Edição de 26 de fevereiro de 2021

Nº 8/2021

---

A POLI NO JORNAL DA USP

Vazamento de dados recorrente exige novas tecnologias de proteção e aplicação das leis

(Imagem: reprodução)

Professor do Departamento de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP, Marcos Simplício, fala em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre os recentes vazamentos de dados da população brasileira e a importância do uso de tecnologias para evitar situações como essa.

“Empresas que têm grande volume de dados, como os que vazaram nos últimos tempos, deveriam usar mecanismos de proteção para, no mínimo, evitar esse tipo de vazamento”, afirma o professor Marcos Simplício

(Imagem: reprodução)

Para saber mais, acesse aqui a matéria. 

A era dos investimentos conscientes: em busca do impacto socioambiental

Professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, João Amato Neto, escreve artigo para Jornal da USP sobre a busca por investimentos que gerem impactos socioambientais positivos. “Com o crescimento das pressões da sociedade por novos modelos de produção e de consumo comprometidos com os desafios da sustentabilidade socioambiental, surgem também movimentos por modelos de investimentos comprometidos com essas novas demandas”. 

Para saber mais, leia na íntegra.

“Tecnologia de nuvem permitiu à humanidade uma transição mais tranquila na pandemia”


Professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, Marcelo Zuffo, fala em reportagem do Jornal da USP sobre o uso e importância da computação em nuvem. “Nós podemos simular vários computadores em um único computador. Esse tipo de conceito nós chamamos de virtualização, ou seja, o computador passa a ser virtualizado e passa a ser uma simulação de si próprio. Com isso, podemos simular vários computadores ao mesmo tempo em uma única máquina física, permitindo uma melhor utilização dos recursos computacionais, visto que um computador tem uma taxa de ociosidade muito grande”, explica Marcelo Zuffo. 

Leia mais.

Gêmeos digitais marcam nova fase de transformação nas indústrias

Novas tecnologias surgem a todo momento e é necessário acompanhá-las. Uma startup formada por alunos da Escola Politécnica da USP, com o intuito de tornar a indústria brasileira mais competitiva, criou um gêmeo digital, uma tecnologia para virtualizar um ambiente e criar simulações. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Cláudio Garcia, coordenador do Laboratório de Controle de Processos Industriais da Escola Politécnica da USP, explica o projeto.

A evolução da indústria chegou na fase da transformação digital, que vem tomando espaço pelo mundo todo. “No Brasil, infelizmente, o desenvolvimento ainda deixa um pouco a desejar. Percebemos que grandes empresas, como a Petrobras, já focam nisso. Mas algumas empresas ainda não se ligaram na importância de se modernizar”, diz Garcia.

Leia mais.

Pesquisadores da Poli analisam dados do coronavírus no Brasil

Carlos Augusto Prete Junior, engenheiro eletricista formado pela Poli, é um dos pesquisadores que integram aequipe do Projeto Cadde do Instituto de Medicina Tropical da USP. O projeto analisa os dados do covid-19 no Brasil, com o objetivo de entender a dinâmica da pandemia e auxiliar no combate. As análises se tornaram dois artigos, já publicados. 

Leia a matéria completa do Jornal da USP aqui.

---

POLI NA MÍDIA

Projeto Inspire da Poli recebe investimento dos Estados Unidos

O projeto Inspire, liderado pelos professores da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, e Raul Gonzalez Lima, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu um investimento de US$ 200,000 do Escritório de Pesquisa Naval (Office of Naval Research) dos Estados Unidos. O investimento é para a produção dos ventiladores pulmonares Inspire, com preço abaixo do mercado, que estão sendo distribuídos para cidades brasileiras. Leia a matéria completa aqui.

Poli firma convênio com a SPTrans

A Poli firmou convênio com a SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo da cidade de São Paulo, com o intuito de buscar subsídios técnicos e científicos para a promoção da melhoria da mobilidade urbana na capital paulista. O foco da parceria é aprimorar os estudos sobre mobilidade urbana na cidade e buscar a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população paulistana.

Leia a matéria completa do Diário do Transporte aqui.

Professor da Poli explica sobre as cidades do futuro

Em entrevista a  UOL, o professor Julio Romano Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Poli, comentou se é possível transformar as cidades brasileiras em cidades inteligentes e com zero emissão de carbono. "Na verdade, todas as cidades terão de buscar um caminho que envolva sustentabilidade. Algumas cidades alcançarão isso mais facilmente, em outras isso será mais difícil. No entanto, teremos que ter uma economia mundial essencialmente neutra em emissões de carbono até 2050 para evitar mudanças climáticas catastróficas", contou o professor.

Leia a matéria completa do Uol aqui.

Reportagem da Folha sobre cultura maker aborda projeto Inspire da Poli

O ventilador pulmonar Inspire foi citado como um exemplo de projeto baseado na cultura maker para o enfrentamento da pandemia.

Leia a notícia completa no link.

Por que o telefone com fio funciona mesmo quando estamos sem luz?

Em matéria da Superinteressante, o professor Luiz Cezar Trintinalia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli, explicou a razão de o telefone fixo com fio continuar funcionando quando falta energia elétrica nas residências.

Acesse a matéria completa aqui.

---

EVENTOS

Sétima Edição do Seminários em Pesquisa Operacional - HOJE

Data: 26/02/2021. 

Horário: 11h às 12h. 

A sétima edição da série de seminários será realizada hoje, dia 26 de fevereiro,, das 11h às 12h. O evento tem como título “Modelagem e Otimização de um Problema de Geração de Escalas de Trabalho para Médicos: Estudo de Caso em uma Rede Hospitalar” e é organizado por Leonardo Junqueira, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. A apresentação será feita por Eduardo Assunção Praça, Bacharel em Engenharia de Produção pela Poli.

Para assistir o seminário no Google Meet, acesse aqui. É necessário utilizar um e-mail @usp.br para ingressar na reunião.

Lançamento do livro Reúso de Água Potável como Estratégia para a Escassez

(Homenagem ao Professor Ivanildo Hespanhol)

Data: 23 de março de 2021, das 10h às 11h30min.

Duração: 1h30min.

Saiba mais aqui.

Março das mulheres 

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. O Grêmio Politécnico, juntamente do Diretório Acadêmico, Coletivos e a Escola Politécnica da USP, irão comemorar essa data durante todo o mês de março. A programação contará com vídeos, workshops, palestras e cursos especificamente pensados para mulheres, abrangendo como enfrentar os desafios de gênero por meio da capacitação das futuras engenheiras, além de promover debates e reflexões sobre o assunto.

O evento iniciará no dia 08/03 e será encerrado no dia 19/03. A programação completa será divulgada em breve.

Saiba mais aqui.

---

ESTÁGIOS

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

INFORME-SE

Diretora da Poli é entrevistada em podcast realizado por alunos, o PoliCast

A diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, concedeu uma entrevista ao Policast, podcast que entrevista engenheiros formados pela Poli sobre suas carreiras e dicas para ingressar no mercado de trabalho. No episódio, ela contou sobre a sua experiência, sua história e comentou sobre ser a primeira mulher em 124 anos a ocupar a diretoria da Poli, além de dedicar uma mensagem especial aos alunos.

Para ouvir o Policast, acesse aqui.

Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de mestrado e doutorado

A Embaixada da França no Brasil abre as inscrições para bolsas de mestrado e doutorado para todas as áreas do conhecimento. Veja os detalhes no link.

Inscrições abertas para mentoria gratuita e exclusiva para jovens negros

A Fundação Estudar, em conjunto com a ONG ID_BR, abre as inscrições para uma mentoria exclusiva aos estudantes negros e negras interessados em se inscrever no Programa de bolsas Líderes Estudar. O objetivo da ação é apoiar os jovens durante as etapas de inscrição, com dicas práticas de como se sair bem no processo. Leia mais.

Bolsa de Mestrado em Engenharia da Computação

O convênio de pesquisa do Grupo de Análise de Segurança (GAS) da Poli em conjunto com a Vale abre  inscrições para uma bolsa de mestrado na área de Engenharia da Computação. O tema do mestrado deve ser sobre “Pesquisa em novos métodos para garantia de segurança operacional e prevenção de acidentes em ferrovias”. 

Acesse aqui os detalhes.

Laboratório de Letramento Acadêmico oferece monitorias para Pós-Graduação

O Laboratório de Letramento Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferece monitorias exclusivas para os alunos de Pós-Graduação da USP. As monitorias são gratuitas e individuais, com o objetivo de aprimorar as habilidades de escrita acadêmica dos estudantes. Há aulas de discurso acadêmico em português, inglês e francês. Serão trabalhados os seguintes aspectos das línguas: contexto de produção, organização do texto, aspectos lexicais, clareza e concisão.

Para outras informações, acesse aqui.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.