Poli Informa

5 de junho de 2023

Edição nº21/2023

Bom dia!

Você pode deixar sua sugestão de divulgações aqui.

Boa leitura!

Oportunidades

Programa Unificado de Bolsas da USP é reformulado e passa a ser oferecido a todos os alunos de graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB) da Universidade de São Paulo (USP) passou por uma reformulação e disponibilizará quase 5 mil bolsas para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão. Saiba mais.

Samsung Ocean abre inscrições para cursos presenciais de junho

Alunos de graduação e pós-graduação da USP estão convidados a participar, os temas abordados estão relacionados à programação, inteligência artificial e desenvolvimento ágil. As inscrições podem ser feitas pelo site, e há certificado de participação. Saiba mais.
Até 1º de julho de 2023, estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Global Challenge Lab, “hackathon” coordenado pelo Imperial College London (Reino Unido), a Tsinghua University (China) e a Technische Universität München (Alemanha). O concurso virtual busca a produção de soluções relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para Energia Limpa e Acessível. Saiba mais.
Até 23 de julho, estão abertas as inscrições para a revista Originais Reprovados (OR), periódico de contos, poesias e crônicas da comunidade USP. Anualmente, a OR é publicada gratuitamente e produzida pelos membros da Com-Arte Júnior (CAJu), empresa júnior do curso de Editoração da ECA-USP.
Os alunos ou funcionários da Universidade que desejam ter seu texto publicado, podem se inscrever para a 18° edição da Revista. Confira o regulamento da OR e inscreva-se.
Até dia 20 de junho, estão abertas as inscrições para a University Global Partnership Network (UGPN), rede composta pela USP, University of Surrey (Reino Unido) e North Carolina State University (EUA), que oferece apoio de até dez mil dólares por instituição para cada projeto de pesquisa conjunto entre as universidades parceiras. Saiba mais.

Avisos

Guia de Boas Práticas Científicas realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da USP tem sua segunda edição publicada

No dia 1º de junho, o Jornal da USP publicou que a Universidade de São Paulo (USP) é a universidade brasileira melhor posicionada no ranking de comprometimento das universidades do mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais.

Ireland Corner sedia Bloomsday e Rodas de Conversa no Centro Intercultural Internacional da USP

A Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. YEATS promoverá o Bloomsday na USP, no próximo dia 13 de junho de 2023, a partir das 14h. O Bloomsday, comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce.
Saiba mais.

Comunidade politécnica é convidada a participar de estudo da Unesp sobre saúde mental

A pesquisa “Emoções, Humor e estratégias de enfrentamento na pandemia”, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), se encontra em sua 7ª etapa e busca voluntários. Leia mais. Os interessados podem preencher o formulário eletrônico.

USP é eleita a universidade brasileira mais comprometida com objetivos sustentáveis

No dia 1º de junho, o Jornal da USP publicou que a Universidade de São Paulo (USP) é a universidade brasileira melhor posicionada no ranking de comprometimento das universidades do mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Saiba mais.

Campanha do Agasalho é promovida pela Poli Júnior e pela Poli Social

Até o dia 9 de junho, toda comunidade universitária está convidada a participar da Campanha do Agasalho promovida pela Poli Júnior e Poli Social, entidades estudantis da Escola Politécnica (Poli) da USP. As doações podem ser feitas nos prédios da Civil/Ambiental, Elétrica, Mecânica e Biênio.

Catracas do espaço de coworking do Inova USP entram em funcionamento e estudantes devem responder formulário para garantir o acesso

A partir do dia 1º de junho, as novas catracas do espaço de trabalho e estudos do Inova USP, o Cosmos, entrarão em funcionamento. Anteriormente, os frequentadores precisavam apenas se cadastrar no sistema do Inova, porém agora, com as catracas, a dinâmica será alterada.
Para continuar tendo acesso ao coworking, o Inova USP pede aos estudantes da universidade que respondam um rápido formulário.

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento promove ação de descupinização no Crusp

No final de maio, foi iniciado o processo de descupinização dos apartamentos do Conjunto Residencial da USP (Crusp). A ação, promovida pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da moradia estudantil. Saiba mais.

Controle de insetos será feito em edifícios da Poli no mês de julho

Nos dias 22 e 29 de julho, dois sábados consecutivos, será realizado um controle de insetos em edifícios da Escola Politécnica. A desinsetização será feita pela empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, e acompanhada pela equipe do Serviço de Manutenção e Obras da Poli. Não será necessária a presença de nenhum representante de prédios e/ou departamentos nos dias. Saiba mais.

Faculdade de Medicina da USP lança projeto “Medicina e Arte – Quando a Arte e a Medicina caminham lado a lado”


A Faculdade de Medicina (FM)da USP deu início ao projeto “Medicina e Arte - Quando a Arte e a Medicina caminham lado a lado”. A iniciativa consiste em vídeos curtos e informativos sobre as correlações entre a medicina e a arte. O projeto, pioneiro no País, foi idealizado pelo professor Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Confira outras informações sobre o projeto.

Pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP convidam comunidade a responder pesquisa sobre a vivência universitária e bem-estar

O Grupo de Pesquisa Bem Viver USP do Instituto de Psicologia da USP convida os alunos da Universidade a responderem um formulário sobre o bem-estar estudantil. A participação contribuirá na produção de conhecimento científico e aprimorará os serviços de assistência psicossocial.

Acesse as nossas categorias:

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram