Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 2 de setembro de 2022
nº 34/2022

Destaques

Poli-USP sedia encontro promovido pela Academia Nacional de Engenharia

DSC_0133-1536x1020
Na última sexta-feira, 26 de agosto de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP sediou a Solenidade de “Diplomação de Acadêmicos e Residentes em São Paulo”, encontro promovido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE) e o lançamento do livro “Inovação, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável”, organizado pelos professores da Poli José Roberto Castilho Piqueira e Laurindo Salles Leal Filho.
A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici; do professor do Departamento de Construção Civil (PCC) da Escola e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan; e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Presidente da ANE, Francis Bogossian. Bogossian apresentou a palestra “Prevenção X Mitigação de Catástrofes”, elencando as medidas de segurança para prevenir desastres naturais e para o enfrentamento das consequências nas cidades e à população.
Além da palestra, houve a apresentação do livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável” (Ateliê Editorial), dos professores Laurindo de Salles Leal Filho, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), e José Roberto Castilho Piqueira, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle (PTC). Leia mais.

Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP divulga Moção sobre as Urnas Eletrônicas

O Conselho do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, em reunião realizada no dia 01 de setembro de 2022, reafirmou sua total confiança nos padrões técnicos utilizados no sistema eletrônico de votação do Brasil e, dessa forma, manifestou-se de forma unânime a favor da Nota da Sociedade Brasileira de Computação, assim como corrobora as conclusões dos estudos realizados pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP, Centro de Informática da UFPE e do Instituto de Computação da UNICAMP.

Engenharia de Produção da Poli oferece primeira turma EAD de MBA

A POLI USP PRO, do O Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, está com inscrições abertas para a primeira turma EAD (ensino a distância) do MBA em Engenharia de Produção (MBA EP).
Errata:Quem se inscrever ainda em 2022 terá 20% de desconto nas parcelas, e ex-alunos da Poli cadastrados na plataforma Alumni USP terão 10% a mais de desconto. As aulas começam no dia 17 de outubro. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Comissão de Gerenciamento de Produtos Químicos Controlados da Poli-USP realiza primeira reunião

IMG_0214
A Comissão Poli USP Recicla realizou um treinamento no dia 30 de agosto de 2022, das 10h às 11h, cujo tema principal foi a gestão dos produtos químicos controlados pela Polícia Federal, Polícia Civil e Exército. Este treinamento complementou a formação do corpo técnico que atua nos laboratórios dos Departamentos a que pertencem, adequando as práticas de forma a cumprir com a legislação vigente (Decreto 6.911/1935, Lei nº 10.834/2003, Portaria DPC 3/2008, Portaria 27/2013, Decreto nº10.030/2019, e Portaria MJSP 240/2019). A abordagem consiste em ações nas etapas do processo de gestão dos produtos controlados, o que abrange a aquisição, o uso, o armazenamento, assim como seu descarte final. O evento contou com a presença do nosso Diretor, professor Reinaldo Giudici, que por ser engenheiro químico contribuiu com seus conhecimentos para a equipe.

A Poli no Jornal da USP

Artigo: Base industrial para o desenvolvimento brasileiro

Na série Eitos Temáticos USP, os professores Vanderley M. John, da Escola Politécnica da USP, e João Fernando G. de Oliveira, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP falam sobre a importância da indústria e o atual cenário brasileiro na área.

Conheça o telescópio gigante que vai ajudar a desvendar o Universo

O Telescópio Gigante Magalhães, GMT, na sigla em inglês, será um dos telescópios que receberão uma nova classificação, a dos considerados extremamente grandes. O objetivo dele é observar a formação das primeiras estrelas, galáxias e buracos negros e analisar as propriedades de planetas fora do Sistema Solar. Sendo construído na Cordilheira dos Andes, na região chilena de Atacama, o gigante deve começar a operar em 2029, e revelará parte ainda desconhecida do Universo. A participação brasileira é liderada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Também participam da coordenação a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, além de outras instituições brasileiras de pesquisa.

Núcleo de Pesquisas para a Mineração da Poli realiza missão na Colômbia

O Núcleo de Pesquisas para a Mineração da Escola Politécnica da USP (NAP-Poli) realizou missão na Colômbia para conhecer e aprimorar as experiências de mineração responsável, com a coexistência entre pequenos mineiros e grandes empresas. A cidade de Antioquia, Colômbia, foi a escolhida para receber pesquisadores para o desenvolvimento de alternativas em mineração, a partir da troca de experiências entre os países com realidades distintas.
Leia notícia completa no Jornal da USP.

Políticas públicas necessitam da transparência de dados governamentais

A partir da ferramenta de transparência de dados do governo, é possível implementar políticas públicas e mensurar a qualidade de vida da população. Com esses objetivos, a pesquisa de Harmi Takiya, geóloga pelo Instituto de Geociências (IGC) da USP e pós-doutoranda do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli), compara os índices urbanos do município de São Paulo com as ISOs, que são niveladores internacionais para cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Momento Tecnologia #75: Navios transportadores de minérios de ferro da Poli-USP e empresa Vale

A evolução dos modais de transporte rendeu um projeto desenvolvido a partir da parceria entre a Escola Politécnica da USP e a empresa Vale, além de um prêmio na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, a COP26, um potencial destaque. A tecnologia utilizada baseia-se no uso de velas rotativas, desenvolvidas pela Vale e aprimoradas a partir da análise de um Tanque de Provas Numérico. O resultado foi a obtenção de um sistema que permite a redução de custos operacionais, o consumo de combustíveis e emissões de gases de efeito estufa. Leia mais.

Distribuição de energia elétrica deve levar em conta a qualidade dos serviços prestados

Uma tese da Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolvida pelo engenheiro Ivo Ordonha Cyrillo e sob orientação do professor Carlos Frederico Meschini Almeida, do Departamento de Engenharia de Automação (PEA), apresenta os principais pontos a serem aprimorados pelas agências de energia como no cálculo do preço do serviço. O modelo apresentado é pautado no custo da energia elétrica, visando à transição para um modelo mais eficiente e de qualidade ao apontar os limites técnicos, como a redução do tempo de interrupção do serviço. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Escola Politécnica da USP reúne alunos e egressos para celebrar o “Dia da Poli”

A Escola Politécnica da USP e a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), uma organização de engenheiros egressos da instituição, estão realizando uma celebração aos 129 anos da instituição no dia 24 de agosto, desde as 17 horas, no Anfiteatro Vermelho do Prédio do Biênio. Leia aqui a matéria do Jornal da USP.

Poli na mídia

Confira a repercussão na mídia dos testes nas urnas eletrônicas realizados por engenheiros da Poli-USP

image-85

Após meses de testes e liderados pelo professor Wilson Ruggiero, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não foi possível encontrar vulnerabilidade na urna eletrônica que será utilizada nas eleições de outubro de 2022. A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) também entregaram ao TSE conclusões que atestam a segurança e a auditabilidade dos sistemas. Confira aqui a repercussão desta ação na imprensa.

Como funciona a segurança das urnas eletrônicas das eleições

Alguns processos garantem a segurança dos aparelhos, como o código-fonte e a assinatura digital. O código-fonte é um texto em linguagem de programação que pode ser inspecionado visualmente ou com ferramentas que localizam trechos do código de forma mais rápida e ajudam na detecção de anomalias; todos os dados inseridos nas urnas são protegidos por assinatura digital, que inclui as informações dos candidatos, os resultados contidos no boletim de urna, o registro das operações feitas pelo software (logs) e o Registro Digital do Voto (RDV). “O jeito mais fácil de entender uma assinatura digital é comparar com uma assinatura manual: a ideia é que apenas uma pessoa consiga gerá-la, provando a autenticidade do documento sobre o qual a assinatura é feita”, explica Marcos Simplicio Júnior, professor associado no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica (Poli) da USP. Leia a matéria do Terra na íntegra.

Apuramos: indústria dos carros elétricos realmente compromete empregos?

Segundo a revista Fortune, a Ford deve dispensar cerca de três mil funcionários nos EUA e Canadá, grande parte sendo colaboradores em projetos de carros a combustão. A empresa, especificamente, visa outros segmentos, como os carros elétricos e justificou-se pela “necessidade da empresa se adequar às novas tecnologias, visando a produção no Brasil de veículos eletrificados”. “De fato, os sistemas de propulsão têm menos peças nos modelos elétricos e pode exigir menos pessoas para projetar ou produzir, mas isso não significa que vai gerar um desemprego em massa quando vier a eletrificação”, explicou o professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Poli ao Uol Carros. Leia a matéria na íntegra.

Professor da Poli-USP, Mauro Zilbovicius, comenta viabilidade de propostas para Saneamento criada por entidades

As eleições presidenciais mobilizam a sociedade em busca de compromissos de políticas públicas para diferentes setores. Na próxima semana, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) entregará aos presidenciáveis uma lista de ações prioritárias para destravar políticas públicas voltadas ao saneamento básico, durante encontro a ser realizado em Brasília. Movimento semelhante já foi feito pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que reúne 85 companhias que representam 50% do PIB nacional.
“É viável economicamente?” O pesquisador Mauro Zilbovicius, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Vanzolini, diz que as propostas são boas, mas deixam de abordar uma questão fundamental. “Quem financiará os investimentos durante os próximos 10 anos (logo ali, 2 mandatos presidenciais e meio)? É viável economicamente o investimento, e a operação e manutenção dos sistemas necessários? Este é o grande nó: hoje, e sem proposta para o futuro, quem vai financiar tudo, investimentos e operação e manutenção, é a tarifa paga pelo consumidor”, explica. Leia aqui a notícia do Correio Brasiliense.

Alcoa fecha parceria com a USP para revisão do Plano de Ação para Biodiversidade de Juruti

A USP será responsável pela revisão do Plano de Ação para Biodiversidade da unidade da Alcoa em Juruti, na região oeste do Pará. O convênio firmado com a Alcoa tem cinco anos de duração e ao decorrer de sua vigência serão desenvolvidos estudos para avaliar como o monitoramento socioambiental deve ser estruturado para análise de eficácia da aplicação da hierarquia de mitigação, assim como apoiar um sistema de governança de impactos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Um dos requisitos do convênio é a produção científica, em que participarão alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. “Todos eles terão que produzir trabalhos científicos e publicá-los em revistas da área, cada um trazendo a contribuição de sua parte. Além disso, queremos entender melhor as práticas da Alcoa, os impactos da atividade da mineração em Juruti e como mitigá-los. Por meio dessa colaboração, queremos atingir resultados que sejam positivos tanto para a academia, quanto para a iniciativa privada, onde as atividades produtivas tenham menor impacto ambiental”, afirmou o professor Luis Enrique Sánchez, titular do Departamento de Engenharia de Minas (PMI) da Poli. Leia a matéria do G1 na íntegra.

Professor da Poli, José Carlos Mierzwa, é convidado de podcast sobre a construção da agenda do saneamento até 2023

O professor Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Podcast Trata Brasil, discorre sobre como o saneamento básico deve avançar no País com a adoção de tecnologias no episódio “Tecnologia e Inovação na construção da agenda do saneamento até 2033”. Acesse o podcast na íntegra.

Oportunidades

LabRisco da USP oferece vagas para pesquisadores e profissionais com conhecimentos de Engenharia de Software

O Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco (LabRisco) da Escola Politécnica da USP oferece vagas para pesquisadores ou profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de software de otimização, principalmente no que diz respeito à gestão de projetos de desenvolvimento de software, desenvolvimento de interfaces de usuário, implementação de algoritmos de otimização e bancos de dados. Confira aqui mais detalhes sobre as vagas.

USP Venture Club está com inscrições abertas para o processo seletivo

Está aberto o processo seletivo para o USP Venture Club, organização formada por estudantes da USP com a missão de conectar a Universidade com o ecossistema de Venture Capital brasileiro. As inscrições do processo foram abertas dia 22 de agosto e se encerrarão no dia 09 de setembro e podem ser realizadas por meio deste formulário. Outras informações podem ser obtidas por meio do perfil @uspventureclub no Instagram.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação prorroga as inscrições para o Prêmio Tese Destaque USP

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação informa que as inscrições para a 11ª Edição do Prêmio Tese Destaque USP foram prorrogadas até 12 de setembro de 2022. As inscrições poderão ser feitas pelas Comissões Coordenadoras de Programas (CCPs). Confira o novo cronograma aqui.

Pesquisa da Escola de Educação Física e Esportes da USP necessita de membros da comunidade universitária como voluntários

Alunos da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP necessitam do auxílio da comunidade universitária para que respondam o formulário sobre o projeto “Efeitos da suplementação com β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB) em sua forma de ácido livre sobre o dano muscular induzido pelo exercício resistido". O formulário tem como objetivo selecionar candidatos aptos a participar do projeto e, após serem selecionados, as avaliações ocorrerão na EEFE, num total de 10 dias de avaliação presencial. Leia mais.

FEA Finance USP está com processo seletivo aberto para alunos da Universidade participarem da empresa júnior

Está aberto o Processo Seletivo da FEA Finance USP até o dia 15 de setembro, empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Inscreva-se por meio deste formulário. Composta por alunos, a empresa presta serviços financeiros como Valuation, Análise de Viabilidade Financeira e Precificação para startups, pequenas e médias empresas.

Avisos!

Inscrições para o SIICUSP 2022 vão até 9 de setembro

A 30ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), que será realizada na Escola Politécnica entre 27 e 28 de setembro de 2022, está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro.
POST INSCRIÇÕES

Comprovação da dose de reforço da vacinação contra covid-19 por alunos deve ser feita até 2 de setembro

A comprovação da primeira dose de reforço é obrigatória para participação nas atividades acadêmicas desenvolvidas nos campi da Universidade de São Paulo a partir deste segundo semestre letivo de 2022. Os alunos devem submeter o comprovante de vacinação diretamente no Sistema Júpiter até hoje, dia 2 de setembro de 2022.

Confira as vagas de estágio da semana de 29 de Agosto a 2 de Setembro de 2022.

9 POLI SET AMARELO
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Jaqueline Silva - estagiária de jornalismo.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.