São Paulo, 9 de fevereiro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº7/2017.

Destaques

Matrícula dos aprovados na Fuvest começa logo após o Carnaval

A matrícula dos aprovados na Fuvest 2018 na Poli começa no dia 15 de fevereiro, quinta-feira. No primeiro dia da matrícula haverá uma programação especial para recepção dos calouros que queiram participar das atividades, que começam às 8h30 e se encerram por volta das 16h30. Leia mais.

---

Eleição para Diretoria da Poli terá chapa única

No dia 8 de fevereiro, quinta-feira, se encerrou o segundo prazo para inscrição de chapas para eleições da Direção da Escola Politécnica da USP, e não houve novas candidaturas. Portanto, a eleição será realizada com uma única chapa, composta pelos docentes Liedi Legi Bariani Bernucci, para o cargo de Diretora, e Reinaldo Giudici, como Vice-Diretor. Leia mais.

---

Alunos aprovados pelo Sisu se matriculam na Poli

As matrículas dos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram realizadas no início desta semana. Foram disponibilizadas 87 vagas para o Sisu e 40 alunos se matricularam, cinco a mais do que na seleção de 2017. As vagas restantes serão direcionadas para as próximas chamadas do Sisu, e se não forem preenchidas, irão para o sistema Fuvest.

---

Grupo de pesquisa da Poli lança livro e laboratório com foco na 4ª revolução industrial

O grupo Gestão em Automação em TI (Gaesi), do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli, lança no próximo dia 21 de fevereiro, às 14h, no campus da Cidade Universitária, na capital, o livro “Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil”. Nele, mais de 50 autores de diversas áreas do conhecimento, instituições e empresas discutem as tecnologias 4.0, base dessa nova fase da economia mundial, e os potenciais impactos da sua adoção no Brasil. Durante o lançamento da obra também será apresentada uma nova iniciativa: o Laboratório de Simulação, Antifraude e Compliance, facility que atende à necessidade de aumentar a eficiência e lidar com os desafios impostos por essas novas tecnologias.

---

Poli realiza Colação de Grau dos formando de 2017

Ao todo, 529 engenheiros colaram grau em cerimônias realizadas ao longo da última quarta-feira, dia 7. Acesse aqui a cobertura completa do evento e as fotos.

---

Equipe Poli de Baja lança novo carro para competição nacional

O grupo de extensão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Poli de Baja lançou, em cerimônia realizada no dia 8 de fevereiro, o novo carro destinado a participar de campeonatos universitários, o Poli Aurora. O lançamento do Aurora marcou a aposentadoria do Cronos, veículo utilizado em 2017.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Cursos e editais

Maior competição internacional de comunicação científica tem inscrições abertas no Brasil

Organizado pelo British Council, o FameLab 2018 acontece em 32 países simultaneamente. A etapa da semifinal brasileira será em abril com a participação de pesquisadores de todas as regiões do País. Outras informações aqui.

Edital de mobilidade docente para Inscrições para Jan Matejko Academy of Fine Arts recebe inscrições até 23/fev

O programa é voltado a professores da USP para a realização de atividades de docência na instituição polonesa. Acesse aqui o edital.

---

Quadro de avisos

Homologadas de eleições discentes nos Departamentos de Engenharia Naval e de Produção

A Diretoria da Poli homologou eleições para representantes discentes junto à Comissão de Coordenação de Cursos (COC), ao Conselho do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV) e à Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (CCP-PPGEP) da Escola Politécnica da USP. Acesse o documento completo aqui.

Começa processo de seleção para ingresso nas creches da USP

A Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP iniciou o processo seletivo para ingresso de crianças nas Creches Central (26 vagas) e Saúde (6 vagas). As informações estão disponíveis no link www.usp.br/sas, Menu “Seleção de Creche”. As inscrições terminam no dia 16 de fevereiro.

---

Vivência Universitária

Pesquisadores da Escola de Educação Física buscam voluntários

Estudos relativos a atividade física e doenças respiratórias sazonais, ao perfil dos corredores de rua, suplementação de probióticos para maratonistas, nutrição e treinamento de força, AVC e exercício físico, Parkinson, entre outros, estão recebendo inscrições de voluntários. Veja a lista completa no link.

Evento do IEA traz debate sobre o papel da academia na busca por soluções sustentáveis para as cidades

No dia 20 de fevereiro, em duas atividades, o seminário Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em Cidades Globais irá reunir experiências e promover diálogos sobre estudos acadêmicos e intervenções que podem melhorar a qualidade de vida nas metrópoles.

IEE-USP promove seminário nacional sobre energia solar fotovoltaica

O evento é organizado pelo Comitê de estudos C6 do CIGRÉ (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) em parceria com o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do IEE e tem como objetivo realizar um balanço da evolução tecnológica da energia solar fotovoltaica, e difundir o estado da arte da pesquisa e desenvolvimento. Outras informações, inscrições e programação pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br.

Seminário "Semana de 22: olhares críticos"

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, convida para o Seminário "Semana de 22: olhares críticos", a ser realizado de 21 a 24 de fevereiro de 2018, das 14h às 18h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar - Prédio da Fecomércio SP - Bela Vista - São Paulo).

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Marco Antonio Zago
Vice-reitor: Vahan Agopyan

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.