Professor Gregório Bouer

Por Antonio Muscat

O professor doutor Gregório Bouer nos deixou no dia 16 de abril de 2018. O legado do professor Gregório, como era chamado pelos colegas e alunos, é bastante significativo. Ele atuou em diversas áreas da Engenharia de Produção desde 1964, ano de sua formatura na Escola Politécnica, destacando-se as seguintes: Qualidade, Produtividade, Produtos e Processos, Estratégia Empresarial, Projetos, e Higiene e Segurança do Trabalho. Sua atuação nessas áreas ocorreu tanto em termos acadêmicos como profissionais. Ele pode ser considerado uma “avis rara”, pois tinha talento para combinar conhecimentos de modo sistêmico e para ensiná-los e aplicá-los de forma inteligente.

Dentre as áreas mencionadas, vale destacar a de Qualidade. Vamos retornar à segunda metade da década de 1980 do século passado. Naquela ocasião, um grupo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – PRO, do qual o professor Gregório era um dos líderes, desenvolveu um trabalho pioneiro que resultou na publicação, em 1988, do livro “Qualidade Industrial” pela Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio. Nessa época, há 30 anos,o Brasil engatinhava em termos de Qualidade e, em geral, não tinha competitividade alguma. A partir do trabalho mencionado, houve diversos desdobramentos, tendo o professor Gregório desempenhado papel de destaque  com a organização de cursos, produção de material didático, tradução de livros, prestação de serviços de consultoria, publicação de livros, etc. Através do PRO e da Fundação Vanzolini, muitas contribuições de valor foram feitas para profissionais e para organizações, modificando totalmente o panorama de 1988. Se o Brasil é o que é atualmente em termos de Qualidade, uma parte é devida ao trabalho do professor Gregório.

Ele completou o Mestrado e o Doutorado em Engenharia de Produção pela Pol-USP em 1983 e em 2012, respectivamente.

Como professor universitário atuou durante décadas no PRO, tendo ministrado diversas disciplinas e orientado um grande número de alunos que buscavam elaborar seus TCC’s. Como professor, ele sempre teve elevado desempenho e era muito admirado pelos seus alunos.  Também foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, na Universidade Paulista (UNIP), na Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI) e na Escola Superior de Química Oswaldo Cruz.

Além de desenvolver diversos projetos e cursos pela Fundação Vanzolini, o professor Gregório fez parte da administração da mesma, com destaque para a posição de Presidente da Diretoria Executiva, nos períodos de 1984/1991 e 2006/2007. Também foi membro do Conselho Curador de 2008 a 2011.

Ele foi Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A- IPT, no período de 2004/2005.

Na área privada, foi Diretor de importantes organizações como a Macisa S/A Indústria e Comércio de Metais e a Arno S/A Indústria e Comércio.

Retomando a questão do legado do professor Gregório, vale frisar a sua perseverança e a sua dedicação incansável ao trabalho, visando atingir, sempre, alto nível de qualidade.