Poli Notícias

18 de setembro de 2023

Edição nº14/2023

Notícias

De TCC à patente: Conheça a história de um trabalho de conclusão de curso de aluno da Poli patenteado

‘’Como aluno, a gente não sabe muito que existe essa possibilidade de ter o seu projeto patenteado, parece uma coisa muito distante’’, comenta Mário Sérgio Saraiva Cabral, engenheiro formado pela Poli e estudante de medicina. Desde o início de sua graduação em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP, Mário viu a Universidade como um lugar de oportunidades. Foi assim que decidiu fazer Iniciação Científica logo no segundo ano do curso, o que foi o início para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, posteriormente, a consolidação de sua invenção. Leia a notícia completa no link.

Pesquisadores chegam à fórmula do primeiro melaço sintético com composição totalmente reproduzível

Agência FAPESP – Melaços naturais têm composições variáveis e que não são inteiramente conhecidas, o que é um empecilho não só para a pesquisa científica como também para a indústria, pois são utilizados em vários processos. Um deles é a produção de etanol, sendo o meio de cultivo da levedura Saccharomyces cerevisiae para a fermentação.
Um grupo de cientistas brasileiros e europeus conseguiu formular um melaço sintético com composição inteiramente conhecida e, assim, passível de ser reproduzido. A pesquisa recebeu financiamento da FAPESP e foi publicada na revista Scientific Reports.
“O objetivo principal era encontrar uma fórmula que permitisse cultivar leveduras com comportamento o mais próximo possível daquele observado quando a mesma levedura é cultivada num melaço industrial real”, explica Thiago Basso, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e orientador de Kevy Eliodório e Gabriel Cunha, outros autores envolvidos na publicação.

Vahan Agopyan receberá Prêmio Professor Emérito do CIEE e Estadão

O ex-reitor da USP, ex-diretor e professor aposentado da Escola Politécnica da USP, Vahan Agopyan, atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, foi escolhido pelo CIEE e pelo jornal O Estado de S. Paulo para receber o Prêmio Professor Emérito na edição deste ano de 2023. A honraria conferida se deve aos relevantes serviços prestados à Escola Politécnica da USP. Leia mais.

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) faz parceria com Braskem para desenvolvimento de tecnologias de conversão de CO²

Dia-a-dia na Poli

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) faz parceria com Braskem para desenvolvimento de tecnologias de conversão de CO²

Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, foi realizada a colação de grau dos alunos de graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP que se formaram no primeiro semestre de 2023. As cerimônias, realizadas no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, contemplaram 176 alunos e contaram com a presença e discurso do diretor da Poli, Reinaldo Giudici. Leia mais.

Poli na mídia

Acidente em Barcelos pode ter sido causado por hidroplanagem, diz professor da USP à CNN

Na Câmara dos Deputados, o professor Marcelo Zuffo fala sobre a importância da indústria de semicondutores

Professor da Poli, Roberto Marx, fala sobre políticas públicas para mobilidade elétrica no Brasil

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) faz parceria com Braskem para desenvolvimento de tecnologias de conversão de CO²

Cláudio Muller, professor da Poli, comenta redução de impacto ambiental de navio movido a vento

130 anos da Escola Politécnica da USP: Confira nosso especial

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram