Poli Notícias

2 de outubro de 2023

Edição nº16/2023

Notícias

Equipe de Xadrez da Escola Politécnica conquista primeiro lugar no desafio Novo Desporto Universitário

No dia 27 de agosto, a Equipe de Xadrez da Escola Politécnica (Poli) da USP, conquistou o primeiro lugar na 13ª edição do desafio Novo Desporto Universitário (NDU) de Xadrez. O time composto por Pedro Ikeda, Tiago Lopes e David Borger, conquista o título de bicampeão e se iguala a outras equipes nesta modalidade da competição, como Medicina USP, ITA, IME USP e Medicina ABC. Leia a matéria completa, aqui.

Funcionário da Poli-USP, Marcosiris Amorim, é eleito membro da Sigma Xi, sociedade de honra a pesquisa que acumula 200 prêmios Nobel

O pesquisador Marcosiris A. O. Pessoa, do Laboratório de Sistemas de Automação do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi nomeado como o mais novo Full Member da Sigma Xi, The Scientific Research Society, uma sociedade de honra a pesquisa com mais de 100 mil membros e 200 prêmios Nobel.
Nomeado pelos seus pares internacionais, a eleição foi realizada pelo Comitê de Qualificações e Filiação da Sociedade, e reconheceu duas décadas de pesquisas realizadas por Amorim na intersecção da ciência com a engenharia. O título conquistado pelo pesquisador, Full Member, é concedido a cientistas que demonstraram aquisições de grande valor no campo da ciência pura ou aplicada, os membros dessa classificação são plenos ou associados com base nas realizações ou potencial da pesquisa. Leia a notícia completa.

Maior feira de ciências do País tem inscrições abertas para projetos de estudantes do ensino básico

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, está com inscrições abertas para a 22ª edição da mostra de projetos, com etapas de participação on-line e presencial. Os projetos devem ser submetidos até o dia 18 de outubro de 2023 pela plataforma minha Febrace. Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. Leia a matéria completa aqui.

Poli na mídia

Professor da Poli participa de seminário na câmara para discutir fome e insegurança alimentar em São Paulo e propõe uso de inteligência artificial como aliada na sistematização de ações e iniciativas

Politécnicas participam de evento no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Professor da Poli-USP discute novos modelos de aeronave pensando na redução da emissão de gases poluentes

Professor da Poli participa de artigo sobre nanomateriais e suas aplicações na Revista O Papel

Hiperconectado: professores da Poli-USP falam sobre combustíveis que mudaram o mundo

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram