Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 15 de maio de 2023
nº18/2023

Destaques

Professora da Poli, Marly Monteiro de Carvalho, é empossada como membro titular da Academia Nacional de Engenharia

Em Sessão Solene realizada no dia 17 de abril, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) empossou seus novos Membros Titulares, entre eles a professora da Poli, Marly Monteiro de Carvalho. A docente é referência internacional em sua área de pesquisa, figurando nos rankings internacionais publicados recentemente, como Research.com e Updated science-wide author databases, que destacam os pesquisadores que estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa.
Atualmente, a ANE conta com 200 membros titulares distribuídos por todas as regiões do País e cerca de 10 membros correspondentes, que moram ou nasceram no exterior. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, atividades industriais e de serviços, entre outras. Apenas 6% dos membros são mulheres. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Estudantes selecionados da FEBRACE se preparam para apresentar seus projetos em Feira nos EUA

Na última sexta-feira, 12 de maio, nove estudantes que venceram a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), receberam um treinamento na USP com orientações sobre os critérios de avaliação da ISEF e estratégias para apresentação, em inglês, dos projetos para os avaliadores e o público em geral. Eles estão, neste momento, participando da International Science and Engineering Fair (ISEF), em Dallas, nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.
O evento contou com a participação da coordenadora da Febrace, professora Roseli de Deus Lopes, da equipe da Feira, e de avaliadores, que contribuem todos os anos com a realização da mesma. Leia mais.

108 pessoas participaram da campanha de doação de sangue promovida pela Poli Social

No dia 5 de maio, uma campanha de doação de sangue foi promovida por entidades estudantis, das 10h às 16h, na sala de aprendizagem ativa, no prédio do Biênio da Poli. Estudantes, professores e funcionários da USP foram convidados a participar. A iniciativa é do grupo de extensão Poli Social, junto à Associação de Engenharia Química (AEQ) e ao Centro de Engenharia Civil (CEC), em parceria com o Banco de Sangue Paulista, o H. Hemo e com a ONG Amor se Doa. +

A Poli no Jornal da USP

Projeto da Escola Politécnica promove aumento da produtividade e sustentabilidade nas zonas portuárias

O projeto “Monitoramento Dinâmico da Carga e Descarga de Navios em Tempo Real para o Ganho de Produtividade e Redução de Particulados”, apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP, pretende criar novas soluções para as problemáticas relacionadas às zonas portuárias, gerando mais eficiência nas atividades do setor.
Saiba mais no Jornal da USP.
Projeto da Escola Politécnica promove aumento da produtividade e sustentabilidade nas zonas portuárias

Estudo da Poli compara emissão de gases de efeito estufa por automóveis

Um estudo desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP pelo doutorando Michele Maselli Filho, compara a emissão de GEEs (Gases de Efeitos Estufa) por veículos movidos a gasolina, etanol e os elétricos. Segundo o pesquisador, o diferencial da pesquisa foi a metodologia empregada, chamada Análise de Ciclo de Vida, que leva em conta a produção, emissão e descarte dos GEEs. Leia mais.

Poli na mídia

Um vídeo que está circulando na internet afirma que fornos micro-ondas criam um campo magnético cancerígeno. Entretanto, a gravação é enganosa: as evidências que associam a radiação emitida por micro-ondas ao câncer são limitadas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O professor da Poli e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), Jorge Andrey Wilhelms Gut, explica em checagem de fatos do Estadão que esta informação está errada. Leia mais.
ESTADÃO: Professor da Escola Politécnica participa de reportagem que desmente fake news sobre aparelhos micro-ondas

Professora da Poli, Marly Monteiro de Carvalho, fala sobre economia circular em reportagem do Canal Empreender


No dia 30 de abril, a professora Marly Monteiro de Carvalho, do departamento de Engenharia de Produção da Poli, concedeu entrevista ao Canal Empreender, explicando sobre os benefícios da economia circular, bem como do que se trata. Confira a reportagem completa.
Professora da Poli, Marly Monteiro de Carvalho, é convidada a falar sobre economia circular em reportagem do Canal Empreender

Oportunidades

Edital de bolsas de permanência para pós-graduandos é divulgado pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP

No dia 8 de maio, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) divulgou o Edital 2023 do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) para estudantes de pós-graduação. O intuito é auxiliar os alunos durante o período de realização dos cursos de mestrado/doutorado oferecidos pela Universidade de São Paulo. As inscrições vão até o dia 22 de maio e devem ser feitas pelo Sistema Janus, confira o edital.

Curso de Saúde Mental da USP recebe inscrições até hoje

Estão abertas as inscrições no sistema Apolo para a segunda edição do curso de difusão Saúde Mental na USP: inclusão e pertencimento, promovido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, a se realizar entre os dias 22/05 e 26/06/2023. As inscrições ficam abertas até o dia 15/05. Leia mais.
Curso de Saúde Mental da USP recebe inscrições até 15 de maio de 2023

Rede formada pela USP e universidades internacionais convida docentes e doutorandos a participar da 12ª chamada de Pesquisa Conjunta

Até o dia 20 de junho, estão abertas as candidaturas para a 12ª chamada de Pesquisa conjunta voltada aos docentes e doutorandos. A inscrição deve ser realizada por um docente responsável pelo projeto, por meio de formulário eletrônico. Leia mais.
Rede formada pela USP e universidades internacionais convida docentes e doutorandos a participar da 12ª chamada de Pesquisa Conjunta

Nascente USP: Estão abertas as inscrições para o programa de revelação de talentos artísticos da universidade

Entre 15 de maio e 12 de junho, estarão abertas as inscrições para o programa Nascente USP, responsável pela revelação de talentos artísticos de alunos de graduação ou pós-graduação da Universidade. Os estudantes podem se inscrever nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Confira outras informações e o regulamento completo do programa no site da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Avisos

Pesquisa da Poli promove questionário sobre caminhabilidade até estações de metrô e trem

A mestranda Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli, está realizando uma pesquisa acadêmica sobre os fatores que influenciam na caminhada até estações de metrô e trem. Os interessados em participar do estudo podem responder o questionário no link. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail caminhabilidade.ppgec@gmail.com.
Pesquisa da Poli-USP promove questionário sobre caminhabilidade até estações de metrô e trem

Reitor e vice-reitora da USP publicam comunicado sobre fim da emergência de saúde pública da covid-19 - 9 de maio de 2023

Curiosidades

Projeto inicial da Linha 1-Azul do Metrô previa estação com nome da Escola Politécnica

Com 23 estações e 20 km de extensão, a linha 1-Azul do metrô é a mais antiga rota metroviária de São Paulo. Com a Lei Municipal nº 6.988, de 26 de dezembro de 1966, foi aprovada a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, que foi realmente fundada dois anos depois, em 1968. Assim, nesse período iniciaram-se, na Avenida Jabaquara, as obras da Linha Norte-Sul, atual linha 1-Azul.
Porém, apenas em 14 de setembro de 1974, o metrô foi aberto ao público. Inicialmente a rota tinha 6,4 km de extensão e contava com as estações Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara. No ano seguinte, mais paradas foram inauguradas, entre elas a Tiradentes, originalmente batizada de Politécnica. Leia mais.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]