Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 27 de janeiro de 2023
nº4 /2023

Destaques

Parceria da FDTE conecta especialistas da Poli-USP com plataforma de projetos de sustentabilidade​

Parceria da FDTE conecta especialistas da Poli-USP com plataforma de projetos de sustentabilidade​
Fundação ligada à Poli-USP mediará a expertise de pesquisadores da Universidade para iniciativas de empresas que buscam reduzir suas emissões de carbono

Conforme estabelecido na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), realizada em 2021, o Brasil tem a missão de reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030. Para cumprir com esse compromisso, é necessário promover, entre outras mudanças, investimento massivo em tecnologia. Para isso, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), constituída por professores da Escola Politécnica da USP, se uniu à WeWe Plataforma de Serviços Ambientais, em um acordo de cooperação que busca estreitar os laços entre a indústria e a academia.
A partir do acordo de cooperação firmado em 19 de janeiro, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) poderão contar com a expertise de pesquisadores da USP, das mais diversas áreas, em suas iniciativas para zerar a pegada de carbono. Na prática, os especialistas indicados pela FDTE atenderão clientes prospectados pela plataforma da WeWe, que oferece laudos técnicos, diagnósticos e certificação de projetos, além da elaboração e acompanhamento da contabilidade de carbono e aposentadoria de créditos.
Leia mais.

Parceria entre Poli-USP e startup internacional oferece oportunidades de hackathon para alunos de graduação

A Comissão de Graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP acertou uma parceria com a startup Agorize, especializada em desafios de inovação, para fomentar oportunidades de hackathons para seus estudantes de engenharia. As vagas serão divulgadas pela comunicação institucional da Escola, e toda a organização da participação dos alunos é organizada pela empresa. O presidente da Comissão de Graduação da Poli, Antonio Seabra, explica que por meio desta colaboração é possível concentrar a divulgação dessas oportunidades, ou seja, a startup oferece diversas opções de hackathons adequadas para o perfil da Escola, de maneira institucionalizada. Confira as oportunidades disponíveis.
Parceria entre Poli-USP e startup internacional oferece oportunidades de hackathon para alunos de graduação

Oportunidades

Assista ao vídeo informativo sobre o novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil - PAPFE 2023

A Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP publicou recentemente um vídeo explicativo sobre o novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil - PAPFE 2023. O vídeo pode ser acessado por meio do link do YouTube. O edital para o PAPFE 2023, que já está com o prazo de inscrições aberto, está disponível no link. Outras informações sobre o programa podem ser encontradas na página de Apoio Estudantil da PRIP.
papfe 2023

Última semana de inscrições em Prêmio acadêmico em Direitos Humanos que contempla engenharia, tecnologia e ciências exatas

III PRADH
A Universidade de Campinas (Unicamp) e o Instituto Vladimir Herzog lançam a 3ª edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH). Criado em 2020 com o objetivo de reforçar o compromisso da Ciência com a promoção da vida digna, o PRADH reconhece pesquisas em todas as áreas do conhecimento realizadas em instituições públicas e de ensino e pesquisa com sede no Estado de São Paulo. As pesquisas — que podem ser de Graduação, Mestrado ou Doutorado — devem ter sido finalizadas e aprovadas no ano de 2022 para concorrerem ao Prêmio.
Não necessariamente a premiação visa pesquisas sobre direitos humanos, mas sim aquelas que estejam comprometidas com os valores compatíveis com respeito à dignidade e à sustentabilidade da vida. O Edital DeDH nº 02/2022 contém todas as informações necessárias para a realização das inscrições, que vão até 3 de fevereiro de 2023.

Inscrições abertas para professores voluntários no Cursinho Popular Hypatia para aulas remotas

O Cursinho Popular Hypatia está com inscrições abertas para professores voluntários no ano de 2023. O Hypatia é um cursinho popular criado e administrado por estudantes voluntários da USP de Ribeirão Preto com a finalidade de aproximar os estudantes das ciências exatas e auxiliar indivíduos de baixa renda a ingressar no ensino superior. Como voluntários, os professores exercerão o papel de ensinar e orientar os alunos e ajudá-los a desenvolver habilidades necessárias para que se destaquem academicamente. Os detalhes sobre o processo seletivo, vagas e datas estão presentes no edital. No ano de 2023, as aulas serão exclusivamente remotas. Os candidatos interessados devem ler o edital e preencher o formulário de inscrição até o dia 15/02/2023. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por meio deste e-mail.

Inscrições abertas para educadores voluntários no Cursinho Popular Clarice Lispector

Estão abertas as inscrições para educadores voluntários no Cursinho Popular Clarice Lispector. O CPCL é um cursinho pré-vestibular totalmente gratuito, sediado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O manual do candidato pode ser acessado por meio deste link. Informações sobre as vagas disponíveis podem ser encontradas no post do perfil do Instagram ou formulário de inscrição do projeto.

Bolsa de Pós-doutorado visando a capacitação de profissionais para o desenvolvimento do Programa Nuclear da Marinha

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP), celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de cunho estratégico em dezembro de 2022. Este Acordo é uma oportunidade para o avanço do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), no qual está inserido o Programa Nuclear da Marinha (PNM), e busca a capacitação de recursos humanos, fundamentais para a criação de soluções práticas e autóctones para desafios inerentes a esse programa estratégico nacional.
Neste contexto, será oferecida uma oportunidade para pesquisador de Pós-doutorado, com bolsa CAPES por doze meses, podendo ser prorrogada por mais doze meses, a critério do CTMSP. O tema de pesquisa será “Desenvolvimento e verificação de modelo completo do elemento combustível em Método de Elementos Finitos (MEF) assim como a definição das incertezas numéricas do sistema”. Leia mais.

Envio de propostas de projetos de pesquisa para o Programa Finep InovaDoc

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP divulgou recentemente o Programa Finep InovaDoc, uma nova iniciativa que tem por objetivo a transferência de tecnologias já consolidadas em universidades, centros de pesquisas e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras para empresas. As propostas poderão ser submetidas por pessoas físicas ou por empresas e os projetos deverão ser coordenados por doutorandos, doutores ou pós-doutores. O prazo para envio de propostas é 27/04/2023. Outras informações no link.

Inscrições para bolsa Fapesp de mestrado em projeto “Da ciência fundamental a aplicada: novas fronteiras em tecnologias de células a combustível”

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou recentemente uma vaga de mestrado com bolsa para alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP. O resumo da vaga especifica que o candidato irá atuar junto ao Centro de Pesquisa para a Inovação de Gases de Efeito Estufa (RCGI) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiado conjuntamente por FAPESP e Shell com sede na Poli-USP. Leia mais.

Inscrições abertas para o programa de bolsas de auxílio do Instituto Semear

O Instituto Semear está com inscrições abertas para seu programa anual que fornece bolsas de auxílio para estudantes universitários de baixa renda. Além de receber uma ajuda financeira durante o período de um ano, os selecionados recebem mentorias mensais, participam dos eventos e treinamentos realizados pelo Instituto e têm acesso à rede de contatos do Semear.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário. Em caso de dúvidas ou sugestões, é possível entrar em contato com o Instituto Semear por meio de seu perfil do Instagram ou pelo e-mail comunicacao@isemear.org.br.

Avisos!

Área financeira divulga orientações para agendamento de baixa patrimonial da Escola Politécnica da USP

Como medida de regularização do patrimônio da Escola Politécnica (Poli) da USP, está sendo promovido o agendamento para baixa patrimonial dos equipamentos inservíveis da Escola. Para isso, é solicitado que disponibilizem tais equipamentos no Sistema MercúrioWeb e encaminhem para a Seção de Patrimônio (em cópia) a lista com os bens disponibilizados até o dia 28/02/2023. Leia mais.

Vídeo da Pró-Reitoria de Graduação explica como funcionam inscrições no Enem USP

A Pró-Reitoria de Graduação criou um vídeo sobre as inscrições no Programa Enem USP, que possibilita que os vestibulandos utilizem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma das 2.917 vagas disponíveis nesta modalidade para os cursos de graduação da USP. Veja o vídeo abaixo e leia mais.

Notícias da Biblioteca

O efeito ChatGPT baseado em Inteligência Artificial e o ensino nas Universidades

Um recente artigo publicado no jornal The New York Times chamou a atenção dos leitores para um fato irrefutável: o uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial que criam textos via máquina está ganhando espaço nas escolas e universidades, levando-as a reestruturar seus cursos de escrita e a tomar medidas preventivas contra a possibilidade de plágio em massa.
A matéria, publicada no portal da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, é uma compilação de Elisabeth Dudziak de informações embasadas em textos sobre o chamado “efeito ChatGPT” e de outras ferramentas baseadas em inteligência artificial e como as universidades estão sendo levadas a mudar seus métodos de ensino e verificação de textos. Ela aborda o fato de que as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão mudando o modo como a redação e a escrita são realizadas e ensinadas nas escolas e universidades.
Acesse a matéria completa por meio deste link.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Jaqueline Silva e Otávio Aguiar.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional.
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.