Poli Notícias

29 de novembro de 2023

Edição nº23/2023

Dia-a-dia na Poli

Poli Cidadã realiza 6ª edição da Oficina de Brinquedos

Durante o sábado, dia 25 de novembro de 2023, o Poli Cidadã, em parceria com o Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica (CAM), promoveu a 6ª edição da Oficina de Brinquedos. O evento busca aproximar crianças e jovens de escolas públicas, das engenharias por meio de atividades lúdicas, no caso, a construção de um guindaste hidráulico. Na Escola Politécnica, já com uma camiseta temática do evento, as crianças e monitores se apresentam: “Qual seu nome, escola e desenho favorito?”. Depois são apresentadas as diferentes engenharias e atividades da Poli, e então são direcionados às atividades práticas. Leia mais.

Confira a cobertura em vídeo no Tik Tok da Poli.

Equipe de remo da Escola Politécnica da USP é vice-campeã da Taça USP

No dia 25 de novembro, a equipe de remo da Poli conquistou o segundo lugar geral na Taça USP, competição exclusivamente universitária da qual participaram as equipes já estabelecidas e também outros remadores da USP. O campeonato ocorreu na Raia da USP, lugar em que diversos times treinam. A Poli inscreveu 26 atletas e participaram do Single Skiff Masculino e Feminino, Double Skiff Feminino e Masculino, Four Skiff Masculino, Feminino e Misto, 8 com timoneiro e Canoe Estreante Masculino e Feminino, sendo que foram campeões nas provas de Canoe Estreante, tanto masculino quanto feminino.
Leia mais.

Evento Cidades Sustentáveis recebe especialistas para discutir uma São Paulo com construções mais resilientes e sustentáveis

No dia 23 de novembro, o auditório Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica (Poli) da USP, foi tomado por estudantes de diversas engenharias da Poli, da FEA, das Ciências Biológicas, da arquitetura (FAU), das Ciências Sociais e de outros institutos. Eles estavam lá para assistir a três palestras que integravam o evento Cidades Sustentáveis. Leia mais.

Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli tem nova docente na área de Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil

A doutora Renata Monte foi por unanimidade indicada ao final do concurso público para contratação de Professor Doutor. O concurso público foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, na especialidade Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil. Leia mais.

Estudantes da Poli fazem visita didática à empresas de óleo e gás em Macaé, no Rio de Janeiro

Poli na mídia

Modelo desenvolvido na Poli pode auxiliar motoristas na escolha de rotas durante temporais

Com o aumento do número motoristas, os recentes temporais têm os impactado direta ou indiretamente. Um estudo desenvolvido por Enzo Gonçalves Yulita e orientado pelo professor Cassiano Isler (ambos da Poli-USP), indica como o aumento na intensidade da chuva influencia na escolha de rotas no trânsito. Leia mais.

Geração de energia limpa impulsiona busca por minérios usados em baterias

A transição energética é a pauta da vez dentro dos assuntos a respeito de soluções sustentáveis. A geração de energia limpa demanda 3 bilhões de toneladas de grafite, lítio e cobalto, e a alta procura pelas substâncias impulsiona a corrida por minérios usados em baterias. Luiz Enrique Sanches, professor do Departamento de Engenharia de Mineração e Petróleo da Poli-USP, esclarece os percalços da logística de obteção dos materiais. Leia mais.

Antonio Mariani, professor da Poli, fala sobre a história do ventilador e como melhorar sua eficiência

Em entrevista à Folha de São Paulo, Antonio Luís de Campos Mariani, professor do departamento de engenharia mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, fala sobre as mudanças tecnológicas do ventilador desde sua invenção. Leia mais.

“A sociedade precisa se preparar para usar a IA como uma revolução positiva”

Segundo a definição do professor, a inteligência artificial é uma “área que se preocupa em reproduzir, em computadores, aqueles comportamentos que nós, seres humanos, identificamos como inteligentes”. Uma parte da IA, de acordo com Cozman, tenta entender o que é “inteligência” e como isso pode ser reproduzido no computador. Outra área tenta utilizar essa tecnologia para aplicar nos mais diversos campos do conhecimento. Leia mais.

Portal Educação Imersiva ensina métodos de aprendizagem com o uso de realidade virtual e aumentada

Espaço on-line criado na Escola Politécnica da USP busca fortalecer o laço entre a educação e a tecnologia e tem como público-alvo educadores, designers educacionais, pesquisadores e gestores da área da educação. Leia mais.

Objetivo é criar biocombustível e endereçá-lo à aviação a partir do gás renovável criado pela biomassa

Fruto da união de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Escola Politécnica, uma pesquisa está em curso para mapear o setor alcooleiro para avaliar o seu potencial na produção de hidrogênio, principalmente de usinas de etanol em todo o País. Leia mais.
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luíse Silva, Sofia Lanza e Yasmin Araújo.

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Por meio dele são divulgadas as notícias e clipping da Poli da última semana. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram