Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 3 de março de 2023
nº 8/2023

Destaques

Escola Politécnica se prepara para das as boas-vindas aos ingressantes 2023

Confira a página voltada aos ingressantes de 2023.
Boas-vindas ingressantes 2023!

A Poli no Jornal da USP

Mestranda da Escola Politécnica analisa locais onde há maior índice de atropelamentos em São Paulo

Mestranda da Escola Politécnica analisa locais onde há maior índice de atropelamentos em São Paulo
A engenheira Ruth Otamária da Silva Aires é a autora de uma dissertação de mestrado que analisa a influência de fatores sobre a incidência de atropelamentos que ocorrem na cidade de São Paulo envolvendo principalmente pedestres. A pesquisa, desenvolvida na Poli, na área de Engenharia de Transportes, foi baseada em números de atropelamentos fornecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) referentes aos anos de 2017 e 2018.
Ruth afirmou ao Jornal da USP que o objetivo do estudo foi identificar os problemas que estariam envolvidos nestes acidentes de trânsito. Os resultados do trabalho serão em breve apresentados à CET como proposta de auxílio na sugestão de ações para segurança viária e diminuição de atropelamentos, como implantação de ciclofaixas, semáforos de pedestres, readequação de retornos, entre outros. Leia mais.

Iniciativa da Associação dos Engenheiros Politécnicos oferece bolsas e mentoria para ingressantes da Escola

Iniciativa da Associação dos Engenheiros Politécnicos oferece bolsas e mentoria para ingressantes da Escola
O programa Poli Retribua, iniciativa da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), disponibiliza, desde 1985, bolsas e mentoria para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do primeiro e do segundo ano da Escola Politécnica. O projeto é de um grupo de profissionais voluntários egressos da Poli e busca proporcionar aos estudantes condições a fim de evitar a evasão nos cursos de graduação e preparo para o mercado de trabalho. Para participar e receber o benefício, o aluno passa por um processo de análise de perfil socioeconômico. Para outras informações sobre o Poli Retribua, acesse a matéria do Jornal da USP.

Poli na mídia

Professor da Escola Politécnica fala sobre legislação e garimpo ilegal no jornal O Povo

A atual crise nas terras indígenas Yanomami é resultado direto do agravamento da invasão garimpeira. Com diversos jornais noticiando a tragédia que acometeu este povo indígena, o Brasil se voltou para a problemática do garimpo ilegal. Luís Enrique Sánchez, doutor em Economia dos Recursos Naturais pela Escola de Minas de Paris e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, afirmou para o jornal O Povo que, no Brasil, a legislação referente ao garimpo ilegal não tem sido efetiva, de forma que apenas a atuação da Agência Nacional de Mineração (ANM) não é mais suficiente. Confira a matéria.
Na última quinta-feira, 2 de março de 2023, os professores Mario Salerno e Claudio Geraldo Schön participaram do Programa NOVA ECONOMIA do Jornal GGN Economia, transmitido ao vivo. Confira no link.

Dia-a-dia na Poli

Ex-Reitor da USP e atual Secretário de Estado, professor Vahan Agopyan anuncia aposentadoria na Escola Politécnica

No dia 23 de fevereiro de 2023, a reunião da Congregação da Poli recebeu o atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, professor da Escola desde 1975, para o anúncio de sua aposentadoria. Engenheiro civil e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Poli, doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London e livre-docente também pela Poli, Vahan dirigiu a Escola de 2002 a 2006, e foi Reitor da USP de 2018 a 2022, entre diversos cargos de liderança.
Ex-Reitor da USP e atual Secretário de Estado, professor Vahan Agopyan anuncia aposentadoria na Escola Politécnica
Após ser convidado a integrar a mesa, Vahan foi recepcionado pelas palavras do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, que ressaltou a importância do docente para a Escola Politécnica e para a USP. Dirigindo-se principalmente aos seus jovens colegas, Vahan destacou como esta carreira é interessante. “Esta carreira é tão boa, que nós docentes conseguimos calibrá-la. Nos permite que façamos desvios, sigamos trilhas distintas que, não gostando, podemos retornar. Para os meus jovens colegas: é uma carreira muito entusiasmante, muito interessante. Aproveitem e calibrem como quiserem. Não é preciso seguir nenhum exemplo. Vocês podem criar a trilha que vocês quiserem”. Por fim, ovacionado pela plateia, Vahan se despediu. “Adeus à Congregação e até breve aos colegas!”. Veja a cobertura completa no link.

Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP homenageia professor José Joaquim do Amaral Ferreira

No dia 1º de março de 2023, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica prestou homenagem ao professor José Joaquim do Amaral Ferreira pelos 50 anos de ensino na Poli.O evento ocorreu no Espaço On do Departamento, e contou com a presença de outros docentes e integrantes da Escola, além da apresentação de vídeos de familiares e amigos do professor.
Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP homenageia professor José Joaquim do Amaral Ferreira
Sendo um grande nome do corpo docente da Escola, José é protagonista da área de desenvolvimento sustentável. Formado em Engenharia Mecânica de Produção pela USP, o professor também possui mestrado em Industrial Engineering pela Stanford University, além de ter mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela USP. Joaquim também é Presidente do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e acadêmico da Academia Brasileira de Qualidade. Confira as fotos da homenagem ao professor aqui.

Oportunidades

Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulga nova disciplina para o 1° semestre de 2023

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação oferecerá uma nova disciplina, no 1° semestre de 2023, voltada para Mestrandos e Doutorandos detentores de tecnologia ou com interesse em formar times de sócios fundadores para desenvolvimento de uma startup a partir de uma tecnologia desenvolvida por um dos alunos. Com 50 vagas para alunos regulares, a disciplina será oferecida de 13/03 a 03/07/2023, via ZOOM, às segundas-feiras, das 19h às 23h e atribuirá 8 créditos. A aprovação do estudante está condicionada à obtenção dos Conceitos A, B ou C na entrega do trabalho da disciplina. O trabalho da disciplina consistirá no desenvolvimento da inovação a partir da tecnologia do pós-graduando. A pré-matrícula da disciplina só poderá ser realizada, via web, pela(o) própria(o) aluna(o) no período de 27/02 a 05/03/2023 por meio do site, da mesma maneira que as disciplinas habituais. Basta colocar o código da disciplina ou acessar pela área de concentração 110499 – Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Leia mais.

Curso redação acadêmica em inglês na Poli

Estão abertas as inscrições para o curso gratuitos de Ferramentas Básicas de Redação Acadêmica em Inglês (Writing I 3ªs-feiras, 9h00 - 12h00) de 07 de março a 25 de abril. Destina-se a quem precisa redigir artigos para periódicos e congressos internacionais. Mais informações com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias ou com cristina.borba@usp.br. Leia mais.

Inscrições abertas para bolsa de Pós-doutorado na Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha

Até 10 de março, estão abertas as inscrições para bolsa de Pós-doutorado, que visa a capacitação de profissionais para o desenvolvimento do Programa Nuclear da Marinha. Leia mais.

Edital 1689 / 2023- Linköping University Summer Academy (Suécia) – Graduação

Entre 17 e 23 de março de 2023, estarão abertas as inscrições na USP para vaga na Linköping University Summer Academy (Suécia), que será realizada de 03 a 28 de julho de 2023. A nomeação pela USP garantirá a isenção de taxas acadêmicas aos alunos aceitos pela Linköping University. Confira os cursos oferecidos no link.

USP e universidades parceiras reatam aliança para promover o Espaço Ibero-Americano de conhecimento

No dia 17 de fevereiro de 2023, foi realizado o ato público de constituição da União Ibero-americana de Universidades (UIU), uma aliança formada pela Universidade de São Paulo, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Barcelona e a Universidade Complutense de Madrid. A assinatura, presidida pelos reitores das cinco universidades, foi transmitida por este link e o vídeo oficial da cerimônia pode ser visto aqui. Para outras informações sobre a UIU, clique aqui.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publica edital do Prêmio USP Mães Pesquisadoras - Edição 2023.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) publicou o edital do Prêmio USP Mães Pesquisadoras - Edição 2023. Este ano serão premiadas pesquisadoras das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Serão concedidos até 4 prêmios, nas categorias Docente (contratada após 01.01.2011), Pós-Doutoranda, Pós-Graduanda e Graduanda. Leia mais.

Laboratório de Letramento Acadêmico da USP promove evento com professora da Universidade de Glasgow

O Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) receberá a visita da Dra. Carole MacDiarmid, Docente e Responsável pelas Pesquisas em Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) com foco no Desenvolvimento de Professores de IFA na Universidade de Glasgow, Escócia da Universidade de Glasgow, para uma série de cursos, workshops e palestras.
Os eventos visam desenvolver o conhecimento e a compreensão de uma série de características da base de conhecimentos dos professores de EAP, junto com as abordagens para desenvolver tais conhecimentos. Para se inscrever, acesse o link: http://linktr.ee/llacusp

Da Periferia Para o Mundo abre inscrições para novos voluntários

O projeto Da Periferia Para o Mundo (DPPOM) está com inscrições abertas para novos voluntários, com vagas nas áreas de mentoria e pedagógico. O programa, fundado por Diego Peres, estudante da Poli-USP, tem como objetivo auxiliar alunos de 8° e 9° anos de escolas públicas em São Paulo a conquistarem novas oportunidades. Leia mais.

Inscrições abertas para o time de monitores do Salvaguarda

Até 7 de março, estão abertas as inscrições para o time de monitores(as) do Salvaguarda, programa social de auxílio para jovens da rede pública brasileira. O programa auxilia estudantes de 1.557 cidades brasileiras (1/3 do país), com todas as informações e conteúdos úteis para o percurso da escolha profissional. O Salvaguarda está em busca de um time de monitores de matemática, que auxiliarão, através de monitorias online, jovens da rede pública de todos os estados do país. Além disso, os monitores poderão ganhar um certificado de reconhecimento do trabalho e da carga horária dedicada. Veja o vídeo de apresentação do Salvaguarda, saiba mais e se inscreva aqui.

Avisos

Grupo do ICB-USP busca voluntários para participar de estudo sobre TDAH

O grupo PhysioGen (ICB I - USP) está em busca de voluntários para participar de um estudo envolvendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. A pesquisa busca avaliar a relação de determinadas características pessoais, sintomas relacionados ao TDAH e da saúde mental (ex.: depressão) com aspectos genéticos e neurobiológicos. Leia mais.

Confira o resultado do processo de transferência interna da Poli-USP para o 1º semestre de 2023

Está disponível no site da Poli o resultado do processo de Transferência Interna para o 1º semestre de 2023. Os alunos contemplados serão transferidos de curso e deverão fazer a adequação da grade durante o período de retificação de matrícula de 27/02 a 03/03. Confira o resultado no link.

Coordenadoria de Administração Geral da USP informa que adesão ao Auxílio-Saúde USP já está disponível

A Coordenadoria Geral da USP (CODAGE) publicou, no dia 24 de fevereiro, o comunicado 001/2023, que oficializa a disponibilidade de adesão ao Auxílio-Saúde USP. Confira o ofício aqui. Veja também o vídeo de apresentação do Auxílio-Saúde USP, clicando no link.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Guilherme Bento e Jaqueline Silva - estagiários de jornalismo.
Projeto gráfico: Rosana Simone
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]