Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 17 de abril de 2023
nº14/2023

Destaques

A Poli no Jornal da USP

Professor da Escola Politécnica fala sobre energia solar no Jornal da USP

Professor da Escola Politécnica fala sobre energia solar no Jornal da USP
O Brasil entrou em 8° lugar no ranking mundial dos dez países com maior produção de energia solar. Mesmo sendo já uma boa fonte energética alternativa e sustentável, esta área ainda está em crescimento no país. Segundo José Roberto Simões Moreira, professor de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Poli, membro do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis da Poli, o rápido avanço do setor se deu por várias razões, como a diminuição do custo das tecnologias fotovoltaicas. “Desde a virada do milênio, os preços dos painéis fotovoltaicos são bastante acessíveis comparados aos do início do uso dessa tecnologia e também a eficiência desses painéis vem aumentando consideravelmente; hoje nós temos mais de 20% de eficiência em termos de painéis comerciais”, afirma o docente. Confira outras informações no Jornal da USP.

Jornal da USP: Professor da Poli-USP fala sobre energia limpa

Jornal da USP: Professor da Poli-USP fala sobre energia limpa
Transição energética e busca por energias limpas são temas cada vez mais presentes nos fóruns de discussões relacionados ao cenário sócio-ambiental planetário. Por exemplo, durante a reunião preparatória para o G20, formado pelas 20 maiores economias do mundo, membros da Academia Brasileira de Ciências alinharam a posição nacional sobre energia limpa e divulgaram um documento que apoia iniciativas para acelerar a transição energética rumo a um futuro sustentável. Para o professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), a temática da transição energética é de grande relevância, pois impacta a geração atual e as futuras. “Quando falamos da crise climática, falamos de algo que tem impacto não apenas para nossa geração, mas para as gerações futuras. E aí está a questão de chamá-la de ‘grande pandemia do século 21’. Não existe uma solução única para a questão climática, que está diretamente relacionada com a questão energética, é necessário ter uma ação conjunta entre diferentes países”, afirma o docente. Confira mais informações no Jornal da USP.

Reitor da USP visita instalações da Escola Politécnica em Santos

Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, realizou, na primeira semana de abril, uma visita a instalações ligadas à Universidade na cidade de Santos. Junto com a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o dirigente participou da inauguração da exposição Ruínas Quinhentistas em Território Milenar, promovida pelo Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos.
Além disso, o reitor visitou o prédio Cesário Bastos, onde funcionam laboratórios de pesquisa, um curso de pós-graduação e disciplinas do quinto ano do curso de graduação no módulo de Exploração e Produção de Petróleo, todos ligados à Escola Politécnica (Poli) da USP. O dirigente foi ainda ao centro de pesquisas Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos (InTRA), também da Poli. Confira outras informações no Jornal da USP.

Poli na mídia

Marcopolo assina convênio com a Escola Politécnica da USP para reativar ônibus movido a hidrogênio

Marcopolo assina convênio com a Escola Politécnica da USP para reativar ônibus movido a hidrogênio
No dia 11 de abril, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o Convênio estabelecido entre a Marcopolo e a Escola Politécnica (Poli) da USP, que prevê a reativação de um ônibus movido a hidrogênio. O veículo, que já havia sido apresentado em 2015, por meio de um projeto, conta agora com a contribuição da Poli para instaurar uma tecnologia inédita no Brasil, que é a circulação de automóvel com hidrogênio obtido a partir do Etanol. O acordo também contempla a construção de uma estação de abastecimento veicular dentro da Cidade Universitária, sendo um posto a hidrogênio. A iniciativa aparece como solução de baixo carbono para o transporte pesado, ônibus e caminhões. Divulgada pelo Diário do Transporte, a notícia foi escrita por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes. Leia na íntegra para outras informações.

Oportunidades

Governo japonês oferece Bolsas de Estudos para Pesquisa e Pós-graduação no Japão

O Consulado Geral do Japão em São Paulo está divulgando Bolsas de Estudos oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). O convite é para que estudantes brasileiros realizem pesquisas em universidades japonesas, com possibilidade de prorrogação da bolsa mediante ingresso no mestrado ou doutorado. Os benefícios incluem passagem de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas e bolsa de 143.000 ienes (moeda do Japão) mensais. Para participar, é necessário ser de nacionalidade brasileira, ter idade até 34 anos, possuir formação universitária e  saber inglês e/ou japonês fluente. As inscrições podem ser feitas por e-mail (cgjcultural@sp.mofa.go.jp) com o assunto ‘’MEXT 2024 - USP’’ e nome completo. A fim de fornecer esclarecimentos sobre as Bolsas, duas palestras serão promovidas: a primeira no dia 18 de abril, às 14h, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa, e a outra, no dia 26 de abril, às 19h, na Japan House São Paulo. Para outras informações, acesse o site.  Leia mais.
Governo japonês oferece Bolsas de Estudos para Pesquisa e Pós-graduação no Japão

Inscrições abertas para Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância

Até 10 de maio, estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância, voltado para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu da USP (Edital PRPG Nº 05/2023). A iniciativa é uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e tem como objetivo oferecer uma formação direcionada para essa modalidade de ensino. Leia mais.
Inscrições abertas para Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância

Inscrições abertas para bolsas de estudos parciais na Itália

Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Itália para os anos de 2024 e 2025, ofertado pela CUOA Business School. A iniciativa tem como objetivo aprofundar os conhecimentos do estudante nas diversas áreas da Administração e desenvolver as habilidades de conversação e escrita em inglês. São elegíveis os alunos, ex-alunos, professores e colaboradores da Universidade de São Paulo (USP). Confira outras informações sobre a iniciativa.
Inscrições abertas para bolsas de estudos parciais na Itália

Inscrições abertas para curso gratuito sobre movimento estudantil na ditadura militar

Até 21 de abril, estão abertas as inscrições para o curso gratuito “À prova de fogo – Maria Antônia, história e teatro”, promovido pelo Centro Maria Antonia da USP. Com início em 2 de maio, as aulas serão ministradas pelo dramaturgo e diretor Aimar Labaki, consistindo em seis encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 18 às 21h. Leia mais.
Inscrições abertas para curso gratuito sobre movimento estudantil na ditadura militar

Centro Maria Antonia da USP promove curso gratuito de arquitetura

Até 28 de abril, estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Arquitetura e cidade na América Latina: aproximações e perspectivas transnacionais e teorias decoloniais”. O programa, realizado pelo Centro Maria Antonia da USP, terá seu início em 5 de maio e será dividido em quatro encontros, sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h. As aulas serão ministradas pela pesquisadora em dança, Dinalva Roldan.Leia mais.
Centro Maria Antonia da USP promove curso gratuito de arquitetura

Inscrições abertas para a segunda etapa do Processo Seletivo do Projeto Júpiter

Até 16 de abril, estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Processo Seletivo do Projeto Júpiter para o primeiro semestre. Esta fase consiste em dinâmicas em grupo, com o objetivo de avaliar como o candidato trabalha coletivamente e se porta diante de desafios. Leia mais.
Inscrições abertas para a segunda etapa do Processo Seletivo do Projeto Júpiter

Beijing Normal University abre inscrições para Concurso que conecta tecnologia inteligente e Educação

Até o dia 18 de abril, estarão abertas as inscrições para alunos de graduação e pós-graduação da USP que queiram participar da 6ª edição do Global Competition on Design for Future Education. Leia mais.

Programas de pós-graduação têm oportunidade de receber pesquisadores angolanos

No dia 31 de março, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) publicou a circular PRPG 015, CHAMAMENTO – CONVÊNIO BRASIL – ANGOLA, que anuncia uma parceria entre a PRPG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola. Com o objetivo de desenvolver a capacitação científica de professores da Angola, a coalizão consiste em receber pesquisadores angolanos nos programas de pós-graduação e pós-doutorado da USP. Confira outras informações na Circular.

AUSPIN convida pesquisadores da Universidade a se inscreverem no Hub USP Inovação

Com o intuito de proporcionar maior visibilidade às especialidades e áreas de atuação dos pesquisadores, e tornar simples a conexão para o estabelecimento de, por exemplo, parcerias acadêmicas, a Agência USP de Inovação (AUSPIN) está realizando o Levantamento das Competências dos cientistas da Universidade. As competências podem ser cadastradas na plataforma Hub USP Inovação, acessando a página Competências Hub USP Inovação e clicando em “Cadastre suas competências”. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo hubusp.inovacao@usp.br.

Confira as vagas de estágio da semana.

Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]