24 de agosto de 2023

Edição nº1/2023

130 anos da Escola Politécnica da USP

Poli Notícias - Especial

A Escola Politécnica da USP completa, neste dia 24 de agosto de 2023, 130 anos de existência. Em homenagem a todos os politécnicos e politécnicas que fizeram parte desta história, divulgaremos matérias sobre curiosidades históricas ao longo das próximas semanas, finalizando com um olhar para o futuro.
Confira também a cobertura do concerto da Orquestra Sinfônica da USP realizado na manhã desta quinta-feira, em em celebração aos 130 anos da Escola Politécnica da USP e aos 120 anos do Grêmio Politécnico, e as primeiras reportagens deste especial. Boa leitura!

Escola Politécnica da USP completa 130 anos e marca momento histórico com concerto da Orquestra Sinfônica da USP

Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência do maestro Tobias Volkmann, abriu hoje a temporada de comemorações do aniversário da Escola Politécnica da USP. Alunos, professores, egressos e funcionários da Poli se reuniram para prestigiar o momento. Confira a cobertura na página da Poli.

Confira aqui as fotos do evento.

Conheça o conjunto das antigas instalações da Escola Politécnica da USP

O bairro do Bom Retiro, localizado no centro, é conhecido por ser um símbolo da moda de São Paulo, com diversas lojas de roupas e tecidos. Quem anda pelas ruas do local passa, às vezes mesmo sem saber, por um conjunto de histórias e culturas diferentes, devido às ondas de imigrantes vindos de inúmeros países, buscando refúgio, trabalho ou apenas uma oportunidade de recomeçar.
No Bom Retiro foi onde portugueses, italianos, japoneses, coreanos, libaneses, turcos, sírios e russos fizeram seu lar. A Poli também compartilha uma história com o bairro: as primeiras instalações da Escola Politécnica costumavam funcionar onde atualmente se encontram o Arquivo Histórico Municipal e o Centro Paula Souza, em frente à Praça Coronel Fernando Prestes. Leia a matéria.

Cadopô: a moradia estudantil que abriga parte importante da história da Poli

A Cadopô nasce como a primeira grande obra do Grêmio Politécnico. Pensada para abrigar estudantes que vinham de outras cidades e não tinham condições financeiras, a moradia estudantil ficava ao lado da antiga Escola Politécnica, mais precisamente na Rua Afonso Pena, 272, no bairro paulistano do Bom Retiro.
A construção da Casa foi resultado de uma mobilização de vários segmentos da sociedade. Além do apoio de muitos professores da Poli, a obra recebeu subsídios de diversas entidades públicas e privadas, e depois de anos no papel, a ideia finalmente tomou forma no final da década de 1950 com a ajuda de muitos calouros.
Leia a matéria completa.

Alunas ouvintes marcaram o início da participação feminina na Poli

A participação feminina na Poli começou de maneira bastante tímida. O livro Mulheres Politécnicas: Histórias e Perfis, organizado pelas professoras Maria Cândida Reginato Facciotti e Eni de Mesquita Samara, conta que as primeiras mulheres a ocuparem o espaço acadêmico da Poli “desafiaram importantes barreiras sociais e culturais, e atingiram as esferas da ciência e da tecnologia, reservadas até então ao universo do trabalho masculino”.Leia mais.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luana Takahashi, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram