Poli Notícias

22 de maio de 2023

Edição nº1/2023

Prezado(a) leitor(a),

Para tornar melhorar a sua experiência com o nosso conteúdo, segmentamos em duas newsletters as notícias ligadas à Poli e os informes, que incluem oportunidades e avisos relevantes para a comunidade politécnica.
O Poli Informa e o Poli Notícias serão enviados às segundas-feiras, e você pode deixar sua sugestão aqui.

Boa leitura!

Notícias

NAP.Mineração da USP lidera convênio para aproximar setor da Universidade

Por meio de convênio firmado entre a USP e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), iniciativas tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores poderão ser mais amplamente difundidas, como a Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO)
A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) firmaram, no dia 18 de maio, um convênio de cooperação acadêmica para aproximar o setor mineral das pesquisas e iniciativas tecnológicas desenvolvidas na USP. “O Convênio representa um momento de mudança na mineração brasileira. É uma parceria estratégica entre o Instituto que agrega os principais atores do setor mineral brasileiro e a nossa instituição, que ao longo das décadas tem aportado conhecimento, tecnologia e soluções socioambientais para a mineração nacional”, destacou o coordenador do Núcleo de Pesquisa e professor da Escola Politécnica da USP, Giorgio de Tomi. Leia mais.

Projeto de Estudantes da USP e da Comunidade São Remo busca reduzir lixo e gerar recursos

A partir do diálogo com membros da comunidade que fica ao lado do campus da USP de São Paulo, a organização estudantil voltada para iniciativas sociais, Enactus USP, desenvolveu o projeto “Do Lixo ao luxo”. Confira na reportagem a contribuição da Poli ao projeto.

Por meio de extração de metal Escândio,pesquisador da Poli busca solução sustentável para barragens de mineração

Elemento pertence a categoria de terras-raras tem grande potencial econômico, além de poder viabilizar a reciclagem de rejeitos. O pesquisador da Poli, Amilton Barbosa Botelho Junior, desenvolveu sua tese de doutorado sobre a extração do elemento Escândio. Atuando no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (LAREX), ele recebeu o Prêmio Tese Destaque USP 2022 na área de Sustentabilidade Ambiental por este trabalho. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Poli estabelece convênio com a empresa Emicol para desenvolvimento de tecnologias e materiais

No dia 15 de maio, às 10h, foi realizada uma solenidade de assinatura do convênio "Projeto Conceitual de Pequenos Motores da Cátedra Peter Friedrich’’, entre a Escola Politécnica e a empresa EMICOL Eletro Eletrônica S.A. O evento ocorreu no Auditório Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração da Poli. Representantes da Escola e da EMICOL compuseram a mesa de autoridades, e membros das duas organizações prestigiaram o momento. Leia mais.

Poli recebe mais de 500 visitantes em atividade do Programa USP e as Profissões

No dia 20 de maio, sábado, a Escola Politécnica da USP realizou a visita monitorada, promovida anualmente no âmbito do Programa USP e as Profissões, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Leia mais.

Poli na mídia

Plataforma desenvolvida por pesquisadores da Poli para combater ouro ilegal é destaque no Jornal Nacional

No dia 18 de maio, o Jornal Nacional abordou sobre a plataforma que pesquisadores da Poli desenvolveram para rastrear a origem do ouro comercializado no Brasil. A plataforma, que pode ser usada tanto por compradores como vendedores, começou a ser elaborada há um ano, e foi oficialmente lançada nesta semana. “A nossa ambição é fomentar transações de ouro de forma responsável, e mostrar que há como garantir a origem legal do minério’’, explica o professor da Poli, Giorgio de Tomi, que coordena o Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP. Leia mais

Professor da Poli explica cálculo que indica custo-benefício de cada combustível em reportagem do G1

Escolher entre gasolina ou álcool é uma das grandes dúvidas na hora de abastecer um veículo flex. A chamada regra dos 70%, que considera o preço e o rendimento de cada combustível, é um cálculo que indica o que possui melhor custo-benefício, já que com a oscilação dos preços, a opção mais favorável pode variar.
Marcelo Alves, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou, em uma matéria do G1, como esse cálculo funciona. Leia mais.

Acesse as nossas categorias:

Confira as fotos da visita monitorada na Poli-USP

No último sábado, 20 de maio, a Escola recebeu mais de 600 visitantes para conhecer suas instalações.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram