Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 24 de abril de 2023
nº15/2023

Destaques

A Poli no Jornal da USP

Professor da Poli fala ao Jornal da USP sobre substituição de pessoas no mercado de trabalho com a Inteligência Artificial

Professor da Poli fala ao Jornal da USP sobre substituição de pessoas no mercado de trabalho com a Inteligência Artificial
No dia 13 de abril, o Jornal da USP publicou a matéria ‘’Quem não conseguir utilizar IA como ferramenta terá dificuldade para se manter no mercado’’, em que o professor Edison Spina, do departamento de Engenharia de Computação e Sistema Digitais da Poli, foi convidado a falar sobre o assunto. Na visão do professor, “Quem não conseguir utilizar novas técnicas como ferramenta não terá a possibilidade de se manter como ferramenta’’. Spina acrescenta que a falta de preparo do trabalhador para o que está sendo introduzido no mercado pode gerar sua substituição. Leia a matéria na íntegra. Leia mais.

Poli na mídia

Professor da Poli-USP fala ao Petronotícias sobre produção de hidrogênio a partir da cana

Professor da Poli-USP fala ao Petronotícias sobre produção de hidrogênio a partir da cana
Pesquisas conduzidas pelo Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), centro financiado pela Fapesp e pela Shell, localizado na Escola Politécnica (Poli) da USP, têm como tema central o uso de produtos e subprodutos do setor sucroalcooleiro para a produção de hidrogênio.
Segundo Thiago Lopes, professor da Poli-USP e pesquisador do RCGI, “são bastante conhecidas as rotas que partem da eletrólise da água, um processo eletroquímico que emprega eletricidade para decompor a água em oxigênio e hidrogênio, seus elementos constituintes. No RCGI, busca-se explorar rotas alternativas que partem de insumos gerados pelo setor sucroalcooleiro”. Leia mais.

Professor da Poli-USP dá dicas no Portal Terra de como usar o Chat GPT no cotidiano

Professor da Poli-USP dá dicas no Portal Terra de como usar o Chat GPT no cotidiano
No dia 16 de abril, o Portal Terra publicou um breve vídeo do professor Marcos Barreto, do Departamento de Engenharia Mecatrônica  e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP. O professor falou sobre alguns usos que a ferramenta Chat GPT pode ter em nossas tarefas diárias, como por exemplo, responder a um e-mail, gerar um texto inicial sobre algum tema e escrever mensagens em inglês. ‘’Ao invés de ter medo dele, você deve colocá-lo como seu aliado’’, explica Barreto. Confira o vídeo pelo link. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Professor Waldemar Coelho Hachich recebe homenagem póstuma

Professor Waldemar Coelho Hachich recebe homenagem póstuma
No dia 18 de abril, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou uma homenagem póstuma ao Professor Waldemar Coelho Hachich, pelos 50 anos de docência que seriam completados em março. A cerimônia ocorreu no Auditório do Prédio da Engenharia Civil (Sala S-28).
O evento, organizado por professores e funcionários do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, e por profissionais da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), contou com a presença de amigos e familiares de Hachich, além de professores da Escola. Confira as fotos do evento.
A homenagem pode ser assistida na íntegra no canal do YouTube da Escola Politécnica. Leia mais.

Professores da Poli-USP recebem medalhas de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha do Brasil

No dia 17 de abril, o vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Sílvio Ikuyo Nabeta, e o professor José Carlos Mierzwa, do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da poli, foram agraciados com diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha. A Cerimônia de Premiação ocorreu no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), na Cidade Universitária, e o Prêmio foi concedido em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Engenharia da Marinha do Brasil’, descreveu a diretoria de Engenharia Naval.
A parceria entre a Universidade de São Paulo e a Marinha começou em 1956, quando a Marinha decidiu se associar a uma grande instituição acadêmica civil para conduzir suas pesquisas na área de ciência e tecnologia. Leia mais.

Workshop Porto 4.0 discute soluções tecnológicas para a gestão portuária e celebra convênio entre a USP e a Santos Port Authority

No dia 19 de abril, das 8h30 às 13h, ocorreu a primeira edição do “Workshop Porto 4.0: Técnicas de Engenharia de Produção no contexto das Operações Portuárias”, no Espaço ON do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli. O objetivo do Workshop foi discutir soluções tecnológicas nos campos de telecomunicações, planejamento e controle e inteligência artificial aplicados à gestão portuária, além de celebrar o convênio instituído entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Santos Port Authority, bem como a parceira com a Next Level Telecom e Kyushu University. Leia mais.

Professores da Poli-USP expõe suas produções na exposição “Todos os sentidos da Pós”, no prédio da Reitoria

No dia 17 de abril de 2023, foi inaugurada a exposição “Todos os sentidos da Pós”, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP, e que apresenta para a comunidade universitária os potenciais artísticos de membros da pós-graduação da USP. A exposição conta com obras e trabalhos artísticos de autoria própria, produzidos por participantes da pós-graduação da USP ou em suas atividades artísticas fora da Universidade, e confronta a diversidade e a pluralidade de ideias e perspectivas. Durante o evento de abertura, os artistas expuseram seus trabalhos e interagiram com os participantes, entre estudantes, professores e funcionários, e com a presença do reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Os professores da Poli que expuseram suas obras foram os professores Ruy Pauletti, Leila Meneghetti e Cleyton de Carvalho Carneiro. Leia mais.

Oportunidades

Inscrições abertas para cursos de tecnologia presenciais de abril do Samsung Ocean

Estão abertas as inscrições para os cursos presenciais do Samsung Ocean deste mês, voltados para alunos de graduação e pós-graduação. Nos programas serão abordados temas como programação e internet das coisas. Confira outras informações e inscreva-se no site da Samsung Ocean. Há certificado de participação. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail oceansp@oceanbrasil.com.

Inscrições abertas para a Trilha de Desenvolvimento de Processos Seletivos, oferecido pelo Centro de Carreira da Poli

Até 10 de maio, estão abertas as inscrições para a Trilha de Desenvolvimento de Processos Seletivos, promovida pelo Centro de Carreira da Poli. O programa visa proporcionar ao participante um melhor conhecimento sobre a estrutura e os objetivos dos processos seletivos das mais diversas empresas, por meio de conteúdos práticos e teóricos. Confira a programação e como se inscrever aqui.

Conversation Rounds: Ireland Corner convida comunidade USP para conversação em inglês

Desde o dia 20 de março, o Ireland Corner tem promovido encontros informais para praticar conversação em inglês e adquirir autoconfiança no uso da língua. As conversas acontecem às segundas e quartas, das 13h30 às 15h, no Centro Intercultural Internacional da USP, Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B 1º andar. Para participar, não é preciso realizar inscrição, apenas comparecer nos encontros, que vão até o dia 5 de julho. Leia mais.

Aulas gratuitas de Yoga estão sendo oferecidas na USP

Todas às sextas-feiras, das 8h às 9h, a comunidade USP tem a oportunidade de participar de aula gratuita de Yoga, no Centro de Difusão Internacional da USP. Não é necessário realizar inscrição para participar, apenas levar o próprio tapete de yoga. A iniciativa é da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Centro Intercultural Internacional da USP, em parceria com o India Corner e o Centro Cultural Swami Vivekananda. Leia mais.
Aulas gratuitas de Yoga estão sendo oferecidas na USP

Confira as vagas de estágio da semana.

Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Guilherme Bento e Jaqueline Silva - estagiários de jornalismo.
Projeto gráfico: Rosana Simone
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]