Poli Notícias

23 de outubro de 2023

Edição nº18/2023

Notícias

Ranking internacional tem professores da Poli-USP entre os mais influentes cientistas

A edição de 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, um ranking elaborado anualmente, apontou 244 pesquisadores da Universidade de São Paulo entre os cientistas mais influentes do mundo. Em sua quinta edição, a publicação classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação.
Entre os professores e pesquisadores da Escola Politécnica da USP citados na lista referente ao ano de 2022 estão os docentes: Denise Crocce Romano Espinosa, Marly Monteiro de Carvalho, Angelo Fernando Padilha, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Claudio Ruggieri, Emílio Carlos Nelli Silva, Gustavo Roque da Silva Assi, Jorge Alberto Soares Tenório, Lucas Tadeu Fuess, Marcílio Alves ,Oswaldo Luiz Do Valle Costa, Vanderley Moacyr John, e Vitor Heloiz Nascimento. Leia mais.

Cursinho Popular da Poli-USP: Ensino de qualidade para entrar na vida acadêmica

Na Escola Politécnica da USP, é oferecido um cursinho preparatório para vestibular de todas as áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – focado em apoiar os alunos na busca por uma vaga nas melhores universidades públicas do País.
Fundado em 1987, pelo professor Décio Leal de Zagottis, então Diretor da Escola Politécnica, em associação com o Grêmio Politécnico, o cursinho tem o objetivo de promover a democratização do conhecimento por meio do acesso ao ensino superior, além de desenvolver pessoal e profissionalmente toda comunidade que compõe o projeto. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Projeto Poli Retribua promove aulas de reforço para alunos da Poli

No dia 10 de outubro, o Poli Retribua, um programa de bolsas e mentoria ligado à Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP), iniciou o oferecimento de aulas de reforço aos alunos cadastrados no Programa, com o objetivo de fortalecer conteúdos base para o estudo de matérias de engenharia. “Conversei com os alunos e o comum é a dificuldade com a matemática, que por sua vez, prejudica o desempenho em outras disciplinas, como física. Vamos tentar complementar o que eles não tiveram no ensino médio na área de matemática”, afirma Lino Afonso de André, coordenador do Poli Retribua. Leia mais.

Ecoswim 2023: evento de equipe da Escola Politécnica da USP une natação e conscientização ambiental

No dia 12 de novembro de 2023, será realizada a 15ª edição do Ecoswim, evento beneficente organizado pela WetRats, equipe de natação da Atlética da Escola Politécnica (Poli) da USP. O objetivo é organizar uma competição que possa unir pessoas em prol da natação e conscientizar a respeito do meio ambiente, arrecadando recursos para a conservação da Mata Atlântica, em uma parceria com a ONG IPÊ, que promove o projeto de reflorestamento “Nascentes Verdes, Rios Vivos”. Leia mais.

Poli na mídia

Iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP e patrocínio do Instituto Claro, vai premiar vencedores com uma viagem aos Estados Unidos para conhecer as empresas gigantes de tecnologia. Leia mais.
Cláudio Geraldo Schön, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, destaca a necessidade de avaliação na ciência moderna, especialmente considerando que as pesquisas são financiadas por recursos públicos.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luíse Silva, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram