Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 10 de março de 2023
nº9/2023

Destaques

Bem-vindos ao inesquecível: Escola Politécnica da USP prepara programação diversa para receber ingressantes de 2023

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará, de 13 a 18 de março, a Semana de Recepção aos calouros de 2023, uma programação com uma série de atrações voltadas a apoiar e inserir os ingressantes nos seus cursos de graduação. A programação completa pode ser acessada no site dos ingressantes https://www.poli.usp.br/ingressantes-2023
Na segunda-feira, dia 13 de março, os calouros serão recepcionados a partir das 9h30 em uma Feira para que conheçam a Escola e as atividades nela desenvolvidas, e principalmente tenham o primeiro contato com a comunidade politécnica - os(as) alunos(as), professores(as) e funcionários(as) com quem compartilharão sua vida universitária pelos próximos 5 anos. Todas as atividades do primeiro dia serão realizadas no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.
Entre as ações sociais previstas estão a doação de cabelo, totalmente opcional, e a doação de alimentos não perecíveis, mediada pela organização Amigos do Bem. Os convidados podem levar 1kg de alimentos não perecíveis para a arrecadação.
A aula inaugural, momento solene em que o curso é iniciado, será realizada a partir das 14h, com a professora e ex-diretora da Poli atual diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci. Nesta tarde, também serão apresentadas as informações acadêmicas e organizações ligadas à Poli.
Confira aqui a programação.
Recepção aos calouros de 2020 no Centro de Difusão Internacional da USP.
Recepção aos calouros de 2020, no Centro de Difusão Internacional da USP.

A Poli no Jornal da USP

Professor da Escola Politécnica fala sobre ataques cibernéticos no Jornal da USP

De acordo com o Global Cybersecurity Outlook 2023 cresceu, em todo o mundo, a preocupação com ataques cibernéticos. 93% dos especialistas e 86% dos líderes empresariais temem um ataque cibernético nos próximos dois anos. Segundo o professor Marcos Simplício, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, é mais fácil destruir do que construir algo que vai sobreviver a esses ataques. “Para o atacante, basta ele achar uma brecha, enquanto, para o defensor, ele tem que defender todas as brechas”, afirma o professor. Leia mais.
Professor da Escola Politécnica fala sobre ataques cibernéticos no Jornal da USP

Poli na mídia

Agência Fapesp: Inscrições abertas para MBA em Transformação Digital na Escola Politécnica

Até 10 de março, estão abertas as inscrições para o MBA “Transformação Digital - Tecnologias de Informação e Comunicação” na Escola Politécnica. Voltado para profissionais graduados que atuam em todos os segmentos na área de tecnologia da informação e comunicação, o curso remoto é organizado pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e ministrado por profissionais convidados e professores da Escola com atuação no setor. Leia mais.
Agência Fapesp: Inscrições abertas para MBA em Transformação Digital na Escola Politécnica

Dia-a-dia na Poli

Escola Politécnica organiza workshop em parceria com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Lausanne, a Escola Politécnica da USP, em parceria com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), realizou o Globe Consensus Workshop “Benchmarking of Resource Use and Embodied CO2 in Buildings”. A conferência teve por objetivo estabelecer uma norma aberta (open standard) para medir o impacto ambiental incorporado nos edifícios.
Além de co-organizar, a Poli fez 3 das 7 apresentações: Vanderley John, professor da Escola, fez a abertura e Ricardo França, professor sênior do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, fez duas apresentações do trabalho que desenvolve. Leia mais.
Escola Politécnica organiza workshop em parceria com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)

Oportunidades

AWS Academy lança curso online gratuito para a comunidade USP

Até 15 de março, estão abertas as inscrições para o curso Cloud Foundations da Amazon Web Services (AWS), sobre o uso da nuvem. Confira os conteúdos que serão abordados no curso no link. Para se inscrever, preencha o formulário disponível no site, com seu nome, e-mail e número USP. Você será inscrito na plataforma de treinamento da AWS e receberá um convite também por e-mail. Leia mais.
AWS Academy lança curso online gratuito para a comunidade USP

Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH oferece cursos de português para alunos estrangeiros

O Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) oferecerá, no 1º semestre de 2023, três cursos de português voltados para estudantes intercambistas/estrangeiros da USP. Leia mais.

Em sua 2ª edição, o Concurso Engenharia-Ação busca melhorias para cidade de São Paulo

O Programa Engenharia-Ação é uma oportunidade aos alunos de Engenharia e Tecnologia de não só se aproximarem de problemas da capital paulista, mas também proporem soluções. A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de São Paulo (SIURB-PMSP), em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Os projetos idealizados pelos estudantes, implementados ou não, podem ser inscritos até o dia 5 de abril por meio de formulário eletrônico. Posteriormente, serão divulgadas as equipes selecionadas para seguir adiante nas próximas fases. A premiação será uma menção honrosa pela qualidade do trabalho realizado. Leia mais.
Em sua 2ª edição, o Concurso Engenharia-Ação busca melhorias para cidade de São Paulo

Inscrições abertas para processo seletivo do eLab FEA USP

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do eLab FEA USP, laboratório de empreendedorismo aberto para todos os alunos da USP. A entidade, criada em 2015, tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo na sociedade por meio do desenvolvimento, alavancagem e conexão de negócios e empreendedores.
O primeiro passo do Processo Seletivo do eLab é a inscrição online, que está aberta até o início de abril e pode ser feita no link, no qual também está disponível o Manual do Candidato.
Para outras informações, acesse o Instagram do eLab: @elabfeausp. Leia mais.
Inscrições abertas para processo seletivo do eLab FEA USP

Submissões abertas para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2023

Até 16 de maio, estão abertas as submissões de trabalhos científicos para apresentação nas Sessões Técnicas (STs) e Sessões Pôsteres (SPs) do 51° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2023), organizado pela ABENGE. O Congresso ocorrerá de 18 a 20 de setembro de 2023, retornando para o formato presencial, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Leia mais.
Submissões abertas para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2023

Newsletter USP Internacional chega à 100ª edição e agora pode ser recebida por e-mail

No final de 2022, a newsletter USP Internacional chegou a sua 100ª edição. Desenvolvida pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), a newsletter contém as principais oportunidades internacionais da Universidade de São Paulo e suas parceiras. O boletim informativo agora pode ser recebido diretamente por e-mail pelos interessados na comunidade USP. Para receber a newsletter USP Internacional semanalmente, acesse este link. Leia mais.
Newsletter USP Internacional chega à 100ª edição e agora pode ser recebida por e-mail

Congresso Internacional ABED convida autores a contribuírem com pesquisas sobre educação a distância

Em 2023, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) promoverá o Congresso Internacional para discutir questões em torno do ensino remoto, da hibridização e tecnologias digitais na educação. O evento acadêmico-científico, que ocorre anualmente, acontecerá de 15 a 18 de outubro na cidade do Rio de Janeiro.
Congresso Internacional ABED convida autores a contribuírem com pesquisas sobre educação a distância 
Até o dia 31 de março, a Associação está aberta a receber resultados de pesquisa científica, relatos, estudos, ensaios, projetos ou propostas dentro da temática, que serão selecionados para apresentação durante o Congresso e consequente publicação nos anais do evento. A submissão do trabalho deve ser realizada no sistema JEMS. Todas as orientações para formatação, link de acesso, tutorial de uso do sistema JEMS e FAQ, podem ser acessados na página “Trabalhos” do site do CIAED 2023 ou por meio deste link: abed.org.br/artigos. Leia mais.

Estão abertas as inscrições para o Language Education at USP para graduação e pós-graduação

Até 10 de março de 2023, estão abertas as inscrições para o Edital 1691 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – PÓS-GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023) e para o edital o Edital 1690 / 2023 – Language Education at USP – Academic Communication in Reading & Writing and Listening & Speaking – GRADUAÇÃO (1º Sem / 2023). As vagas são para curso presencial aos alunos do campus de São Paulo e curso online aos alunos dos campi do interior.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publica edital do Prêmio USP Mães Pesquisadoras - Edição 2023

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) publicou o edital do Prêmio USP Mães Pesquisadoras - Edição 2023. Este ano serão premiadas pesquisadoras das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Serão concedidos até 4 prêmios, nas categorias Docente (contratada após 01.01.2011), Pós-Doutoranda, Pós-Graduanda e Graduanda. As inscrições podem ser feitas no sistema Atena pelas candidatas ou pela Comissão de Pesquisa e Inovação (Editais > Solicitações), preenchendo o formulário do sistema e inserindo a certidão de nascimento ou adoção do(s) filho(s), até 22 de março de 2023. Para outras informações, acesse o edital aqui. Leia mais.

Inscrições abertas para oferecimento de curso, palestra ou oficina no 3º Encontro USP Escola

Até 24 de março, estão abertas as inscrições para oferecimento de curso, palestra ou oficina no 3º Encontro USP Escola. Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o evento ocorrerá entre os dias 17 e 21 de julho, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Leia mais.
Inscrições abertas para oferecimento de curso, palestra ou oficina no 3º Encontro USP Escola

Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas 2023 do Instituto Semear

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsistas 2023 do Instituto Semear, uma ONG que apoia universitários de baixa renda. Os bolsistas recebem uma bolsa auxílio, apoio psicológico e participam de mentorias mensais com grandes profissionais do mercado de trabalho. Além disso, os jovens têm acesso a uma trilha de desenvolvimento, contando com participação em eventos e treinamentos e a construção de uma rede de contatos, possibilitando a prática de networking.
As inscrições podem ser feitas no link. Para outras informações acesse o site do Instituto Semear e o Instagram @isemearoficial. Leia mais.
Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas 2023 do Instituto Semear

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária abre 1ª Chamada de 2023 para submissão das solicitações de apoio financeiro

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) abriu a 1ª Chamada de 2023 para submissão das solicitações de apoio financeiro (de menor valor).
Os interessados devem submeter sua proposta em Apolo > Fomento > Projeto > 1ª Chamada de 2023 > Meus Projetos > incluir solicitação de fomento. Leia mais.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária abre 1ª Chamada de 2023 para submissão das solicitações de apoio financeiro

Cursinho Popular Emancipa Jaqueline procura professores voluntários

O cursinho popular Emancipa Jaqueline, da Rede Emancipa, está em busca de educadores voluntários, especialmente para a disciplina de Geografia. Não é necessária experiência prévia para ajudar na construção do cursinho. Neste ano, as aulas estão ocorrendo presencialmente, aos sábados, no Jardim Jaqueline. Confira outras informações e se inscreva no link. Leia mais.

Avisos!

Centro de Preservação Cultural da USP programa visitas a marcos culturais da universidade para os ingressantes de 2023

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP preparou, para os novos alunos da Universidade, três roteiros de visitação que acontecerão em São Paulo, no Campus e no centro da cidade, e no Campus São Carlos, nos dias 15, 16 e 17 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, de 28/2 a 13/3. Leia mais.

Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP disponibiliza base de dados de engenharia

A Agência de Bibliotecas de Coleções Digitais (ABCD) da USP disponibilizou para a comunidade uspiana a Access Engineering, uma base de dados de engenharia mantida pela empresa educacional McGraw Hill, que dá acesso a mais de 700 e-books, cursos on-line, calculadoras, gráficos, além de legislações de órgãos reguladores brasileiros. A plataforma, referência na área de engenharia, é utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes e está disponível com acesso direto nos campi ou por meio de VPN, sem necessidade de usuário e senha. Confira mais informações no Jornal da USP. Leia mais.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional.
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.HB]