Poli Notícias

30 de outubro de 2023

Edição nº19/2023

Notícias

Cursos da Escola Politécnica da USP se destacam em ranking “Guia da Faculdade 2023”

A Universidade de São Paulo lidera em quantidade de cursos de graduação reconhecidos como excelentes no Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade 2023, pesquisa realizada pelo entre o Estadão em parceria com a startup Quero Educação. Dos 145 cursos da USP avaliados, 116 conquistaram a pontuação máxima, superando o desempenho de 2022, quando 108 cursos foram destacados como excelentes. Para ver a lista completa dos cursos, clique aqui. A Poli, unidade da USP que oferece 17 cursos de graduação em engenharia, entrou neste ranking com 11 cursos avaliados e, dentre eles, 8 obtiveram nota máxima. Veja a tabela no link.

Pesquisadores da Escola Politécnica da USP tem artigo premiado na Offshore Technology Conference 2023​

Um artigo científico elaborado por pesquisadores da Poli e da Petrobras recebeu o prêmio ASME Best Paper Award na conferência Offshore Technology Conference Brasil 2023 (OTC), ocorrida entre 24 e 26 de outubro. A OTC Brasil ocorre a cada dois anos e é um importante fórum de congregação entre a indústria e a academia na área de Engenharia Offshore.
O artigo premiado é intitulado "Deep-water Floating Offshore Wind Turbine Concept for Subsea Water Injection" e tratou de métodos e resultados obtidos no projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre turbinas eólicas flutuantes conduzido pela USP com a Petrobras. No artigo, foram apresentados modelos de otimização inéditos que permitem dimensionar não apenas o flutuante, mas também o sistema de armazenamento de energia por baterias (BESS) necessário, levando em conta, para este último, as taxas de falhas e a previsão de disponibilidade do aerogerador. Leia mais.

Professores da Poli contribuem com debates no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro realizou-se em São Paulo, o nono encontro do , Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. Nestes três dias de reuniões e debates, governadores, secretários e gestores estaduais promoveram a elaboração de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas a temas prioritários, como meio ambiente, segurança pública e habitação.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, professor Vahan Agopyan, ex-reitor da USP e ex-Diretor da Poli foi responsável pela parte técnica do evento, contando com a colaboração do professor Heleno Torres, da Faculdade de Direito da USP, coordenando o conjunto de docentes da USP. Entre eles participaram o professor Guilherme Ary Plonsky, docente aposentado da Politécnica e da FEA, que contribui no GT de Desburocratização, Tecnologia e Inovação e o professor Alex Abiko também da Politécnica, coordenou o tema “Habitação”, que foi renomeado a partir de agora como “Desenvolvimento Urbano e Habitacional”. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

Equipe da Poli é campeã na 16ª Competição Regional Baja SAE BRASIL

Durante os dias 19 a 22 de outubro, a Equipe Poli de Baja, composta por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP foi campeã na 16ª Competição Regional Baja SAE BRASIL, dentre 22 faculdades inscritas. A competição foi realizada na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Minas Gerais. Leia mais.

Estudantes da Poli promovem evento sobre violência no campus universitária

Nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, na Administração da Poli, foi realizado um evento que trouxe um debate sobre violência, “Vozes Fortes Combatendo a Violência no Campus Universitário”. Leia mais.

Departamento de Engenharia de Produção da Poli concede Prêmio para alunos por projeto de melhoria de produtividade na indústria siderúrgica

No dia 6 de outubro, o Departamento de Engenharia de Produção realizou a entrega do Prêmio de Melhor Projeto de Melhoria de Produtividade, desenvolvido por alunos que cursaram a disciplina “PRO3444 – Gestão de Operações de Manufatura” do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da USP, em 2022. Leia mais.

Poli na mídia

USP sedia convênio com indústrias de energia para pesquisas sobre sequestro geológico de carbono

Errata - Ranking internacional tem professores da Poli entre os mais influentes cientistas

Na matéria publicada na última semana, houve erro nas listas de pesquisadores referentes ao ano e ao Impacto ao longo da carreira. Confira as informações corrigidas:
Entre os professores e pesquisadores da Escola Politécnica da USP citados na lista referente ao ano de 2022 estão os docentes: Denise Crocce Romano Espinosa, Marly Monteiro de Carvalho, Angelo Fernando Padilha, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Claudio Ruggieri, Emílio Carlos Nelli Silva, Gustavo Roque da Silva Assi, Jorge Alberto Soares Tenório, Lucas Tadeu Fuess, Marcílio Alves e Vanderley Moacyr John.
Já na lista Impacto ao longo da carreira, 211 pesquisadores são da USP. Nesta lista, figuram os docentes da Poli: Celso Pesce, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Claudio Ruggieri, Emílio Carlos Nelli Silva, Fabio Gagliardi Cozman, Gustavo Roque da Silva Assi, Jorge Alberto Soares Tenório, Marcílio Alves, Oswaldo Luiz Do Valle Costa, Vitor Heloiz Nascimento, Silvio de Oliveira Junior.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luíse Silva, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram