Alunos da Poli-USP participam de maior competição de robótica do mundo

Equipe de Robótica ThundeRatz representará a Escola na Robogames, na Califórnia

A Equipe de robótica da Escola Politécnica da USP, ThundeRatz, participará, de 8 a 10 de abril, da 13ª edição da maior competição de robótica do mundo, a RoboGames. A competição será realizada na cidade de Pleasanton, na Califórnia. A Equipe, que completa 15 anos em 2016, é formada inteiramente por alunos dos mais diversos cursos e engenharias com o objetivo de desenvolver robôs para competições contra outras universidades.

A RoboGames está em sua 13ª edição e conta com a mais de 60 categorias, muitas delas não existentes no Brasil. A ThundeRatz participará em 10 categorias, com 13 projetos. Em 2015, a equipe conquistou a medalha de prata na categoria RobotMagellan, onde o robô era programado para autonomamente seguir um circuito de cones em um espaço aberto, e medalha de bronze na categoria Sumô Lego 1Kg.11156276_821984771170251_5201185178188287983_n (1)

A equipe está se preparando para a viagem desde junho de 2015, buscando recursos e patrocinadores para torná‐la possível, além de realizar a manutenção dos projetos atuais e a construção de novos robôs. No último ano a equipe também participou de outras duas competições nacionais, conquistando 3 troféus no Winter Challenge 2015, e 8 troféus no Summer Challenge 2015. “Os bons resultados animam a equipe e a deixa confiante para colocar o Brasil e a Escola Politécnica da USP no mais alto lugar do pódio da maior competição de robótica do mundo”, explica Cauê Cimorelli Muriano, capitão da equipe.

Para participar da competição, a equipe conta com o apoio dos patrocinadores, além do apoio da diretoria da Escola Politécnica e dos departamentos de Engenharia Mecânica, de Produção, de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos e de Engenharia de Sistemas Eletrônicos.

A ThundeRatz fica localizada no prédio da Engenharia Mecânica e é orientada pelo professor Marcos Ribeiro Pereira Baretto. A equipe tem como característica aplicar os conceitos vistos em sala de aula de maneira prática por meio do desenvolvimento mecânico e eletrônico dos projetos além de toda a parte de gestão de pessoas e recursos, marketing e design gráfico. Conheça mais a equipe no link.