Poli Notícias

22 de novembro de 2023

Edição nº22/2023

AVISO: Desligamento de energia elétrica na USP no domingo, 26 de novembro de 2023

Notícias

Egresso da Poli constrói carreira em empreendedorismo espacial nos EUA e recebe Prêmio Alumni USP por sua trajetória

Na noite do dia 7 de novembro, o egresso da Escola Politécnica da USP, Sidney Nakao Nakahodo, recebeu o Prêmio Alumni USP 2023, destinado a ex-alunos de destaque em suas trajetórias profissionais. Vencedor na Categoria “Contribuições em inovação e empreendedorismo”, Sidney é egresso do curso de Engenharia de Materiais da Poli, e atualmente é fundador e sócio-diretor da Seldor Capital, empresa de investimento baseada em Nova Iorque, e docente da School of International and Public Affairs da Universidade Columbia. Leia mais.

Material e tecnologia desenvolvidas por pesquisadores da USP e da Universidade de Tóquio abrem possibilidades para aplicações em diversas áreas​

Em uma cena do clássico do cinema "O Exterminador do Futuro 2", um dos personagens principais, o robô T-1000, se transforma em um líquido metálico para atravessar grades e fugir da prisão. Momentos depois, o vilão, interpretado pelo ator Robert Patrick, se recompõe em sua forma inicial, retornando ao estado sólido e à forma humana. A sequência de transformações que, há algumas décadas atrás, parecia impensável, hoje faz parte do dia-a-dia de laboratórios científicos.
Inspirados pelo grande símbolo cinematográfico da ficção científica, os pesquisadores Chi Nan Pai, do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli, e Satoshi Honda, do Department of Basic Science of the University of Tokyo, estabeleceram uma cooperação internacional para produzir uma pesquisa inovadora na área de engenharia de materiais. Intitulado “Acoustodynamic Covalent Materials Engineering for the Remote Control of Physical Properties Inside Materials”, o trabalho dos pesquisadores investiga a interação de um material polimérico, desenvolvido especialmente para o experimento, com o chamado Ultrassom Focado de Alta Intensidade (HIFU na sigla em inglês). O objetivo do estudo foi se utilizar a tecnologia do HIFU para realizar transformações pontuais em objetos poliméricos, de maneira que seja possível reverter, reconstruir e remodelar estes artefatos, criando objetos funcionais. Futuramente, o sistema poderá ter amplas aplicações em áreas como a saúde e a indústria. Leia mais.

Dia-a-dia na Poli

USP recebe autoridades para debater sustentabilidade, responsabilidade social e inovação

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, a Universidade de São Paulo recebeu o evento “Sustentabilidade e Responsabilidade Social através da Inovação”, um Simpósio promovido pelo Global Institute For Peace (GLIP – Centro de Estudo da Paz e Resolução de Conflitos) da USP e pelo Club de Madrid, uma organização internacional de ex-presidentes. Leia mais.

Poli na mídia

Professor da Poli, Mauro Zilbovicius, participa de reunião extraordinária da Subcomissão da Tarifa Zero, da Câmara Municipal de São Paulo

Alex Abiko, professor da Poli, fala sobre políticas habitacionais ao Jornal da USP

Metrópoles: professor da Poli-USP explica lógica por trás do sistemas “antiapagão” de redes de energia

Avisos

Projeto Poli Retribua concorre a emenda participativa de deputada, saiba como votar

O Programa Poli Retribua, ligado à Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), está concorrendo a recursos de uma emenda participativa da Deputada Estadual Marina Helou. Para apoiar o Projeto, que concorre ao financiamento de 20 bolsas de estudo, é possível votar por meio do site https://www.marinahelou.com.br/edital-mais-sp-vote?projeto=b2198fc3-7122-4008-9ca9-4a3ee77307d8, que irá conceder bolsas de estudo para alunos vulneráveis do primeiro ano da engenharia da Poli-USP.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luíse Silva, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram