Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 13º de janeiro de 2023
nº2/2023

Destaques

Uspianos de diversas áreas contribuirão para o novo governo estadual

20230111_transmissao_palacio
Jornal da USP - Logo após tomar posse em 1º de janeiro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nomeou os 25 secretários escolhidos para compor o governo do Estado. Dessa lista, sete nomes passaram pela Universidade de São Paulo em algum momento de sua trajetória.
“É muito significativo para a USP constatar que quase um terço dos secretários de Estado do novo governo tem pelo menos uma passagem da sua formação profissional feita na nossa universidade. Isso sem contar todos os colegas que ocupam importantes posições no governo estadual. Espero que esse vínculo seja catalisador para projetos conjuntos, relevantes não só para a sociedade paulista, mas para todos os brasileiros”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por exemplo, é comandada pelo ex-reitor da USP e professor da Escola Politécnica (Poli), Vahan Agopyan. Além de Agopyan, outros três secretários são ex-alunos da Poli: o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco. Leia mais.

Votação do XXI Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais da Poli é prorrogada até 15 de janeiro

a6213d_84a72ca51d444dadb309a244e12314d0_mv2
Devido a problemas técnicos, a Comissão Organizadora do XXI Concurso MetMat de Fotomicrografias informa que terá de adiar o evento de premiação dos trabalhos vencedores de 2022, anteriormente previsto para o dia 15 de dezembro (quinta-feira). O público apreciador dessas imagens poderá votar em suas fotos preferidas, com o período de votação estendido até 15 de janeiro de 2023, às 12h. Findo o prazo, serão computadas as curtidas de cada foto e proclamados os vencedores. Adicionalmente aos prêmios principais do concurso, serão distribuídos dois prêmios aos trabalhos mais votados com base na votação popular. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Alunos da Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP realizam visita à empresas de óleo e gás em Macaé, Rio de Janeiro

Alunos da Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP realizam visita à empresas de óleo e gás em Macaé, Rio de Janeiro
Alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli-USP inscritos na disciplina “Visitas Supervisionadas em Engenharia de Petróleo” — PMI 3929, visitaram algumas das principais prestadores de serviço do setor de óleo e gás em Macaé, Rio de Janeiro, em novembro de 2022.
Desde 2019, a cidade de Macaé vem retomando o setor de óleo e gás, já que, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (ABESPetro), cerca de R$ 285 bi foram investidos no Estado do Rio de Janeiro para elevação da produção das reservas.
Os participantes acompanharam de perto algumas das atividades práticas da Engenharia de Petróleo, além de conseguirem conhecer diversos equipamentos offshore utilizados no setor de óleo e gás.
Leia mais.

Pesquisadores da Poli desenvolvem estudo do albedo no desempenho de placas solares bifaciais visando a redução dos custos da mobilidade interna, pelo uso de carros elétricos, e das perdas técnicas

Estudo do albedo no desempenho de placas solares bifaciais visando a redução dos custos da mobilidade interna, pelo uso de carros elétricos, e das perdas técnicas

Poli na mídia

Professor da Poli comenta sobre projeto de ensino para engenheiros criativos

A nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, uma iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) com a adesão do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), coloca em discussão o ensino da Engenharia, com a nota técnica “Um projeto para a formação de engenheiros”, elaborada por José Roberto Cardoso, ex-diretor e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato.
O professor expõe a falta de incentivo à criatividade e ao empreendedorismo no ensino tradicional da Engenharia. “A inexistência da narrativa de um fenômeno físico – cuja ‘solução’ transita apenas pela obtenção de uma equação, diferencial ou não – que daria sentido a tudo aquilo –, leva o estudante a não praticar a leitura, a não exercitar o entendimento de um texto e, por fim, a não enxergar a beleza da engenharia”. Leia mais.
Professor da Poli-USP comenta sobre projeto de ensino para engenheiros criativos

Oportunidades

Universidade de Waseda, do Japão, oferece bolsas de estudos MEXT de Pós-Graduação

A Escola de Pós-Graduação em Estudos da Ásia-Pacífico (GSAPS), da Universidade de Waseda, no Japão, anunciou o programa de bolsas de estudos MEXT para pós-graduação. As inscrições podem ser feitas de 16 a 25 de janeiro de 2023. Inscreva-se aqui. O programa é patrocinado pelo governo japonês e concede uma bolsa integral, que inclui uma taxa de passagem aérea de ida e volta, mensalidade, taxa de admissão e estipêndio mensal para 2 (dois) anos de programa de Mestrada e 3 (três) anos para Doutorado no Japão. Leia mais.
Universidade de Waseda, do Japão, oferece bolsas de estudos MEXT de Pós-Graduação

Estão abertas as inscrições para edital da Universidade de Yale, dos EUA, para alunos de Pós-Graduação

Estão abertas as inscrições para o Edital 1626/2022 - Fox International Fellowship Program, Yale University (Pós-Graduaçã0), até dia 20 de janeiro de 2023, ao meio dia.
A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anuncia a abertura do Edital de seleção para concessão de vaga e bolsa do Fox International Fellowship Program, da Yale University, nos Estados Unidos. O programa é dirigido a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), que podem ser alunos de cursos diversos, desde que seu projeto foque nas áreas descritas no edital.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Sistema Mundus (na área de acesso público). Leia atentamente o edital e inscreva-se, sob o código 1636, em Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema).
Em caso de dúvidas, entre em contato com o escritório internacional da sua Unidade USP. Leia mais.
Estão abertas as inscrições para edital da Universidade de Yale, dos EUA, para alunos de Pós-Graduação

Comunicados

Pesquisa da ESALQ/USP convida comunidade universitária a colaborar com questionário sobre rotulagem ambiental relacionada a aspectos do comportamento do consumidor

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, Talles Silva do Nascimento, necessita do auxílio da comunidade uspiana para responder um questionário sobre rotulagem ambiental relacionada a aspectos do comportamento do consumidor, referente à sua dissertação de mestrado.
Acesse o questionário aqui; o tempo aproximado de resposta é entre 10 e 15 minutos. Leia mais.
Pesquisa da ESALQ/USP convida comunidade universitária a colaborar com questionário sobre rotulagem ambiental relacionada a aspectos do comportamento do consumidor

Onde estão localizadas as universidades mais bem classificadas no Ranking SCImago 2022

O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores.
O número de universidades e instituições de pesquisa por país ajuda a reconhecer a diferença na capacidade de geração de conhecimento científico, considerando que esta é uma dimensão de análise, assim como o desempenho obtido. Por exemplo, os Estados Unidos estão representados por 1.028 instituições, enquanto o Brasil está representado por 205 instituições apenas. No mundo, SCImago classificou 7.945 instituições. A Universidade de São Paulo encontra-se em 43º no âmbito geral da classificação.
A opção de visualização permite identificar as áreas de conhecimento onde a instituição publicou, reconhecer o prestígio das revistas científicas nas quais o conhecimento da instituição foi publicado e identificar as comunidades científicas predominantes. Leia mais.
POLI USO DE MASCARA TV
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Jaqueline Silva e Otávio Aguiar.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]