Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 8 de maio de 2023
nº17/2023

Destaques

Professores da Poli apostam em formato diferenciado de aulas em disciplina de Empreendedorismo

Em sua 4ª edição, a disciplina optativa de Empreendedorismo e Inovação em Engenharia (PMI 3817), da Escola Politécnica (Poli) da USP, já começou a ser ofertada em 2023, e conta com 125 inscritos de vários departamentos da Universidade de São Paulo. A disciplina é ministrada pelos professores Giorgio de Tomi e Antonio Muscat, juntamente com Rubens Approbato e Carlos Fenerich, ambos da Poli Angels, associação que é uma das apoiadoras.
Para este ano, a turma registra a maior participação feminina desde a ativação da disciplina, e um de seus diferenciais é o inovador e dinâmico método de ensino em estilo Talk Show.
Estudantes interessados em inovar e empreender têm a oportunidade não só de serem capacitados e inspirados, mas também de criar uma proposta de startup, em grupo. Ao longo das aulas, as ideias iniciais são orientadas e apoiadas por mentores, profissionais de mercado, experientes do ecossistema de inovação e dispostos a ajudar os alunos a desenvolver os projetos. Leia a matéria no link.

Professor da Poli é reconduzido como Coordenador do Comitê de Inovação da ANE

O professor e ex-diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, foi reconduzido ao cargo de coordenador do Comitê Permanente de Inovação da Academia Nacional de Engenharia (ANE). O docente destaca as contribuições das escolas de engenharia da USP para o Brasil. “Nelas encontram-se acadêmicos e profissionais de destaque em todas as áreas tecnológicas. Assim, ter assento na coordenação de um Comitê da ANE permite incentivar a disseminação do trabalho inovador realizado na nossa universidade, colocando-o à disposição do desenvolvimento nacional”.
O acadêmico destaca, também, que esta interação viabiliza o fluxo de ideias e debates entre a USP e os representantes de outras universidades de alto nível existentes no País, “assim como nos coloca próximos ao setor produtivo, sempre ávido por progresso”.

Dia-a-dia na Poli

Professor Ivan Falleiros recebe homenagem póstuma na Congregação da Escola Politécnica

No dia 27 de abril, durante a sessão ordinária da Congregação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor Ivan Falleiros, que contribuiu imensamente para o departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e também para Poli como um todo, tendo dirigido a Escola de 2006 a 2010, foi homenageado por alguns de seus colegas e familiares. Leia mais e confira a transmissão da Congregação.

Poli promove Semana do Financeiro para explicar mudanças orçamentárias com a nova Lei de Licitações

Do dia 24 ao 26 de abril, a Poli promoveu a Semana do Financeiro na Poli, com o propósito de instruir e informar funcionários e professores sobre os procedimentos de aquisição de bens e serviços na Escola a partir da nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/21).
Coordenada pela equipe da Assistência Técnica Financeira da Poli, setor responsável pela gestão e execução dos recursos financeiros, a Semana contou com reuniões que esclareceram sobre o Planejamento Orçamentário, procedimento de compras e auxílios financeiros. Houve também uma palestra sobre a nova Lei de Licitações, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. +

A Poli no Jornal da USP

Jornal da USP: Professor da Escola Politécnica fala sobre inteligência artificial no mercado de trabalho

Jornal da USP: Professor da Escola Politécnica fala sobre inteligência artificial no mercado de trabalho
Tecnologias de inteligência artificial (IA) vêm sendo desenvolvidas cada vez mais rapidamente, em todo o mundo. Um dos exemplos mais famosos de IA, o ChatGPT, que é capaz de responder perguntas, criar textos, poemas, músicas, entre outras tarefas, tornou-se um alerta para o crescimento desenfreado desse setor tecnológico.
Para Fabio Gagliardi Cozman, professor da Poli e coordenador do Centro de Inteligência Artificial USP, IBM e Fapesp (C4AI), é de suma importância o debate sobre o uso da inteligência artificial no Brasil. Saiba mais no Jornal da USP.

Jornal da USP: Doutor da Poli é convidado a falar sobre sustentabilidade na mineração

Jornal da USP: Doutor da Poli é convidado a falar sobre sustentabilidade na mineração
No dia 20 de abril, o Jornal da USP publicou a matéria ‘’Os caminhos para a sustentabilidade no garimpo de ouro na Amazônia’’, baseada na tese de doutorado de Carlos Henrique Xavier Araújo, doutor em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo na Poli.
O pesquisador entende que é possível realizar uma mineração sustentável e valorizar as comunidades que vivem do garimpo: “Não é apenas ter o direito minerário para trabalhar legalmente, mas também enfatizar a melhora das condições de trabalho das pessoas e também uma capacitação contínua, porque o cooperativismo pode ser esse vetor de transformação”. Leia a matéria na íntegra. Leia mais.

Poli na mídia

Professor da Escola Politécnica fala sobre INCT Combate à Fome em artigo do Nexo Jornal

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) “Combate à Fome”, sediado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é tema do artigo “A Universidade face aos desafios da fome e da insegurança alimentar”, do Nexo Jornal. O projeto, aprovado em 2022, conta com pesquisadores de diversos institutos da Universidade, como a Poli. Antonio Mauro Saraiva, professor titular da Poli e coordenador do grupo Saúde Planetária Brasil, é membro do INCT e um dos redatores do artigo do Nexo.

Professor da Poli participa de Podcast sobre os limites da Inteligência Artificial

No dia 4 de maio, o Observatório do Terceiro Setor publicou um episódio do Podcast Olhar da Cidadania, em que o professor Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi convidado a falar sobre os limites da Inteligência Artificial. O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala e contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor da USP. Ouça o podcast completo.

Oportunidades

Samsung Ocean abre inscrições para cursos sobre tecnologia em maio

A Samsung Ocean, iniciativa da Samsung de capacitação tecnológica, anunciou uma agenda de cursos presenciais na área de tecnologia para o mês de maio, e convida alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) a participarem. Serão ofertados temas como programação, desenvolvimento ágil e internet, além de haver um certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo link, no qual outras informações também estão disponíveis. Confira a agenda detalhada dos cursos.

Oportunidades de graduação

Palestra sobre duplo diploma em universidades francesas será promovida para alunos da Poli

No dia 10 de maio, das 11h30 às 13h, será realizada uma palestra sobre o processo seletivo do Institut Polytechnique de Paris referente ao Programa de Duplo Diploma 2024. O evento acontecerá no Auditório Prof. Romeu Landi, no prédio da Administração da Poli, e contará com palestrantes das Escolas Telecom Paris e ENSTA Paris. Os interessados em saber sobre o processo seletivo e as instituições de ensino da França podem se inscrever pelo link para participar da palestra. O Edital Poli para concorrer às vagas será lançado no meio do ano.

Inscrições prorrogadas para a 3ª edição do Mining Lab Beginnings, concurso de inovação para desafios de mineradora

As inscrições para a 3ª edição do Mining Lab Beginnings foram prorrogadas até dia 14 de maio. O evento tem como objetivo buscar por soluções que possam atuar no tratamento do efluente, de forma a reduzir a concentração de íons, permitindo assim sua recirculação ou redução na quantidade de sulfato do processo. +

Núcleo de Empreendedorismo da USP promove workshops sobre preparação para processos seletivos

O Núcleo de Empreendedorismo da USP, em parceria com o Ocean InovaUSP, promoverá, nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, workshops de capacitação dos estudantes para processos seletivos. Entrevistas de emprego, storytelling, criação de currículo e tipos de vagas são alguns dos temas que serão abordados. As inscrições podem ser feitas pelo link. +

Oportunidades de pós-graduação

USP São Carlos promove 6ª Escola de Pesquisadores

Entre os dias 23 e 25 de maio será realizada a 6ª Escola de Pesquisadores do campus USP São Carlos, de forma virtual. O evento, organizado pelo Portal da Escrita Científica USP São Carlos, destina-se a alunos de pós-graduação e pós-doutorados, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. A conferência tem como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.
Saiba mais e inscreva-se.

Oportunidades internacionais

Palestra sobre duplo diploma em universidades francesas será promovida para alunos da Poli

No dia 10 de maio, das 11h30 às 13h, será realizada uma palestra sobre o processo seletivo do Institut Polytechnique de Paris referente ao Programa de Duplo Diploma 2024. +

Inscrições abertas à 12ª chamada de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN)

Até o dia 20 de junho de 2023, estarão abertas as candidaturas para a 12ª chamada de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), rede formada pela USP, University of Surrey (UoS, Reino Unido) e North Carolina State University (NC State, EUA). O edital prevê apoio de até dez mil dólares por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta (bilateral ou trilateral) entre as universidades parceiras. +

Avisos

Poli Recicla promove Campanha Cata Bagulho

Nos dias 22, 23 e 24 de maio o Programa Poli Recicla realizará a Campanha Cata Bagulho, com o objetivo de coletar resíduos inservíveis, garantindo uma destinação final ambientalmente adequada. Podem ser descartados: objetos sem uso, madeiras, pallets, metais e pneus. Confira a programação no link. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail marinho.camila@usp.br ou pelo ramal 91-5517.

Eleições

Confira nesta página as eleições de Representantes Discentes, Chefes de Departamentos e colegiados da Administração Central da Escola Politécnica da USP. Para eleições de membros docentes e servidores de Conselhos, CCPs e CoCs, consultar o site do respectivo Departamento ou Programa.

Concursos


Departamentos da Poli tem concursos abertos para Professor Doutor em diversas áreas

Confira aqui todos os Concursos em andamento. Entre as áreas de especialidade estão: “Engenharia de Telecomunicações, Controle e Biomédica”; “Projeto de Circuitos e Sistemas Integrados”; “Transformação Digital & Indústria 4.0”; “Projetos de Novas Concepções de Navios e Sistemas Oceânicos”; “Materiais e Processos de Fabricação para Energias Limpas e Renováveis”; “Sistemas inteligentes aplicados à Engenharia Mecatrônica”; “Lavra de Minas”; “Engenharia Ambiental”; “Engenharia Geotécnica”; "Energia Elétrica"; “Sistemas embarcados e Organização e arquitetura de computadores”; e “Tecnologia e gestão da produção na construção civil”.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.