Edição de 6 de abril de 2021 - Nº 1/2021

Dia do Bem-Vindo da iPoli

Data: 06/04/2021. 

Horário: 17h. 

Transmissão: https://meet.google.com/ssw-obvb-oae

Com o início do semestre, o iPoli convida para o tradicional Dia do Bem-Vindo (DBV) os alunos intercambistas que estão por vir para a Escola Politécnica, com uma programação completamente online pensada para apresentar  oficialmente a Poli aos estudantes estrangeiros. O evento contará  com palestras e performances de grupos artísticos politécnicos, além de apresentações sobre a Escola, a Universidade e o Brasil.

---

Webinar Captura de Carbono no Concreto e a Durabilidade das Armaduras

Na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, das 9h30 às 11h, será realizado o webinar Captura de Carbono no Concreto e a Durabilidade das Armaduras, evento da “Cátedra Construindo o Amanhã”.
A titular da Cátedra, Profa. Carmen Andrade fará apresentação sobre Captura de Carbono no Concreto e o Prof. Gibson R. Meira fará apresentação sobre Carbonatação do Concreto e Risco de Corrosão das Armaduras.

Inscrição gratuita no link:
https://forms.office.com/r/6v227gkk0R

---

Webinars “Trajetórias de Engenheiras(os) de Produção”

A Série de Webinars “Trajetórias de Engenheiras(os) de Produção”, que terá sua primeira edição no dia 07 de abril (nova data), das 13h às 14h, tem o objetivo de enriquecer as perspectivas e preparar alunos, alunas e outros interessados, para os desafios profissionais futuros, a partir das experiências e ensinamentos de egressos do Curso de Engenharia de Produção da Poli-USP. Elas e eles vão nos contar sobre as suas trajetórias, seus objetivos e projetos profissionais, como os realizaram até o momento, as barreiras que tiveram que superar, os projetos futuros e, dado o contexto, como está vendo os impactos da pandemia nas atividades produtivas das quais estão participando. Leia mais.

---

Webinars – Bases de Dados e Ferramentas Elsevier – 1º semestre 2021

Agência USP de Gestão da Informação (AGUIA) em parceria com a Elsevier promove Webinars para facilitar o uso de bases de dados internacionais de excelência e ferramentas de apoio às atividades de pesquisa que estão disponíveis a todos por meio do Portal de Periódicos da Capes, exceto a Plataforma SciVal. Confira a Programação do 1º semestre de 2021.

Webinar sobre uso da Base Compendex (Engineering Village)
Data: 06 de abril de 2021, terça-feira
Horário: 10h – 12h
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/compendex-06abr2021

Webinar ScienceDirect – Textos completos
Data: 07 de abril de 2021, quarta-feira
Horário: 10h – 12h
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/sciencedirect-07abr2021

Webinar Embase – Pesquisa Biomédica e Farmacológica
Data: 12 de abril de 2021, segunda-feira
Horário: 14h – 16h
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/embase-12abr2021

Webinar Mendeley – Gerenciador de Referências e Citações
Data: 13 de abril de 2021, terça-feira
Horário: 14h – 17h
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/mendeley-13abr2021

---

Webinars Clarivate Analytics acontecem em abril de 2021

Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas. Saiba mais sobre estratégias de busca e organização de informações, melhores revistas para publicar seu artigo, como manter seu perfil ResearcherID/Publons, o que é Fator de Impacto e Índice H, Perfis de Autores, nova versão da Web of Science.

As reuniões online são gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente participado. Para participar, você deverá instalar a ferramenta webex. Não haverá gravação dos Webinars.

Web of Science – Pesquisa de qualidade – 06 de abril de 2021 – 14h – 16h – Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-06abr2021

Publons ResearcherID – 09 de abril de 2021 – 10h – 12h – Inscrições: https://doity.com.br/publon-09abr2021

Web of Science Clássica – 14 de abril de 2021 – 10h – 12h – Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-classica-14abr2021

Nova Web of Science & Perfis dos Autores – 15 de abril de 2021 – 14h – 16h – Inscrições: https://doity.com.br/nova-web-of-science-15abr2021

Nova Web of Science & Perfis dos Autores – 16 de abril de 2021 – 10h – 12h – Inscrições: https://doity.com.br/nova-web-of-science-16abr2021

Outras informações no link.

---

Evento Mulheres na Energia - Clube Minerva

 Data e horário: 13, 14 e 15 de abril, a partir das 19h.

O Clube Minerva realizará o workshop Mulheres na Energia: Empoderamento, Inspiração e Conhecimento nos dias 13, 14 e 15 de abril, a partir das 19h. O evento contará com mesas redondas, palestras e sessões práticas. O workshop também terá o apoio das iniciativas WIN USP (Women In eNergy) e WiDS USP (Women in Data Science).

No dia 13 de abril, será realizado mesas redondas e palestras com os temas: "Liderança Feminina" e "Inovação e Transformação Digital".

No dia 14, os temas serão  "O Futuro das Energias Fósseis" e "Renováveis no Brasil e no Mundo".

No último dia, 15 de abril, haverá uma sessão prática com um "Case de DataViz na Energia" usando a ferramenta PowerBI. Para participar dessa sessão é necessário ter conhecimentos prévios em Power BI.

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Ana Carolina Rios Guerra, estagiárias de jornalismo.

Poli-eventos é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar os eventos da semana seguinte à sua publicação, às sextas-feiras, sejam eles da Poli, das demais unidades da USP ou de interesse de seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.