Edição de 19 de fevereiro de 2021

Nº 7/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

O uso da nuvem na universidade permite a internacionalização, democratização do ensino e amplo acesso ao conhecimento

Foi muito antes da pandemia começar que o professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Reinaldo Silva, planejou um projeto de pesquisa interdisciplinar, com unidades da USP e de outras faculdades, para explorar como as ferramentas disponíveis na nuvem poderiam aprimorar as atividades de ensino e pesquisa de grupos da Universidade. 

A linha de pesquisa contou com a parceria firmada entre a USP e a  Amazon Web Services (AWS), companhia norte-americana que fornece serviços de Tecnologia da Informação (TI), que permitiu e ofereceu aos pesquisadores e grupos as ferramentas necessárias para testarem a utilização desses recursos na nuvem. 

Leia na íntegra. 

Laboratório da Poli busca inspiração na natureza para propor soluções para construção civil

O Laboratório de Soluções Baseadas na Natureza (LSBN) é um dos mais novos laboratórios de pesquisa da Poli, criado em novembro de 2020, e seus pesquisadores estudam soluções e tendências mais ecológicas e mais sustentáveis em construções e ambientes, avaliando seu impacto. As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no ramo da Engenharia são tecnologias ou intervenções que buscam verificar na natureza inspiração e validação para criar maneiras de dar suporte aos processos naturais urbanos, sendo indicadas pela ONU como essenciais para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

Leia mais.

Edusp lança livro sobre Formação e Profissão do Engenheiro no Brasil

O professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Poli,  é um dos autores da obra, organizada pelo ex-reitor da USP, Roberto Leal Lobo Filho, junto a Renata Perrenoud, ex-professora do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) e da professora Maria Beatriz Lobo. O livro objetiva contribuir para a modernização da engenharia brasileira, discutindo a formação dos futuros profissionais e as ações capazes de melhorar a integração entre universidade, empresa e governo. 

Leia mais.

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Especial do Jornal da USP sobre tecnologia 5G conta com a participação de membros da Poli

A implantação do 5G gera debates em todos os países, inclusive no Brasil. Além da questão técnica, inerente ao tema, também existem aspectos políticos e econômicos que devem ser considerados. Para enriquecer a discussão sobre o tema, o Jornal da USP preparou um especial sobre a tecnologia 5G que possui a participação de membros da Escola Politécnica (Poli) da USP, como o professor Sergio Kofuji, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos.

Leia mais. 

Laboratório da Poli desenvolve novas tecnologias sustentáveis para construção civil

O Laboratório de Soluções Baseadas na Natureza (LSBN), da Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolve projetos de grande impacto no interior das edificações com o intuito de melhorar as tecnologias da construção civil. As soluções para essas melhorias são criadas pelos pesquisadores com base na natureza. Um dos focos principais do laboratório têm sido as pesquisas sobre o impacto de tetos verdes dentro das construções para o controle da temperatura do ar interno.

Acesse a matéria do Jornal da USP aqui.

---

POLI NA MÍDIA

Poli fabrica respiradores para pacientes de Manaus

A Poli e o Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) se unem na fabricação de ventiladores de suporte respiratório emergencial para pacientes com Covid-19. Denominados Inspire, 40 unidades desses foram entregues em Manaus, no Amazonas, e 5 unidades em Ribeirão Preto, em São Paulo, no mês de janeiro. A fabricação do equipamento é realizada desde julho de 2020.

Leia mais. 

Moradores da Amazônia vão gerar renda coletando DNA de espécies florestais

O professor da Poli,  Marcos Simplício, lidera iniciativa para criação de banco de dados que irá gerar renda para comunidades da Amazônia, preservando a biodiversidade da região. O professor é o responsável pela arquitetura técnica do banco de dados chamado de “Biobanco da Amazônia”, voltado para o avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

“O mecanismo de distribuição de dados para destinatários precisa ser muito robusto, porque estamos falando de muitos gigabytes ou até terabytes por sequência de DNA”, explica Marcos Simplício. 

Leia na íntegra para saber mais. 

Covid-19 evidencia a necessidade de avanços na gestão de dados científicos, avaliam especialistas

Em reportagem da Agência FAPESP, o professor da Poli,  Pedro Luiz Pizzigatti Correa, fala sobre projeto por ele coordenado que visa desenvolver novas ferramentas para o compartilhamento e reúso de dados sobre os impactos socioeconômicos de áreas protegidas naturais – ou unidades de conservação – nas comunidades locais, na área ambiental.

“Combinaremos imagens de satélite com técnicas de aprendizagem profundo de máquina para previsão de pobreza nas regiões analisadas”, disse Pizzigatti.

Leia na íntegra para saber mais. 

---

Dia-a-dia da Poli

Professor da Poli ministra treinamento de uso dos respiradores Inspires em Araraquara

O professor da Poli e coordenador do projeto Inspire, Raul Gonzalez Lima, foi a Araraquara, cidade do interior paulista, ministrar o treinamento de utilização dos respiradores pulmonares do projeto Inspire para a equipe médica do hospital de campanha. Dez unidades do equipamento foram enviadas para o município, e mais Inspires serão enviados na próxima semana.

Os Inspires são ventiladores pulmonares projetados e desenvolvidos por pesquisadores da Poli. O Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) é responsável pelo apoio técnico, produção e montagem dos equipamentos. 

A cidade de Araraquara apresenta muitos casos de covid-19, e enfrenta um colapso no sistema de saúde. Veja mais imagens aqui.

---

COMUNICADOS INTERNOS

Primeiro Semestre letivo de 2021 será remoto

O Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano de Readequação do Ano Acadêmico (GT PRAA) divulgou, no dia 12 de fevereiro, um comunicado informando que o primeiro semestre letivo dos cursos de graduação em 2021 está previsto para iniciar no dia 12 de abril. 

Saiba mais. 

 

Chamada de trabalhos para Sessão temática “Innovation in an Era of Disruption”, no R&D MGT Conference 2021

Prazo para envio de trabalhos: 17 de março de 2021.

Realização do evento: 6 a 8 de julho de 2021.

O Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Mario Sergio Salerno, é um dos organizadores da sessão temática “Radical Innovation Management: Open Issues in Turbulent Times”, no evento internacional R&D MGT Conference 2021, que neste ano abordará o tema "A Inovação em uma era de ruptura" (Innovation in an Era of Disruption). Acesse o site do evento aqui.

 

Inscrições se encerram em 19/2 para Trilha de desenvolvimento de processos seletivos do Centro de Carreira da Poli

Estão abertas as inscrições para a Trilha de Desenvolvimento de Processos Seletivos, oferecida pelo Centro de Carreira da Escola Politécnica (Poli) da USP, iniciativa do Amigos da Poli. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19/02.

Saiba mais. 

 

Divulgação da lista de disciplinas USP para empreendedores(as)

O Núcleo de Empreendedorismo da USP divulgou a Lista de disciplinas USP para empreendedores(as), um compilado de todas as disciplinas de caráter empreendedor da USP oferecidas no primeiro semestre de 2021. A lista contém disciplinas de caráter multidisciplinar, oferecidas pelas USP em conjunto com outras universidades que oferecerão suporte financeiro para os estudantes que desejarem continuar com seus projetos de startups.

Saiba mais.

---

EVENTOS

Evento online: Sétima Edição do Seminários em Pesquisa Operacional 

Data: 26 de fevereiro de 2021.

Horário: das 11h às 12h.

O evento tem como título “Modelagem e Otimização de um Problema de Geração de Escalas de Trabalho para Médicos: Estudo de Caso em uma Rede Hospitalar” e é organizado por Leonardo Junqueira, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. A apresentação será feita por Eduardo Assunção Praça, Bacharel em Engenharia de Produção pela Poli. Leia mais.

Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

O Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), está com inscrições abertas. O evento gratuito está na sexta edição e será realizado entre os dias 22 e 26 de março, no formato online. As vagas são limitadas e distribuídas pela ordem de inscrição.

Para inscrever-se, acesse o link.

Lançamento do livro Reúso de Água Potável como Estratégia para a Escassez

Data: 23 de março de 2021.

Horário: das 10h às 11h30min.

Outras informações em breve, no link.

---

ESTÁGIOS

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Missa de 7º dia do professor Milton Assis Kanji

Comunicamos que a missa de 7º dia do professor  Milton Assis Kanji,  do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, será realizada nesta sexta, dia 19  de fevereiro, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, localizada na Avenida Vital Brasil,  1185, Butantã. Também será realizada  uma missa na Paróquia Assunção de Nossa Senhora São Paulo uma missa online e ao vivo no mesmo dia , às 18h30, no link.

Seminário Latino-Americano de Ciência Aberta e Acesso Aberto

A Ciência Aberta refere-se às iniciativas de tornar a pesquisa e sua disseminação abertas e acessíveis em todas as suas fases – desde os dados brutos e laboratoriais até os processos de pesquisa, pré-impressões e publicações dos artigos acadêmicos, visando a múltipla colaboração e a máxima transparência de todo o processo. Alinhado a esse percurso, o Acesso Aberto refere-se ao movimento que busca tornar os resultados das pesquisas científicas amplamente disponíveis e acessíveis, sob termos específicos ou licenças que permitam a reutilização, a qualquer pessoa ou instituição que queiram acessá-los.

Saiba mais.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.