Poli Notícias

12 de junho de 2023

Edição nº3/2023

Notícias

Professor da Poli é condecorado pelo governo japonês por estreitar relações entre Japão e Brasil

O professor Toshi-ichi Tachibana segura o diploma no dia de sua Condecoração.
O professor sênior da Poli, Toshi-ichi Tachibana, recebeu o Grau de Condecoração da Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. A Ordem do Sol Nascente é uma condecoração japonesa estabelecida em 1875 pelo Imperador Meiji. É entregue em nome do Imperador a civis e militares, japoneses e estrangeiros, que prestaram “longos e meritórios serviços ao país”, explica o professor da Poli e ex-aluno e orientando de Tachibana, Alexandre Kawano. Tachibana, docente aposentado do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, liderou parcerias com universidades japonesas que viabilizaram o intercâmbio de pós-graduação de diversos pesquisadores brasileiros, muitos deles que atuam hoje como docentes. Além disso, impulsionou a relação entre os países, o que trouxe desenvolvimento social e econômico para o Brasil.
Leia a matéria completa no site da Poli.
Confira os posts nas redes sociais da Poli: LinkedIn e Instagram.

Aluno da Poli desenvolve inteligência artificial que realiza negociações e vence competição em Congresso internacional

No dia 1º de junho, o aluno Pedro Hrosz Turini, do terceiro ano do curso de Engenharia de Computação da Poli, foi o vencedor da categoria Supply Chain Management League em Congresso Internacional de Inteligência Artificial, a 14th Automated Negotiating Agents Competition (ANAC2023), em Londres. O trabalho apresentado é fruto da Iniciação Científica desenvolvida pelo futuro engenheiro, orientado pelo professor Jaime Simão Sichman, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli. Leia mais.

Doutorando da Poli recebe prêmios por pesquisas sobre monitoramento remoto de poços de petróleo

O aluno de doutorado em Engenharia Mineral da Poli, Pedro Esteves Aranha, foi contemplado com o primeiro lugar na premiação ANP de Inovação Tecnológica 2022, e ganhou o Prêmio Excelência Técnica e Profissional da Indústria 2022 na área de ciência de dados e análises em Engenharia (SPE Brazil Award).
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica é promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Leia mais.

Alunos do ensino médio podem conhecer a Engenharia Mecatrônica da Poli em evento online e gratuito

Entre os dias 21 e 25 de julho, alunos do ensino médio ou do cursinho pré-vestibular poderão conhecer sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP no evento online e gratuito, ‘’Conhecendo a mecatrônica’’, organizado pelo grupo de projetos sociais e científicos PET Mecatrônica. Os três alunos com melhor desempenho no projeto a ser proposto na programação ganharão uma vaga na Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM). Os interessados em participar devem se inscrever por formulário. +

Dia-a-dia na Poli

Empresário Rubens Ometto realizou palestra aos alunos politécnicos em evento da Poli Finance

No dia 31 de maio, o empresário Rubens Ometto, do Grupo Cosan, foi convidado pela entidade estudantil Poli Finance a falar aos alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP sobre economia brasileira, desafios de empreender no Brasil e aprendizados de sua carreira profissional no mercado financeiro.
O evento ocorreu no Auditório do prédio da Administração da Poli, com a presença de estudantes de diversas faculdades. A palestra também foi transmitida pelo YouTube.

Trajetórias politécnicas

Conheça a trajetória do engenheiro de minas da Poli que estudou explosivos na Itália e ganhou um prêmio com seu TCC

George Emiliano analisou a eficiência de explosivos civis empregados no desmonte mineral, e seu trabalho de conclusão de curso, defendido em 2019, ganhou o Prêmio Metso Outotec Brasil. Leia mais.

Poli na mídia

Professor da Poli tem artigo publicado no Broadcast Energia do Estadão sobre fontes renováveis no sistema elétrico brasileiro

O professor Sidnei Martini da Poli teve, recentemente, um de seus artigos publicados no Broadcast Energia do Estadão, sobre fontes renováveis do sistema elétrico brasileiro. Confira o artigo na íntegra.

Professor da Poli explica sobre neurônios artificiais da Inteligência Artificial ao Jornal da USP

No dia 2 de junho, "Estudo internacional revela como neurônios artificiais simulam habilidades cerebrais complexas’’, entrevistou o professor Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli. O professor esclarece a ideia de "neurônios artificiais’’, que surgiu de pesquisa internacional sobre o desenvolvimento de dispositivos que impulsionam o avanço das inteligências artificiais. Leia mais.

Acesse as nossas categorias:

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo e Luana Takahashi.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram