Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 24 de março de 2023
nº 11/2023

Destaques

Programa Poli Retribua oferece bolsas socioeconômicas e mentoria aos ingressantes politécnicos

Até o dia 25 de março, o PoliRetribua, da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), estará recebendo inscrições para os ingressantes interessados no Programa de Bolsa e Mentoria que atende os alunos dos dois primeiros anos de graduação em situação de vulnerabilidade econômica e social.
A intenção da iniciativa é de que todos os estudantes tenham as mesmas condições de se formar na Escola Politécnica (Poli) da USP. Informações e instruções de cadastro podem ser acessadas aqui. Leia mais.
Programa Poli Retribua oferece bolsas socioeconômicas e mentoria aos ingressantes politécnicos

Confira como foi a Cerimônia de Abertura da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

No dia 21 de março, às 14h, teve início a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia no Inova USP da Universidade de São Paulo, após 3 anos de edições a distância. O evento, que conta com a exposição de 225 projetos finalistas de estudantes pré-universitários, começou com uma Cerimônia de Abertura com diversas autoridades, conduzida pela professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Feira e docente da Escola Politécnica (Poli) da USP.
“Este evento abrange o País inteiro, escolas de todo território nacional, e investe em alunos do ensino de base’’, comentou o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, que aproveitou para parabenizar todos os estudantes. Também estiveram presentes para prestigiar a Feira o pró-reitor adjunto de Inovação, professor Raúl Gonzales Lima, o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, o diretor científico do CNPq, professor Olival Freire Júnior e o coordenador do Centro de Inovação (Inova USP), professor Marcelo Knorich Zuffo.

Dia-a-dia na Poli

Poli Social: veteranos e calouros revitalizam ambiente de escola pública no Trote Solidário

No sábado, dia 18 de março, a Poli Social, associação formada por alunos da Escola Politécnica voltada ao Terceiro Setor, promoveu mais uma edição do Trote Solidário, evento anual que ressignifica o tradicional trote universitário. Os calouros e os veteranos foram convidados a pintar alguns ambientes da Escola Estadual Afrânio Peixoto, e realizar pequenas reformas. Das 8h às 17h, os 90 universitários participantes pintaram uma área de 440 m², e beneficiaram o espaço de convivência de 720 alunos.
O Trote também foi um momento de integração dos ingressantes, que puderam realizar um trabalho voluntário e almoçar em conjunto. Umas das professoras da Escola Afrânio agradeceu a iniciativa em nome de toda a coordenação e parabenizou a ação.

XXI Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais realiza Cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação dos vencedores nas categorias Microscopia Óptica e Eletrônica do XXI Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais aconteceu no dia 16 de março de 2023, às 17h, com a participação de autoridades da USP e representantes da empresa Gerdau, patrocinadora do evento. A sessão de premiação ocorreu no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais em sessão híbrida, transmitida pela plataforma Zoom aos que não puderam estar presencialmente.Leia mais.

Professor da Poli-USP representa universidade em associação internacional de normas técnicas

Considerada uma das maiores entidades normativas do mundo, a ASTM International, sediada no estado americano da Pensilvânia, é atualmente responsável pelo desenvolvimento, manutenção e publicação de mais de 12 mil normas técnicas. Tais normas são utilizadas por diversos segmentos industriais e tecnológicos para garantir a qualidade e segurança de uma variedade imensa de produtos e materiais. Os membros técnicos da ASTM representam a indústria, entidades governamentais, consumidores e a academia, assegurando os elevados padrões de qualidade. É o que explica o professor Claudio Ruggieri, do Departamento de Engenharia Naval da Poli, que integra o Comitê Técnico Fracture and Fatigue, como membro efetivo, com direito a voto e proposições técnicas há mais de 10 anos. Leia mais.
Professor da Poli-USP representa universidade em associação internacional de normas técnicas

Oportunidades

Inscrições abertas para novo projeto de extensão da Faculdade de Direito da USP

Até 1º de abril, estão abertas as inscrições para o Laboratório de Governo (LabGov), novo projeto de cultura, extensão e pesquisa da Faculdade de Direito da USP, vinculado ao Departamento de Direito do Estado (DES). Coordenado pelo professor Marcos Augusto Perez, o programa tem como objetivo promover a integração e a troca mútua de aprendizado e experiências entre os discentes de diferentes Universidades, bem como o debate e o estudo de temas complexos e atuais da governança pública e do controle das políticas públicas com profissionais, pesquisadores e docentes de destaque na área, abertos ao público em geral, em constante diálogo com a sociedade civil e a administração pública.

Instituto de Relações Internacionais oferece nova disciplina de Pós-Graduação

Para o ano de 2023, foi criada uma nova disciplina na grade da Pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI), o minicurso “Interações entre Ciência, Engenharia e Políticas Públicas”, o código é PRI5076 para acesso no Sistema Júpiter. O curso será ministrado em inglês pelo Professor Clifford Griffin, da North Carolina State University, universidade pública norte-americana localizada em Raleigh. Leia mais.

Superintendência de Gestão Ambiental da USP promove concurso para incentivo à sustentabilidade nos campi da USP

Superintendência de Gestão Ambiental da USP promove concurso para incentivo à sustentabilidade nos campi da USP
Até 10 de maio, estão abertas as inscrições para concurso de fomento às iniciativas de monitoramento de energia e retrofit para prédios inteligentes e inovações em circularidade nos campi da USP, por meio da concessão de auxílio financeiro.
Promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade de São Paulo (USP), o concurso tem como objetivo aplicar, pelas localidades da Universidade, projetos para adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas, visando a redução da pegada de carbono. O Edital e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na Portaria SGA nº 001, de 10 de março de 2023. Leia mais.

Univesp busca docentes para desenvolver conteúdo para disciplinas em 2024

Univesp busca docentes para desenvolver conteúdo para disciplinas em 2024
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está buscando docentes interessados em desenvolver conteúdos para as disciplinas que serão oferecidas em 2024. Confira os pré-requisitos para ser habilitado em alguma disciplina da UNIVESP e outras informações no link.

Cursinho FEAUSP está com Processo Seletivo para tutores aberto

Cursinho FEAUSP está com Processo Seletivo para tutores aberto
O cursinho FEAUSP, iniciativa popular de estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, está recrutando tutores, que são pessoas para auxiliar um aluno até o vestibular, com apoio acadêmico e também emocional. As vagas são destinadas a todos os Institutos da USP, e as inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico. Leia mais.

Inscrições abertas para o processo seletivo da Liga de Empreendedorismo da Poli

Inscrições abertas para o processo seletivo da Liga de Empreendedorismo da Poli
Até 12 de abril, estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Liga de Empreendedorismo da Escola Politécnica (LEPoli). A entidade promoverá duas palestras institucionais nos dias 22 de março e 12 de abril, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração, e no Auditório da AmbevON, respectivamente. Ambos os eventos ocorrerão às 11h.
Para outras informações, acesse o Edital do Processo Seletivo da LEPoli. Os interessados devem se inscrever no formulário. Leia mais.

Candidaturas abertas para bolsas de pesquisa no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP

Candidaturas abertas para bolsas de pesquisa no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP
O Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) da USP está em busca de bolsistas nos níveis de técnico, iniciação científica, mestrado e pós-doutorado, para o desenvolvimento de projetos no setor automotivo pelo Programa de inovação Rota 2030. Leia mais.

Embaixada da França oferece bolsas de mestrado e doutorado a pesquisadores brasileiros

Embaixada da França oferece bolsas de mestrado e doutorado a pesquisadores brasileiros
Estão abertas as inscrições para uma bolsa de doutorado e uma de mestrado, oferecidas pela Embaixada da França. As candidaturas para a Bolsa de Excelência M2 estão abertas até dia 31 de maio e podem ser feitas aqui. Já as inscrições para a Bolsa de Doutorado Cotutela devem ser enviadas por um coordenador de projeto designado por um estabelecimento de ensino superior ou de pesquisa, até a data de limite de 21 de maio. Leia mais.

Avisos!

Grupo de Representantes dos Servidores da Poli realiza campanha solidária para as vítimas das chuvas no litoral norte

O Grupo de Representantes dos Servidores da Poli está realizando uma arrecadação de suprimentos para as vítimas das inundações e desmoronamentos causados pelas chuvas. Para doar alimentos, produtos de higiene e roupas, vá até o posto de coleta no vão do Biênio. Para doar móveis e eletrodomésticos (novos ou usados) entre em contato pelo número de telefone (11) 948664044.

Instituto de Geociências promove campanha de doação de sangue

Em parceria com a Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto de Geociências (IGc) realizará uma campanha de doação de sangue no dia 13 de abril. A ação ocorrerá no próprio IGc, das 8h30 às 11h30. Leia mais.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional.
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]