Poli Notícias

7 de julho de 2023

Edição nº7/2023

Notícias

Dia internacional do orgulho LGBTQIAP+: Pesquisadores da Poli escolhem data para lançar biblioteca de mapas auto-organizáveis em python

Lançada oficialmente nesta quarta feira, 28 de junho, a apresentação da biblioteca de mapas auto-organizáveis, Intrasom, inova ao oferecer à comunidade científica um meio de código aberto para organizar dados complexos com diversas variáveis, a partir de mapas de representação topológica. A IntraSOM é fruto do trabalho do doutorando Rodrigo César Teixeira de Gouvêa, sob a orientação do professor da Poli, Cleyton de Carvalho Carneiro, em colaboração com o professor da Poli, Rafael do Santos Gioria, e o mestrando Gustavo Rodovalho Marques. Leia mais.

USP reúne especialistas de diversas áreas para debater tendências de longo prazo e soluções para humanidade

No dia 27 de junho, a Poli recebeu o lançamento do livro Megatendências Mundiais 2040, sob a organização da pesquisadora Elaine Marcial, com a colaboração de 30 autores. Pesquisadores do grupo de pesquisa da USP “Conecticidade”, Laboratório de Cidades Tecnologia e Urbanismo da Poli, contribuíram com as tendências sobre Cidade do Futuro, ou Inteligentes. A obra discute sobre temas que moldarão o futuro e busca lançar reflexões sobre possíveis soluções de problemas da sociedade. Leia mais.

Professores e alunos se unem para resolver "enigma" da piscina olímpica da USP e levantam debate sobre a sua importância para a prática esportiva na universidade

Construídas na segunda metade da década 1970, a estrutura aquática do Centro de práticas esportivas da Universidade de São Paulo, conhecido como Cepeusp, foi idealizada para recepcionar os jogos Panamericanos que aconteceriam no ano de 1975. Graças ao surto de meningite que se instalou no Brasil naquela época, o evento foi cancelado e transferido para a Cidade do México, mas as estruturas ficaram. Ao todo, são três piscinas, das quais uma, aquela com dimensões olímpicas, gerou curiosidade de um grupo de alunos e professores da Escola Politécnica (Poli) da USP quanto às suas dimensões, que eram, até 26 de maio, desconhecidas. Para resolver este enigma, eles se juntaram para desvendar um mistério que perdurava por décadas. Leia mais.

Pela primeira vez, uma universidade brasileira está entre as 100 melhores em ranking

Com informações do Jornal da USP – A USP é a 85ª melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Ranking 2024 divulgado no dia 27 de junho, pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS). Essa é a primeira vez que uma instituição brasileira entra para a lista das 100 melhores neste que é considerado um dos principais rankings universitários. Leia mais.

Pesquisador da Poli recebe o prêmio “Soberania Pela Ciência’’ da Marinha do Brasil

No dia 26 de abril, em cerimônia alusiva ao ‘’Dia da Ciência e Inovação da Marinha’’, Jésus Anício de Oliveira Neto, pesquisador da Poli e capitão de corveta (engenheiro naval) da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, conquistou o Prêmio “Soberania pela Ciência’’. Realizado em Brasília, o evento foi marcado pela entrega do Prêmio e pelo lançamento da 34a edição da Revista Pesquisa Naval (RPN). Jésus foi premiado pelo seu trabalho de doutorado “Método Seguro para Transferência Rápida de Barras em Usinas Nucleares’’, com a orientação do professor Giovanni Manassero Junior e com a colaboração do Primeiro-tenente Lucas Soares Gusman. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Poli recebe simpósio sobre aprendizagem ativa no sábado, 1º de julho

Docentes de diversas instituições participaram, no sábado, dia 1º de julho, do Simpósio “Aprendizagem ativa na Educação de Engenharia", na Poli. O evento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e a Poli. A programação contou com a palestra “Resistência dos Estudantes à aprendizagem Ativa: abrir possibilidades para a prática docente”, com a professora Diana Mesquita, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.
A atividade começou com a interação entre os participantes, em sua maioria docentes das áreas de ciências e engenharia, e a docente abordou os desafios para implementação de metodologias ativas de ensino. “São as estratégias dos professores que fazem a diferença”, relatou, apresentando um estudo sobre o tema. Em seguida, os participantes realizaram uma dinâmica onde pensaram e propuseram, em grupo, estratégias para mitigar a resistência dos estudantes. Leia mais.

Representantes da principal Escola particular de engenharia do México visitam a Poli para estabelecer cooperação acadêmica

No dia 19 de junho, a Poli recebeu uma delegação de professores do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM), no prédio da Administração da Poli. A visita marcou o início do processo de formalização de um acordo de cooperação acadêmica entre as duas instituições de ensino, viabilizando o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, bem como de docentes, pesquisadores e funcionários. Leia mais.

Poli Júnior firma parceria com a empresa Sem Parar para fomentar jovens talentos

A Poli Júnior da Poli, primeira empresa júnior de engenharia do Brasil, estabeleceu uma parceria com o Sem Parar, empresa líder em meios de pagamentos automáticos. A colaboração, que durará até 2024, prevê um canal facilitado entre os alunos politécnicos e o Sem Parar, por meio de palestras, experiências de imersão, fortalecimento do conhecimento de inovação, ações em projetos relevantes, além de capacitações. Leia mais.

Poli na mídia

Poder 360 destaca união entre TSE e USP para aprimoramento do sistema eletrônico de votação e relembra parceria do Tribunal com a Poli-USP

O Tribunal Superior Eleitoral firmou convênio com a Universidade de São Paulo para promover cooperação técnico-científica das instituições para desenvolver meios para eventual identificação de vulnerabilidades, ou potenciais pontos de melhoria relacionados a propriedades de integridade, ou violação do anonimato dos votos na eleição. A USP ficará encarregada de avaliar a segurança do sistema eletrônico no aspectos de hardware, software e processo prático, antes, durante e depois do Teste Público de Segurança (TPS) 2023. A matéria ainda relembra uma parceria anterior entre o TSE e a Escola Politécnica da USP em outubro de 2021. Leia mais.

Jornal da USP destaca lançamento da biblioteca IntraSOM de mapas auto-organizáveis no dia do orgulho LGBTQIAP+

28 de junho carrega profundo significado: a data representa o dia do orgulho LGBTQIAPN+, e foi escolhido pelos idealizadores da IntraSOM para ressaltar a necessidade de se criar diversidade de referências na ciência. A biblioteca de mapas auto-organizáveis IntraSOM se lançou como uma poderosa ferramenta de organização, análise e visualização topológica de dados complexos. Seus idealizadores, o Professor do Departamento de Engenharia Cleyton e seu Doutorando Rodrigo Gouvea objetivaram oferecer à comunidade científica um meio otimizado e de fácil acesso para lidar com grandes quantidades de dados. Leia mais.

Orquestra da USP com ciência e tecnologia é tema de reportagem no G1

O espetáculo da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), que ocorreu no dia 24 de junho, combinou música, projeções de imagens, exposição de crânios de dinossauros e óculos de realidade virtual. O g1 acompanhou o espetáculo e a reportagem completa pode ser conferida no link. O professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica (Poli) da USP e o professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP, participaram do evento e trouxeram contribuições nas áreas de ciência e tecnologia. A apresentação foi idealizada pelo maestro Gil Jardim, que também regenciou a orquestra, e explicou que a intenção era que a Osusp fosse vitrine dos conhecimentos da Universidade. Leia mais.

Professor da Poli dá dicas ao Portal iG de como usar o ChatGPT

O ChatGPT, chatbot com inteligência artificial que fornece soluções em texto, conquistou grande popularidade e conta com mais de 100 milhões de usuários. Os benefícios e malefícios da ferramenta estão sendo questionados e discutidos com bastante frequência desde o seu lançamento. Professor Marcos Barreto, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, participou de matéria do Portal iG na editoria de Economia sobre o ChatGPT. Barreto forneceu algumas dicas de como a plataforma pode auxiliar na hora de procurar um novo emprego, criar um currículo, revisar e traduzir redações. No entanto, o professor alerta sobre a importância de conferir as respostas dadas. Confira no link. Leia mais.

Acesse as nossas categorias:

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luana Takahashi e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram