São Paulo, 22 de janeiro de 2017.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº4/2017.

Primeira turma da EC3 chega ao quinto ano com mais opções para sua formação

Após cumprir as disciplinas da formação generalista de seu curso em quatro anos, o último período da graduação dos futuros engenheiros oferece 40 diferentes caminhos

Aprovada em 2013, a última reforma da estrutura curricular (EC3) da Poli-USP já mostra na prática os benefícios das mudanças. A primeira turma de engenheiros sob o novo modelo de ensino chega ao quinto ano em 2018 com a perspectiva de poder escolher entre três caminhos  para concluir sua formação: continuar em sua área de ingresso, escolher uma área diferente ou seguir a carreira em pesquisa.  Os estudantes podem optar entre 40 módulos, sendo dois deles interdisciplinares, em Engenharia Biomédica e Tecnologia Nuclear, e sete na área acadêmica. Leia reportagem completa.

---

Faleceu o professor Orsini, considerado o modernizador da Engenharia Elétrica no país

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo lamenta informar o falecimento do professor emérito Luiz de Queiroz Orsini na última sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2018. Docente da centenária unidade desde sua formação, em 1946, ele obteve seu doutorado pela Universidade de Paris-Sorbonne em 1949.

Veja aqui a nota de pesar da Diretoria da Poli-USP.

E um perfil de sua carreira feito quando ele foi homenageado em 2011.

---

Professor José Sidnei Colombo Martini é homenageado pela ABINEE

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) prestou uma homenagem ao docente da Poli-USP, José Sidnei Colombo Martini, por sua participação à frente de importantes empresas dos setores público e privado na área energia elétrica e por sua atuação como acadêmico na formação de futuros profissionais do setor.

---

Expert italiano em problemas inversos ministra palestra na Poli Santos

Acontece no dia 24 de janeiro, na Poli-Santos, a palestra  “Dynamic methods for damage detection in structures”. O palestrante, Antonio Morassi, possui uma linha de pesquisa que busca identificar danos em estruturas a partir das respostas vibracionais geradas quando elas são estimuladas. O evento acontece às 10h, é gratuito e aberto ao público.

---

Evento na Poli terá tutorial sobre inteligência artificial em parceria com a Microsoft

Há 12 anos o Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA) da Poli-USP promove o Workshop de Tecnologia Adaptativa, um evento pensado para promover a interação entre pesquisadores da área, por meio do debate e exposição dos avanços da pesquisa. Este ano o evento será realizado no auditório do prédio da Engenharia Elétrica, e as inscrições gratuitas podem ser feitas no link.

---

Poli e FEA sediam 26º Colóquio Internacional Rede Gerpisa de Estudos sobre a Indústria Automotiva

O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de junho de 2018, e terá como tema: "Who drives the change? New and traditional players in the global automotive sector". A chamada para propostas de trabalhos está aberta até o dia 31 de janeiro de 2017.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Cursos e editais

Poli oferece disciplina de pós sobre tendências da indústria automotiva

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli oferecerá, em 2018, uma nova disciplina, “Novas Tendências em Processos, Produtos, Serviços e Transições na Indústria Automotiva”, em caráter especial. Entre os temas abordados na disciplina estarão as transições tecnológicas na indústria automotiva no Brasil, a importância da manufatura avançada e da inovação neste contexto, as tendências e estratégias de mercado, os novos modelos de negócios, a mobilidade urbana sustentável, entre outros. Leia mais.

Pós-graduação e MBA: Fundação Vanzolini e Poli USP abrem inscrições para turmas de 2018

A Fundação Vanzolini está com inscrições abertas para cinco novas turmas dos cursos de Pós-Graduação MBA (USP) nas áreas de gestão e negócios. Leia mais.

Chamada de trabalhos para conferência internacional da USP em Sistemas de Informação

Está aberta, até 30 de janeiro, a chamada de trabalhos para a 15ª CONTECSI USP - International Conference on Information Systems and Technology Management. O evento será realizado de 23 a 25 de maio da FEA-USP. Outras informações no site.

Prorrogado o período de inscrições para o curso de especialização em engenharia automotiva

O Centro de Engenharia Automotiva da Poli abriu novo período de inscrições para o processo seletivo da turma 2018 do curso de especialização em Engenharia Automotiva. O prazo final é o próximo dia 26 de janeiro. As aulas iniciam-se em fevereiro.

---

Quadro de avisos

USP divulga data de eleições para representantes docentes junto ao Conselho Universitário

A eleição dos representantes das categorias docentes e respectivos suplentes será realizada no dia 20 de fevereiro de 2018, das 9h às 18h, por meio do sistema eletrônico de votação adotado pela USP, o Helios Voting. O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro, caso as chapas obtenham maioria absoluta dos votos. Outras informações e detalhes podem ser acessados no link.

Homologadas eleições discentes em diversas comissões da Poli

O Diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira, homologou as eleições para representantes discentes junto aos colegiados relacionados no link. Os mandatos terão validade de um ano, com vigência de 24 de janeiro de 2018 a 23 de janeiro de 2019.

---

Vivência Universitária

Conferência sobre Engenharia e Química no México

O evento organizado pela Universidad Veracruzana será realizado em Vera Cruz, no México, em 26 e 27 de abril. Leia aqui outras informações sobre o evento.

USP São Carlos realiza Semana da Engenharia Ambiental

Está aberto o edital para submissão de trabalhos científicos da XV Semana da Engenharia Ambiental promovida pela EESC-USP. A data limite para o envio é 23 de março de 2018. Outras informações no link.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Marco Antonio Zago
Vice-reitor: Vahan Agopyan

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.