes europeus e não europeus. 

Saiba mais. 

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.