São Paulo, 5 de fevereiro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº6/2017.

Destaques

Poli reserva vagas para alunos de escola pública na Fuvest em 2018

O ingresso nos cursos da engenharia da Poli em 2018 continuou a ser feito pelo vestibular da Fuvest 2018 e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas teve uma alteração importante: parte das vagas da Fuvest (37%) foi reservada para alunos de escolas públicas e para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Das  870 vagas oferecidas, 87 foram reservadas para quem optou pelo Sisu como forma de ingresso. As demais 783 vagas foram disputadas no vestibular da Fuvest, com a seguinte distribuição: 461 em sistema de ampla concorrência e 322 reservadas, sendo 196 delas para estudantes de escola pública e 126 para alunos de escola pública que se autodeclarem preto, pardo ou indígena.

Veja abaixo a tabela com a distribuição das vagas nos cursos da Poli-USP via Sisu e Fuvest, e acesse a matéria completa com a distribuição percentual das vagas.

---

Colação de grau será realizada nesta quarta-feira, dia 7

A colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2017, e semestres anteriores, será realizada no dia 7 de fevereiro entre 9h e 17h30, conforme programação disponível no link.

---

Matrícula dos aprovados pelo Sisu em 2018 se encerra nesta quarta-feira

A matrícula dos 87 aprovados no Sisu está sendo realizada na Secretaria de Graduação, no prédio da administração da Escola, entre hoje, 5 de fevereiro, e quarta-feira, 7. As fotos da matrícula realizada hoje estão no Flickr da Poli.

---

Termina nesta quinta (8) o prazo para inscrição de chapas para eleição da Diretoria da Poli

No novo período poderão se inscrever candidaturas compostas por Professores Associados 2 e 1. Confira aqui as últimas informações sobre o processo eleitoral.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

---

“Estou confiante no futuro da Universidade”, afirma novo reitor da USP

A cobertura da cerimônia de posse da reitoria da USP pode ser conferida na reportagem do Jornal da USP. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes tomaram posse como novos reitor e vice-reitor no dia 29 de janeiro.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

---

Workshop da Poli sobre Mecânica Computacional traz especialistas da Alemanha

Dois dos pesquisadores de maior destaque em Mecânica Computacional estarão no Brasil nos dias 19 e 20 de fevereiro para participar de um workshop sobre a área. Confira os detalhes do evento no link.

---

Poli realiza seminário com a participação de pesquisadores do Sustainable Gas Institute da Imperial College London

Nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, às 14h, será realizado na Poli o seminário “MUSE: A new global energy model. Overview and applications”, organizado pelo RCGI – Research Centre for Gas Innovation. Saiba mais.

---

Equipe Poli de Baja lança protótipo para 2018 nesta quinta, dia 8

O Poli Aurora será lançado em evento no auditório do prédio da Engenharia Mecânica a partir das 18h. Acesse aqui os detalhes.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Cursos e editais

Concurso Internacional Young Person´s World Lecture 2018

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) promove o concurso voltado a jovens estudantes que podem apresentar trabalhos com temas à sua escolha, relacionados com ciência e/ou engenharia de materiais, mineração e embalagens. O ganhador da etapa nacional será premiado com um valor de R$ 3.500 e 1 MacBook Air, e participará na final mundial, na África do Sul, em  Outubro de 2018. Todos os custos com viagens e hospedagens nacionais e internacionais serão pagos pela CBMM. Outras informações no link

Chamada para colóquio internacional sobre indústria automotiva

Está aberta até 28 de fevereiro a chamada para propostas de trabalhos a serem apresentados no 26º Colóquio Internacional do Gerpisa, grupo de estudos sobre a indústria automotiva, que se realiza entre 11 e 14 de junho e é promovido pela Poli e pela FEA na USP. Outras informações aqui.

Aberta chamada de trabalhos para Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção

O ConaEnd & IEV será realizado de 27 a 29 de agosto de 2018, em São Paulo, e a data limite para submissão de trabalhos é 28 de fevereiro. Leia aqui o regulamento completo e outras informações sobre o evento.

Edital da AUCANI seleciona estudantes de graduação para evento na Georgetown University, Estados Unidos

Alunos poderão participar do workshop “Improving Outcomes for Vulnerable Populations: How Can Innovation Expand Health, Education, and Economic Inclusion?”, no âmbito do Programa The Georgetown University Santander Partnership on Social Economy. As inscrições podem ser realizadas até às 12 horas de 16 de fevereiro de 2018, conforme edital, exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus.

Edital: http://sites.poli.usp.br/org/informativos/fevereiro2018/Edital808-GeorgetownUniversitySummerWorkshop.pdf

---

Quadro de avisos

FMUSP busca voluntários para pesquisa sobre memória

Um projeto desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP precisa de voluntários acima de 65 anos. A pesquisa consiste em uma avaliação neuropsicológica, com testes de memória, atenção e raciocínio. A depender desses testes, o voluntário é convidado a fazer exames mais detalhados. Não há procedimento invasivo nem testes de medicamentos. Outros detalhes e como participar no link.

USP divulga data de eleições para representantes docentes junto ao Conselho Universitário

A eleição dos representantes das categorias docentes e respectivos suplentes será realizada no dia 20 de fevereiro de 2018, das 9h às 18h, por meio do sistema eletrônico de votação adotado pela USP, o Helios Voting. O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro, caso as chapas obtenham maioria absoluta dos votos. Outras informações e detalhes podem ser acessados no link.

Laboratório de Caracterização Tecnológica da Poli tem vaga para especialista em difração de raios x

O LCT, laboratório da Poli ligado ao PMI, anunciou uma vaga para especialista em difração de raios X. Veja detalhes sobre a vaga no link.

Eleição de representantes dos funcionários junto ao Conselho Universitário será realizada em 1º de março

A votação será realizada por meio de sistema eletrônico das 8h às 19h. Leia aqui a Portaria 7068.

---

Vivência Universitária

CINUSP realiza mostra Corpo Desperto de 29 de janeiro a 2 de março

Leia mais sobre a mostra e os filmes selecionados neste documento.

3º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil: Entre Trópicos

O Fòrum Permanente, associação cultural apoiada por unidades da USP, promoverá o evento nesta quarta-feira, dia 7, no Centro Cultural da FIESP. O Ciclo de Palestras abordará a relação de Duchamp com a artista brasileira Maria Martins e a fronteira de seu trabalho com outras linguagens, como o cinema e a literatura.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Marco Antonio Zago
Vice-reitor: Vahan Agopyan

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.