cabeçalho poli informa semanal
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
Edição de 20 de janeiro de 2023
nº 3/2023

Destaques

Alunos de Engenharia Naval da Poli-USP vencem competição no México com projeto de robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias

Em novembro de 2022, quatro estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP venceram a última etapa do hackathon Huawei Developer Competition LATAM, na Cidade do México. Entre mais de 400 estudantes de Graduação e de Pós-Graduação da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru; Felipe Souza, Jungeui Choi, Lucas Cremaschi e Pedro Antunes levaram o prêmio de 15 mil dólares pelo projeto desenvolvido durante toda a competição: um robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias. Leia mais.
day2-1

Parceria entre Poli-USP e startup internacional oferece oportunidades de hackathon para alunos de graduação

A Comissão de Graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP acertou uma parceria com a startup Agorize, especializada em desafios de inovação, para fomentar oportunidades de hackathons para seus estudantes de engenharia. As vagas serão divulgadas pela comunicação institucional da Escola, e toda a organização da participação dos alunos é organizada pela empresa.
Software programer pointing pencil at source code on computer screen explaining algorithm to coworker
O presidente da Comissão de Graduação da Poli, Antonio Seabra, explica que por meio desta colaboração é possível concentrar a divulgação dessas oportunidades, ou seja, a startup oferece diversas opções de hackathons adequadas para o perfil da Escola, de maneira institucionalizada. A Comissão de Graduação da Escola Politécnica vai organizar, sempre durante o prazo de inscrições, uma sessão de esclarecimentos para cada oportunidade onde um membro da Agorize vai explicar os detalhes da competição. A data da realização de cada sessão de esclarecimentos será divulgada pelo site da Poli e pelos outros meios de comunicação.

Confira aqui as oportunidades disponíveis.

A Poli no Jornal da USP

Pensando no próximo vestibular? Cursinhos populares da USP abrem inscrições

O período de realização das provas de vestibular em 2022 referentes a entradas em 2023 já foi encerrado, mas a preparação para o próximo ano já começou. Os cursinhos populares da USP se preparam para acolher estudantes de baixa renda, que receberão aulas, plantões, materiais e outros tipos de auxílios, que desejam pleitear uma vaga nas melhores universidades do Brasil.
Pensando no próximo vestibular? Cursinhos populares da USP abrem inscrições
Os cursos são extensivos e privilegiam a análise socioeconômica como um dos critérios de seleção. As aulas e demais atividades são realizadas pelos próprios estudantes da USP. A Escola Politécnica (Poli) da USP conta com o Cursinho Popular da Poli, fundado em 1987, por iniciativa do então diretor da Escola, o professor Décio Leal de Zagótis, e do Grêmio Politécnico.
Desde 2006, é administrado pelos estudantes de engenharia da universidade. As aulas são ministradas, em sua maioria, por estudantes que veem neste projeto social uma forma de ajudar pessoas de baixa renda a se prepararem para os melhores vestibulares do Brasil. O projeto é parceiro do Sistema Etapa de Ensino, do qual recebe materiais e suporte pedagógico.
Saiba mais sobre cronograma, modalidades de aulas e inscrições na matéria do Jornal da USP na íntegra.

Poli na mídia

Entenda por que o Titanic afundou e como a tragédia faz navios serem mais seguros

Entenda por que o Titanic afundou e como a tragédia faz navios serem mais seguros
O jornal Folha de S. Paulo conversou com o engenheiro naval Jordi Mas-Soler, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, sobre o naufrágio do Titanic, há pouco mais de 110 anos, em 1912. Como foi possível que o navio naufragasse durante a sua viagem inaugural, já que possuía a fama de ser impossível de afundar? Mas-Soler explica que, quando um navio é lançado ao mar, passa a ocupar o volume onde deveria haver água. Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. Leia mais.

Oportunidades

Inscrições abertas para integrar o CoralUSP no 1º semestre de 2023

Estão abertas, até dia 31 de março, as inscrições para o CoralUSP. No site você encontra as informações sobre os grupos, como repertórios, horários e locais de ensaio. Para se inscrever, acesse o site do CORALUSP e entre em "INSCRIÇÕES" ou na aba "VEM CANTAR NO CORALUSP!", onde encontrará o formulário para inscrição e algumas informações importantes.
As inscrições são gratuitas e é necessário ter 18 anos ou mais. Não é preciso ter tido experiências para a maior parte dos coros e o vínculo com a USP não é necessário, sendo aberto para toda a comunidade. Leia mais.
Inscrições abertas para integrar o CoralUSP no 1º semestre de 2023

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP lança chamada pública para docentes de centros nacionais multiusuários

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade de São Paulo informa aos docentes, com urgência, para conhecimento e eventual participação, a CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA/ CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS, cujos objetivos são: (1) Fortalecer os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica de caráter multiusuário já estabelecidos e instalar novos onde não existam, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento para que possam atuar como Centros Nacionais Multiusuários (CNM) em seus campos correlatos; (2) Fomentar a cooperação entre os Centros Nacionais Multiusuários e as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs, de maneira a garantir a sustentabilidade e a operacionalidade dos laboratórios.
Leia mais.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP lança chamada pública para docentes de centros nacionais multiusuários

Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o programa de permanência estudantil da USP

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza benefícios e bolsas aos alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas, recebe inscrições até o dia 2 de março, pelo Portal de Serviços Computacionais da USP. O programa passou por uma reformulação e, a partir deste ano, oferecerá um benefício unificado denominado auxílio-permanência – que unifica e substitui benefícios que antes eram oferecidos separadamente como o apoio-moradia, auxílio-moradia, auxílio-livros, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. O valor do auxílio-permanência é de R$ 800 mensais e será pago durante todo o tempo de realização do curso. Leia mais.
Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o programa de permanência estudantil da USP [2023]

Avisos!

Uso de máscaras em ambientes fechados deixa de ser obrigatório na USP

A Reitoria divulgou, no dia 18 de janeiro, um comunicado à comunidade universitária sobre a não obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes fechados da Universidade. De acordo com o texto, a exigência do uso de máscara fica restrita apenas ao transporte coletivo e aos serviços de saúde dos campi. Leia aqui a íntegra do comunicado assinado pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP divulga prazo de empréstimo nas férias de início de ano - 2023

A Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais (DGDICD) da USP informa que no período das férias escolares da Universidade de São Paulo não há limite para o número de renovações de empréstimos de materiais bibliográficos. Desta forma, os empréstimos poderão ser renovados pelos usuários presencialmente na Biblioteca, ou via web, utilizando o Aplicativo Móvel da USP, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP.
A renovação sem limites ficará disponível ao usuário até o dia 12 de março de 2023 e poderá ser realizada desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário. Leia mais.
Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais convida comunidade uspiana a colaborar com questionário sobre o trabalho dos produtores de conteúdo
“Você trabalha como produtor de conteúdo (influenciador digital) ou conhece alguém que atue nesta área?”
O doutorando Ramom Carvalho, do Doutorado em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e orientado pela professora Deise Luiza Ferraz, necessita do auxílio da comunidade uspiana para responder um questionário sobre o trabalho dos produtores de conteúdo.
A pesquisa visa conhecer as condições de trabalho desses/as profissionais. Acesse aqui o questionário.
Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais convida comunidade uspiana a colaborar com questionário sobre o trabalho dos produtores de conteúdo

Confira as vagas de estágio da semana – 16 a 20 de janeiro de 2023

Instructor explaining corporate software specific to intern
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Jaqueline Silva e Otávio Aguiar.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]