Arquivo mensais:abril 2018

Nelson Zuanella: dedicação à FDTE

No último dia 14 de abril, faleceu em São Paulo o professor Nelson Zuanella, presidente do conselho curador da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

No último dia 14 de abril, faleceu em São Paulo o professor Nelson Zuanella, professor aposentado do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli-USP e presidente do conselho curador da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Zuanella se formou Engenheiro Eletrônico na Poli em 1962, e iniciou sua carreira na empresa Phillips, na área de desenvolvimento. Na empresa, atuou tanto no Brasil como em sua sede, na Holanda, e somente deixou de trabalhar para a Phillips a convite do professor Antonio Hélio Guerra Vieira, para atuar na FDTE. Ainda enquanto funcionário da Phillips, iniciou sua carreira docente da Poli na área de telecomunicações no antigo Departamento de Engenharia de Eletricidade. Lecionou na graduação e nos cursos oferecidos pelo Laboratório de Sistemas Digitais, sendo também um dos seus criadores. “Era muito dedicado e atencioso para com os alunos e várias vezes foi escolhido e homenageado em formaturas”, conta seu amigo Antonio Marcos de Aguirra Massola.

A professora Edith Ranzini foi aluna de Zuanella em 1969, na disciplina de Televisão. Ela relata que, até hoje, a opinião que ouve de todos os seus ex-alunos, e com a qual concorda, é que é difícil saber quem foi o melhor professor: se o professor Zuanella ou o Mega Mestre Orsini. “Muitos dos seus ex-alunos hoje são docentes do PCS e consideram o Professor Zuanella como o paradigma a ser seguido ao prepararem suas aulas”.

Zuanella

Continue lendo

Projeto Personagens Politécnicos

A fim de reservar um espaço para a valorização do material humano da Escola Politécnica da USP, a diretoria da Escola Politécnica da USP criou este espaço para reunir histórias e biografias de alunos, professores e funcionários que contribuem, dia após dia, para a construção da história da instituição.

banner_poliecnicos_personagens

A Poli-USP, desde sua fundação em 1893, tem como missão contribuir com o desenvolvimento tecnológico da sociedade, e tem cumprido esta tarefa pelas mãos de diversos profissionais. Ficará registrado aqui o trabalho destes personagens politécnicos, personalidades que conjugam sua vida pessoal e profissional para que os ideais dos fundadores da Escola sejam cumpridos há mais de cem anos.

João Carlos Meirelles: Fazer diagnósticos e apresentar soluções rapidamente distinguem engenheiros da Poli no mercado

Engenheiro Civil, o secretário Estadual de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles comemora 60 anos de formado em 2018

Por Janaína Simões

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o atual secretário estadual de Energia e Mineração do Estado de São Paulo comemora 60 anos de formado em 2018. Mais conhecido por sua atuação na gestão pública, pois ocupou diversas secretarias e a assessoria de Assuntos Estratégicos do governo Geraldo Alckmin, ele tem também larga experiência na construção civil. “Sou um especialista em sertão, sou um construtor de cidades”, se autodefine.

WhatsApp Image 2018-04-17 at 13.33.50

Sua carreira na política começou no legislativo, quando foi vereador de São Paulo em dois mandatos e chegou a ocupar o posto de presidente da Câmara. Saiu em razão da implantação do regime militar no Brasil, em 1964. Voltaria tempos depois, com a redemocratização do País. No executivo, foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de 1998 a 2002, de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2003 e 2006, além de Assessor Especial de Assuntos Estratégicos do governador do Estado de São Paulo em 2013. Desde 2015 é secretário estadual de Energia.

Continue lendo