São Paulo, 3 de janeiro de 2017.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº1/2017.

Destaques

Escola Politécnica começa a discutir o seu Projeto Acadêmico

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo criou uma comissão para discutir e propor um projeto acadêmico para a unidade. O papel desta comissão, formada em setembro de 2017, é coordenar o processo de criação do plano dentro de uma metodologia que envolva todos os níveis hierárquicos da Escola.

---

Pesquisas sobre terras raras aproxima Brasil e Alemanha

Professor da Poli Fernando Landgraf, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), participou de um workshop no país europeu sobre minerais estratégicos, e comenta o interesse em desenvolvimento tecnológico conjunto em reportagem. “A ideia é que o Brasil possa elaborar um produto – no caso, o superímã de terras raras – com valor agregado e não simplesmente a matéria-prima mineral”.

---

Comunidade politécnica participa de Operação Cata-Bagulho

Professores, funcionários e alunos da Poli contribuíram com a 2ª Operação Cata-Bagulho de 2017, ação promovida pela prefeitura do campus da Capital da USP que visa destinar corretamente materiais que não são mais utilizados nas instalações da universidade. Foram descartadas mesas, cadeiras, armários, móveis velhos e sucata, que encheram 3 grandes caçambas, aproximadamente 30 m³.

---

Politécnicos apresentam propostas de produtos e serviços à Poli Start

A aceleradora de startups PoliStart deu início oficialmente às suas atividades no último mês. A primeira ação foi levar um grupo de alunos e ex-alunos da Poli, representando dez startups, para apresentarem suas ideias, produtos e serviços no Cubo, iniciativa de fomento ao empreendedorismo do Itaú Unibanco e do fundo de capital de risco Redpoint Ventures. Conheça as 10 startups selecionadas para a apresentação no link.

---

Divulgados os nomes dos representantes brasileiros para a maratona do Vaticano

A equipe organizadora da “USP na Vatican Hack” anunciou os nomes dos cinco alunos que vão representar a USP na Vatican Hack, a primeira maratona de programação do Vaticano, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de março de 2018, na Itália. A Poli organizou e sediou a competição brasileira, realizada nos dias 16 e 17 últimos no campus da Cidade Universitária, em São Paulo. Os estudantes tiveram, como desafio, desenvolver uma solução para ajudar na adaptação de refugiados.

---

Melhores projetos de formatura de Engenharia de Computação de 2017 são premiados

O Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli realizou uma cerimônia de premiação dos melhores trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação de Engenharia de Computação (Cooperativo) e Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação (Semestral), um reconhecimento dado anualmente aos estudantes.

---

Ocean conclui capacitação para startups

O laboratório Samsung Ocean USP concluiu a sexta edição do programa de apoio e capacitação tecnológica para startups, que teve duração de 18 semanas e capacitou sete grupos que representavam projetos iniciais ou mesmo empresas iniciantes.

---

Febrace anuncia finalistas de 2018

Confira a lista dos projetos no site oficial da Feira, promovida pela Escola Politécnica da USP. Em 2018, o evento será realizado de 13 a 15 de março.

---

Poli inaugura laboratório focado em Internet das Coisas

O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI) da Poli inaugurou, no último mês, a Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas. Leia mais.

---

Clipping

Docente da Poli analisa, em entrevista, os rumos da indústria automotiva

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Marcelo Massarani, concedeu entrevista à revista Automotive Business, uma das principais do setor automotivo. Leia reportagem no link.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Quadro de avisos

Homologada eleição de representantes discentes do curso de Engenharia Elétrica

O Diretor da Poli homologou a eleição para representantes discentes junto aos colegiados do curso de Engenharia Elétrica para mandatos com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

USP estabelece normas para a prática de ciclismo esportivo na Cidade Universitária

Atletas e associações esportivas devem se cadastrar no site da prefeitura do campus. O ciclista não cadastrado, com cadastro vencido ou suspenso, ou que não esteja portando seu código de identificação em local visível, não poderá utilizar as vias da Cidade Universitária para a prática de ciclismo esportivo. Leia a resolução completa no link.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Marco Antonio Zago
Vice-reitor: Vahan Agopyan

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.