Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 6º de janeiro de 2023
nº 1/2023

Destaques

Ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, professor da Escola Politécnica da USP será secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP

Ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, professor da Escola Politécnica da USP será secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP
O ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, será o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O anúncio foi feito na tarde de 23 de dezembro. Leia a notícia completa no Jornal da USP.
Agopyan foi reitor da USP no período de 2018 e 2022. É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e Ph.D. pela Universidade de Londres King’s College. Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção. Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP, no período de 2010 a 2014, e vice-reitor da Universidade, de 2014 a 2018.
Confira a página do Secretário no Portal do Governo do Estado de São Paulo.

Veja a repercussão na imprensa.

Oportunidades

Estão abertas as inscrições para a Bolsa Addison Wheeler da Durham University para alunos de Pós-Doutorado

Até 10 de janeiro, estão abertas as inscrições para a Bolsa Addison Wheeler da Durham University, do Reino Unido, para alunos de Pós-Doutorado.
A bolsa é projetada para atrair os melhores pesquisadores em início de carreira no Reino Unido, Europa e além e em todo o espectro da Ciência, Ciências Sociais, Artes e Humanidades, e para construir redes internacionais de acadêmicas com uma paixão pelos desafios de pesquisa mais importantes da atualidade. Leia mais.
Estão abertas as inscrições para a Bolsa Addison Wheeler da Durham University para alunos de Pós-Doutorado

Escola de Educação Física e Esporte da USP oferece cursos comunitários de exercícios físicos

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP está com inscrições abertas para os Cursos Comunitários de exercícios físicos. Confira os cursos disponíveis no site e se inscreva no link até o dia 11 de janeiro (quarta-feira). Leia mais.
Escola de Educação Física e Esporte da USP oferece cursos comunitários de exercícios físicos 

Inscrições para as vagas remanescentes para o 1º semestre de 2023 na Escola de Aplicação da FE-USP

A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP publicou o edital para o sorteio público de ingresso nas vagas remanescentes do Ensino Fundamental (I e II) e do Ensino Médio no primeiro semestre do ano letivo de 2023. O período de inscrições vai de 16 e 17 de janeiro, e o formulário estará disponível apenas nestes dias, das 9h do dia 16 às 18h do dia 17. Confira aqui as orientações e o site da Escola.
20201205_00_escola_de_aplicacao_usp

Programa do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) visa alavancar empreendedores e empreendedoras na Universidade com premiações de até R$ 20 mil

A StartNEU#5, um programa do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) em parceria com a Taqtile, está com inscrições abertas para uma jornada que visa alavancar empreendedoras e empreendedores na criação de suas startups e premiá-los com até R$20 mil cada para contribuir no desenvolvimento de seus projetos. As inscrições podem ser feitas até dia 26 de março, por meio deste formulário. O programa contará com mentorias com empreendedores, profissionais do mercado e membros do NEU para ajudá-lo(a) no aprimoramento de sua proposta de valor e produto. Leia mais.

Unicamp e Instituto Vladimir Herzog realizam 3ª edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

A Universidade de Campinas (Unicamp) e o Instituto Vladimir Herzog lançam a 3ª edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH). Criado em 2020 com o objetivo de reforçar o compromisso da Ciência com a promoção da vida digna, o PRADH reconhece pesquisas em todas as áreas do conhecimento realizadas em instituições públicas e de ensino e pesquisa com sede no Estado de São Paulo. As pesquisas — que podem ser de Graduação, Mestrado ou Doutorado — devem ter sido finalizadas e aprovadas no ano de 2022 para concorrerem ao Prêmio. Não necessariamente a premiação visa pesquisas sobre direitos humanos, mas sim aquelas que estejam comprometidas com os valores compatíveis com respeito à dignidade e à sustentabilidade da vida. São premiadas pesquisas nas seguintes categorias:
- Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologia;
- Ciências biológicas e da Saúde;
- Ciências Humanas, Sociais e Linguagem;
- Educação.
O Edital DeDH nº 02/2022 contém todas as informações necessárias para a realização das inscrições, que vão até 3 de fevereiro de 2023. Leia mais.

Avisos!

Resolução da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP possibilita realização remota de bancas mediante autorização

O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Márcio de Castro Silva Filho, publicou uma Circular (67/2022), sobre a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses. Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses. Confira a Circular na íntegra.
POLI USO DE MASCARA TV
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Guilherme Bento e Jaqueline Silva - estagiários de jornalismo.
Projeto gráfico: Rosana Simone
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]