Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 3 de abril de 2023
nº12/2023

Destaques

Professora Marly Monteiro de Carvalho é única pesquisadora brasileira no ranking dos Melhores Pesquisadores nas áreas de Gestão e Negócios

O Portal Research.com divulgou a segunda edição do Ranking dos Melhores Pesquisadores nas áreas de Gestão e Negócios. A lista busca dar visibilidade e reconhecimento à comunidade acadêmica por suas contribuições de pesquisa. Dentre os pesquisadores selecionados, pelo segundo ano consecutivo, a professora Marly Monteiro de Carvalho, docente e Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, está na lista como a única representante do Brasil. A pesquisadora está na posição 910 no ranking mundial e ocupa a primeira posição na América do Sul com um índice H de 41. Tal índice é um indicador proposto para quantificar o número de citações dos artigos mais citados de cada cientista e pesquisador, avaliando sua produtividade e seu impacto. Leia mais.

SIICUSP 2022: Alunos da Poli recebem menções honrosas na etapa internacional

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. No 30° SIICUSP, edição de 2022, cinco alunos da Escola Politécnica receberam menções honrosas na fase internacional. Confira o nome dos estudantes premiados e suas apresentações no link.

Professores da Escola Politécnica participam de pesquisa da Klabin

Os professores Dario Miyake e Paulino Francischini, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, participaram de uma pesquisa com o time de inovação da Klabin, empresa produtora e exportadora de papéis. O projeto teve como objetivo a realização de uma análise da jornada de desenvolvimento da excelência em qualidade e produtividade da companhia, por meio do programa Superar. Assim, os professores procuraram conhecer as iniciativas implementadas in loco e os agentes envolvidos, avaliar os resultados já alcançados e distinguir as adaptações metodológicas que foram necessárias. Saiba mais sobre o projeto na página do Departamento.

A Poli no Jornal da USP

Mostra pré-universitária promovida pela Escola Politécnica apresenta projetos inovadores e sustentáveis

Dos dias 20 a 24 de março, foi realizada, no Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), a mostra de finalistas da 21º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, promovido anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), contou com a presença de 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil.
Confira outras informações e fotos do evento no Jornal da USP.

Estudo da Poli mostra como transporte aéreo contribuiu para a disseminação do Coronavírus

Uma pesquisa desenvolvida na Poli analisou o papel das malhas aérea e rodoviária na propagação da covid-19 no país. Comparando as conexões de mais de 5 mil cidades brasileiras, o estudo provou que os aviões diminuíram as distâncias entre os municípios em 70%, acelerando o alcance da doença.
Os pesquisadores Giovanna Cavali Silva e Evandro Marcos Saidel Ribeiro, autores do projeto, publicaram o artigo The impact of Brazil’s transport network on the spread of COVID-19 na Scientific Reports, uma revista científica de acesso aberto, publicada pela Nature Portfolio. O estudo se baseou no modelo do mundo pequeno, desenvolvido por Duncan Watts e Steven Strogatz, que apresenta as conexões entre as pessoas como uma rede em que todas estão separadas umas das outras por poucos passos (os nós).
Confira mais informações no Jornal da USP.

Professor Giorgio de Tomi, da Poli, fala ao Jornal da USP sobre mineração e áreas exploradas

Professor Giorgio de Tomi, da Poli-USP, fala ao Jornal da USP sobre mineração e áreas exploradas
O Jornal da USP no Ar entrevistou Giorgio de Tomi, professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica (Poli) da USP, na matéria ‘’Como conciliar mineração sustentável e recuperação de áreas exploradas’’, publicada no dia 14 de março. Giorgio, que também é dirigente do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), explicou que toda a extração local é feita de forma irregular, mas que existem formas sustentáveis de extrair minérios. Leia mais.
Durante a Metro Toronto Convention Center, Canadá, a Prospectors & Developers Association of Canadá (PDAC), principal convenção de mineração e exploração mineral do mundo, o docente da Poli, que também é diretor do NAP.Mineração/USP (Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP), concedeu uma entrevista à Revista ProActivo, um canal peruano de notícias especializado em segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social. Confira a entrevista na íntegra.

Poli na mídia

Professor da Poli comenta em matéria da Agência epbr sobre projeto da Petrobras na Foz do Amazonas

Professor da Poli comenta em matéria da Agência epbr sobre projeto da Petrobras na Foz do Amazonas
No dia 21 de março, foi publicada uma matéria, na Agência epbr, a respeito da possibilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exigir novo estudo na Foz do Rio Amazonas, antes da concessão da licença de exploração de petróleo à Petrobras. O texto, escrito pela editora-assistente de Política Energética Luma Poletti, contou com a participação do professor Luis Sánchez da Escola Politécnica (Poli) da USP, que deu explicações sobre a possível avaliação ambiental requisitada pelo Ibama. Leia a matéria na íntegra e entenda mais sobre o assunto. Leia mais.

Especialistas da USP abordam usos do ChatGPT em reportagem da Agência Fapesp

Especialistas da USP abordam usos do ChatGPT em reportagem da Agência Fapesp
No final de 2022, foi desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT, sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (transformador pré-treinado generativo), uma ferramenta de inteligência artificial especializada em diálogo. O chatbot é capaz de elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.
Contudo, apesar da euforia inicial em relação ao novo software, a preocupação quanto ao uso indevido da ferramenta vem crescendo. Educadores, por exemplo, estão em alerta quanto à possibilidade de alunos utilizarem a IA para elaborar redações, lições e trabalhos escolares, burlando o processo de aprendizagem.
“Como um modelo generativo, o ChatGPT, que é, de fato, um sistema muito inovador, pode gerar informações corretas ou erradas, porque não tem um filtro”, pondera Fábio Cozman, professor da Escola Politécnica da USP e diretor do C4AI. Confira a matéria no link. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Professor Célio Taniguchi, ex-diretor da Poli-USP falecido em março, é homenageado em Reunião da Congregação

No dia 23 de março, na Reunião da Congregação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor Célio Taniguchi, recentemente falecido, recebeu homenagem realizada pelo professor Marco Brinati em nome de toda comunidade politécnica. Brinati fez um breve relato da trajetória do professor Célio como docente e os pontos mais relevantes de sua atuação, bem como as qualidades pessoais que o fizeram ser tão querido e admirado entre alunos e colegas de trabalho.
Professor Célio Taniguchi, ex-diretor da Poli-USP falecido em março, é homenageado em Reunião da Congregação
Tendo se formado na terceira turma de Engenheiros Navais da Escola, Taniguchi ingressou na carreira acadêmica e dedicou mais de quatro décadas à Poli, como docente, chefe de Departamento, Diretor da Poli e membro de comissões. Em 2013, foi agraciado com o título de Professor Emérito da Escola Politécnica, por ampla e qualificada folha de atividades desenvolvidas. ‘’Ao dar passos firmes e consistentes em sua carreira acadêmica, o Professor Célio tornou-se um exemplo tanto para docentes de sua geração, entre os quais me incluo, como para aqueles das gerações que se seguiram’’, conta Marco Brinati.
As qualidades pessoais também foram enaltecidas no pronunciamento: Gentileza, generosidade, integridade, respeito aos semelhantes, modéstia, humildade e capacidade de doação. ‘’Tendo convivido com sua família, posso afirmar que foi um pai amoroso e um marido companheiro’’. Confira a homenagem no vídeo de transmissão da Congregação.

Escola Politécnica da USP recebe primeira Jornada de Circularidade e Baixo Carbono

No dia 30 de março, teve início a primeira Jornada sobre economia circular na construção civil da Poli, realizada no Departamento de Engenharia de Construção Civil. O evento, com dois dias de duração, foi promovido por meio de uma parceria entre a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), a cátedra Construindo o amanhã, a Rede EcoEico (Economia Circular como Estratégia para uma Indústria da Construção mais Sustentável) e as redes internacionais CIRES (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis).

Prestadores de serviço da Poli recebem curso de aperfeiçoamento profissional sobre relacionamento interpessoal e normas

No dia 9 de março, a empresa terceirizada VIVA Serviços Ltda promoveu um treinamento para todos os funcionários que prestam serviço terceirizado na Escola Politécnica (Poli) da USP. Foram ministradas duas palestras no dia, uma às 9h com as chefes de equipe, e outra às 12h, com todos os membros, no Auditório Romeu Landi. Os treinamentos tiveram como tema o relacionamento interpessoal no trabalho e as normas regulamentadoras e comportamentais. Todos os presentes receberam certificados de aperfeiçoamento profissional. Leia mais.

Poli Cidadã reconhece apoio de membros da comunidade politécnica da Oficina de Brinquedos

No dia 22 de março, a Diretoria da Poli recebeu o evento de entrega de certificados da 5ª Oficina de Brinquedos, ação promovida pelo Programa Poli Cidadã em conjunto com o Centro Acadêmico da Mecânica e Mecatrônica (CAM), em outubro de 2022.

Organização de alunos da Poli-USP recepciona alunos estrangeiros em intercâmbio

Entre os dias 6 a 10 de março, o Escritório Politécnico Internacional (iPoli) realizou a Semana de Recepção aos Intercambistas da Escola Politécnica (Poli) da USP. Com o objetivo de acolher os jovens e apresentá-los à USP e à cidade de São Paulo, a Semana contou com uma diversa programação, com visitas a pontos turísticos, ao bandejão da universidade, aos prédios da Poli, entre outras atrações. No dia 6 de março, por exemplo, foi o Dia da Burocracia e os representantes do iPoli levaram os intercambistas ao cartório, com o intuito de ajudá-los com a documentação e processos necessários para suas estadias no Brasil. Além disso, os alunos estrangeiros fizeram um tour pelos prédios da Escola e puderam almoçar no bandejão. Confira as fotos da Semana de Recepção aos Intercambistas aqui. Leia mais sobre a programação promovida.

Oportunidades

Inscrições abertas para Hackathon Internacional sobre redução de riscos climáticos

Inscrições abertas para Hackathon Internacional sobre redução de riscos climáticos
A Escola Politécnica convida seus estudantes de graduação a participarem de um Hackathon Internacional Égis sobre como reduzir os riscos climáticos por meio de sugestões de ação de conscientização e envolvimento da comunidade. O evento, promovido pela Fundação Égis, que é dedicada à luta contra as alterações climáticas, receberá inscrições até o dia 4 de abril. Em equipes de 2 a 5 pessoas, os interessados deverão enviar uma breve apresentação antes da data limite. Os prêmios serão individuais por membros do grupo. Leia mais.

A Equipe de Robótica da Poli, ThundeRatz, está com inscrições abertas para processo seletivo

A ThundeRatz, equipe de robótica competitiva da Escola Politécnica da USP, receberá inscrições até o dia 7 de abril para a seleção de novos membros. Estão disponibilizadas vagas nas seguintes áreas: Elétrica, Mecânica, Computação e Design&Marketing. Para participar do Processo Seletivo não é preciso ter conhecimento prévio e nem estar em um curso diretamente relacionado à engenharia. Todos os conhecimentos necessários são repassados aos candidatos durante as etapas do Processo.
A Equipe aplica conhecimentos da engenharia para criar robôs que são postos à prova contra outros projetos em competições nacionais e internacionais, obtendo destaque relevante no cenário mundial da robótica. Leia mais.
A Equipe de Robótica da Poli, ThundeRatz, está com inscrições abertas para processo seletivo

Seleção de estagiário para a Área de Relações Acadêmicas Internacionais (ARAI) / AUCANI

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), selecionará um estagiário para atuar na Área de Relações Acadêmicas Internacionais (ARAI), com disponibilidade para cumprir a carga horária diária de 4 horas (20 horas semanais), de segunda a sexta-feira, presencialmente. A ARAI é o setor responsável pela negociação, tramitação, registros e processos dos termos de cooperação acadêmica e científica estabelecidos com as instituições estrangeiras. Leia mais.

Laboratório de Empreendedorismo da FEA-USP recebe inscrições para processo seletivo

O Laboratório de Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP), mais conhecido como eLab, receberá inscrições para novos membros até o dia 31 de março. A entidade estudantil convida todos os alunos da Universidade de São Paulo que tenham interesse em inovação, universo de startups e empreendedorismo de impacto. Leia mais.

Inscrições abertas para processo seletivo do Poli Finance

Até 23 de abril, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Poli Finance, a liga de mercado financeiro da Poli. Com o objetivo de aproximar o mercado financeiro dos alunos da Poli e alavancá-los para que se tornem expoentes do mercado e mentores da comunidade politécnica, o Poli Finance figura entre as Ligas de Mercado Financeiro mais proeminentes do Brasil, acumulando resultados nas principais competições de Equity Research nacionais e internacionais. Para outras informações sobre as etapas do processo seletivo da liga, acesse o Edital. Leia mais.
Inscrições abertas para processo seletivo do Poli Finance

Inscrições abertas para intercâmbio na Purdue University

Até dia 27 de março, estão abertas as inscrições para intercâmbio na Purdue University. O programa é voltado para alunos brasileiros que queiram desenvolver atividades de pesquisa em um laboratório e sob a supervisão de um professor de Purdue. A atividade não implica em cursar disciplinas no exterior, mas desenvolver um projeto equivalente a uma iniciação científica em tempo integral ao longo de um semestre. Os interessados devem se inscrever apenas no Sistema Mundus, colocando no item “Nº do Edital” 1699, onde o Edital completo pode ser encontrado também. Podem participar os alunos de 3º e 4º anos de todas as habilitações da Escola. Leia mais.
Inscrições abertas para intercâmbio na Purdue University

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publica Edital de Apoio a Eventos Científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP publicou o Edital de Apoio a Eventos Científicos – 02/2023, que oferece recursos para apoiar parcialmente a organização de eventos científicos, em qualquer área do conhecimento, que tenham como objetivo discutir temas de pesquisas na fronteira do conhecimento e/ou a implementação de ações de inovação. Leia mais.

Inscrições prorrogadas para processo seletivo de Duplo Diploma do curso de Engenharia Química na França

As inscrições para o Edital 1694 – Processo Seletivo de Duplo Diploma 2023 – Engenharia Química – PROGRAMA BRASIL/FRANÇA (CAPES-CDEFI), foram prorrogadas até dia 5 de abril, às 12h . O Edital Retificado pode ser acessado no Sistema Mundus, digitando o número do edital (1694/2023) e na Intranet (necessário login com número USP e senha). Leia mais.

Avisos!

Laboratório de Letramento Acadêmico oferece monitorias para estimular a produção textual

Com o intuito de atuar nas deficiências do letramento no contexto universitário, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) está oferecendo monitorias individuais aos alunos da Graduação e Pós-graduação de qualquer Instituto da Universidade de São Paulo (USP). O apoio pode ser direcionado a três diferentes idiomas: inglês, francês e português. No entanto, os atendimentos em língua inglesa são voltados para alunos de Letras com habilitação em inglês e aos pós-graduandos de toda USP. As sessões podem ocorrer de forma presencial ou virtual, mediante agendamento prévio. Leia mais.

Grupo de Representantes dos Servidores da Poli realiza campanha solidária para as vítimas das chuvas no litoral norte

O Grupo de Representantes dos Servidores da Poli está realizando uma arrecadação de suprimentos para as vítimas das inundações e desmoronamentos causados pelas chuvas. Para doar alimentos, produtos de higiene e roupas, vá até o posto de coleta no vão do Biênio. Para doar móveis e eletrodomésticos (novos ou usados) entre em contato pelo número de telefone (11) 948664044.

Pesquisa do Instituto de Psicologia da USP sobre a relação entre atividades de lazer e relacionamentos sociais busca participantes

O pesquisador em psicologia Yago Luksevicius de Moraes está em busca de voluntários para sua pesquisa sobre a relação entre atividades de lazer e relacionamentos sociais, realizada no Instituto de Psicologia (IP) da USP. Os participantes irão interagir no laboratório com pessoas desconhecidas, em três encontros quinzenais no IP-USP, por meio de atividades lúdicas e reportarão como elas interpretam o relacionamento que existe entre elas. O primeiro encontro tem duração aproximada de 40 minutos, enquanto os outros dois duram cerca de 20 minutos.
A pesquisa tem como público-alvo pessoas entre 18 e 40 anos, com disponibilidade para ir ao IP-USP 3 vezes em horário comercial. Para esclarecer eventuais dúvidas e agendar uma data para participar da pesquisa, os interessados podem entrar em contato com o pesquisador pelo e-mail yagolmoraes@usp.br ou WhatsApp (11) 976-381-784.

Pesquisa na Escola de Educação Física e Esporte da USP sobre suplementação de proteínas de origem vegetal vs. animal busca voluntários

O pesquisador Martin Santini, aluno de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP e integrante do Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da área clínica de Reumatologia, está em busca de voluntários para sua pesquisa “Suplementação de proteínas de origem vegetal vs. animal para suporte de adaptações musculares do exercício físico: um ensaio controlado e randomizado”. O estudo visa comparar os efeitos de bebidas proteicas de origem vegetal vs. animal como fonte suplementar da ingestão proteica da dieta nos ganhos de força e massa muscular mediados pelo exercício resistido na condição de ingestão adequada de proteínas. Leia mais.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional.
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.

Sugestões podem ser enviadas por meio desta formulário.