São Paulo, 23 de fevereiro de 2018.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº1/2018.

Noite de celebração para os novos professores titulares da Poli

Os dez novos professores titulares da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) foram homenageados na noite do dia 22 de fevereiro em uma sessão solene da Egrégia Congregação. Marcada por momentos de emoção, descontração e bom humor, a cerimônia foi realizada no Auditório do Prédio da Administração da instituição, e terminou com uma apresentação do Coral da USP e um coquetel oferecido aos participantes, a maioria familiares e amigos.

As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Na sequência: Pedro de Alcântara Pessoa Filho, Galo Antonio Carrillo Le Roux, José Tadeu Balbo, Marly Monteiro de Carvalho, Fernando José Gomes Landgraf, Vanderley Moacyr John, Raúl Gonzalez Lima, João Francisco Justo Filho, Eduardo Aoun Tannuri Roque Passos Piveli foram empossados no cargo, que representa o topo da carreira na docência na USP. 

“Esses são os melhores entre os melhores. Parabéns”, cumprimentou o professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, ao abrir a cerimônia, logo após os homenageados terem sido conduzidos ao auditório pelo professor titular e decano da Congregação, Lucas Antonio Moscato. Coube ao professor emérito Kokei Uehara, convidado a participar da mesa da solenidade, fazer a entrega da placa comemorativa a cada um dos titulares. Leia aqui a matéria completa.

O diretor da Poli ressaltou o brilhantismo dos professores titulares homenageados. “Temos aqui pessoas de áreas diversas: Engenharia de Alimentos, Termodinâmica, Saneamento, Bioengenharia, Transportes, Robótica e Simulação, Nanotecnologia, Metalurgia, Engenharia de odução Sustentabilidade. São as contribuições que a Escola Politécnica dá para a sociedade desde 1893. Ao longo de sua história, essa Escola sempre primou pela excelência do trabalho que se realiza aqui”.

Noite de bom humor e revelações – Em uma apresentação descontraída e bem humorada, a professora Liedi Legi Bariani Bernucci, escolhida pela Diretoria para fazer a saudação em nome da Congregação, ressaltou a trajetória profissional de cada um dos professores titulares. Antecipando que iria alterar um pouco o protocolo, ela comentou que não se aprofundaria muito nos dados curriculares. “Os méritos acadêmicos de cada um deles foram exaustivamente testados e comprovados ao longo do concurso para professor titular”, disse.

Ela, então, inverteu a ordem do discurso, “para fazer um suspense”, como ela mesma afirmou, brincando. Primeiro, Bernucci pontuou alguns fatos relevantes das carreiras, inserindo depois informações mais pessoais nas saudações feitas a cada um dos docentes. Só depois revelava os nomes, promovendo uma espécie de jogo de adivinhação.

Dessa forma, além de todos conhecerem mais detalhes das carreiras de cada um dos novos titulares, ficaram sabendo fatos curiosos a respeito dos professores.

Uma reflexão sobre os alunos do futuro – A professora Marly Monteiro de Carvalho falou em nome dos novos titulares. Única representante do sexo feminino do grupo, fez um discurso emocionado e pontuado por uma reflexão sobre a evolução da inserção de mulheres, negros e pessoas vindas de classes de menor renda. “Quando entrei na Poli, 3.3% da turma era de mulheres, não havia negros e poucos eram de escola pública. Décadas depois, vejo o vídeo de nossas alunas que viralizou na internet e isso mostra que o cenário mudou pouco”, afirmou.

Ela pediu para que os professores imaginassem como seria a sala de aula de Engenharia do futuro. “Todos devem ter pensado que não podemos abrir mão do mérito, mas, além disso, gostaria de ver nessa sala um perfil de alunos bastante diversos. Gostaria de trazer a complexidade da diferenças para as mesas de projetos”, acrescentou.

Ela destacou também que o professor, nessa sala de aula do futuro, não terá o mesmo papel que exerce hoje. “Vejo mudanças vertiginosas no jeito de ensinar”, pontuou ela, enumerando as habilidades que deverão ser desenvolvidas pelos estudantes em salas de aula como a capacidade de se comunicar bem e trabalhar em grupo, de desenvolver o pensamento crítico e inovador e o comportamento empreededor. “Mas, sobretudo, vejo a sala do futuro povoada de alunos brilhantes”, afirmou.

Coral da USP

O Coral da USP apresentou um total de sete peças, que incluíram composições nacionais e internacionais, como “Chovendo na Roseira”, de Tom Jobim, e “Jesu, Meine Freunde”, de Johann Sebastian Bach. O professor Galo Antonio Carrillo Le Roux, um dos homenageados da noite, integra o grupo musical e se juntou aos colegas na apresentação.

---

O cargo de Professor Titular expressa o reconhecimento da trajetória  desses  profissionais, cujas carreiras são marcadas pela formação altamente especializada e pela excelência de suas  ações nos três campos de atuação da Universidade: o  ensino, a pesquisa e a extensão.

O Diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, explica que o Professor Titular é responsável pela definição dos rumos da instituição sob os diversos pontos de vista: estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação, linhas de pesquisa e relações com a comunidade. “Além disso, deve liderar os trabalhos dos laboratórios, com planejamento, orientação e novas ideias. Na Engenharia, em particular, deve contribuir para as definições de políticas públicas relacionadas à qualidade de vida da população”.

Leia a reportagem completa sobre a importância destes profissionais no site da Poli.

---

Conheça um pouco da carreirdestes professores:

Marly Monteiro de Carvalho, do Departamento de Engenharia de Produção

Livre docente pela Escola Politécnica, com pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. A professora atua na graduação e pós-graduação desde 1992, coordena o Laboratório de Gestão de Projetos e o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto e o curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP e Fundação Vanzolini. Publicou 12 livros no Brasil e nos Estados Unidos, além de diversos artigos em periódicos relevantes. 

---

Pedro de Alcântara Pessoa Filho, do Departamento de Engenharia Química

Graduado em Engenharia Química pela UNICAMP em 1995, onde também realizou seu mestrado (1998) e doutorado (2002). Em 2011, obteve o título de Livre Docente na especialidade Termodinâmica Química no seu Departamento. Sua principal área de pesquisa é a Termodinâmica do Equilíbrio de Fases, com ênfase principalmente no estudo de processos de purificação de biomoléculas, mas com aplicações também em outros ramos do conhecimento, como Engenharia de Petróleo e de Alimentos. Um dos destaques de sua trajetória foi a atuação internacional, primeiro em um estágio de pós-doutorado na Technische Universität Kaiserslautern, Alemanha em 2007-2008. Cinco anos depois, ele foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, no grupo do professor John Prausnitz, em outro de seus três pós-doutoramentos. Outro ponto alto de sua carreira foi a conquista do 58º Prêmio Jabuti em 2016, na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática.

---

Galo Antonio Carrillo Le Roux, do Departamento de Engenharia Química

O professor nasceu no Peru e imigrou ao Brasil com a família aos 10 anos. Fez a graduação e o mestrado em Engenharia Química na Escola Politécnica, e entrou na carreira docente como auxiliar de ensino em 1988. Concluiu o doutorado em Engenharia de Processos no Institut National Polytechnique Toulouse, em 1995. Atua em modelagem, simulação, síntese e controle de Processos com ênfase em métodos de estimação de parâmetros e identificação de sistemas. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Poli desde 2014 que passou de 6 a 7 na avaliação da CAPES, e é vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia. Já orientou 23 alunos de mestrado e 7 de doutorado e publicou 33 artigos em periódicos internacionais. Tem atualmente um fator H=9.

---

Roque Passos Piveli, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP; Mestre em Hidráulica e Saneamento pela mesma Escola e Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica, atua na área de saneamento ambiental, mais especificamente, na área de tratamento de esgoto sanitário e de efluentes industriais. O reflexo principal desta atividade recai sobre a qualidade das águas naturais em seus múltiplos usos, incluindo o mais nobre deles que é o abastecimento das cidades com água potável. Os resultados das pesquisas científicas ou de desenvolvimento tecnológico de processos contribuem para a descoberta de soluções mais adequadas para desde os grandes centros urbanos até as populações mais remotas. 

---

Raúl Gonzalez Lima, Departamento de Engenharia Mecânica

Nascido em Cuba, ele possui graduação e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Aerospace Engineering na Universidade do Texas.  Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Médica, atuando principalmente em tomografia por impedância elétrica, dinâmica estrutural, biomecânica, elementos finitos, estimação de parâmetros, problemas inversos e monitoração do pulmão. Entre outros contratos importantes, coordenou o convênio Philips/Poli/FDTE sobre Tomografia de Impedância Elétrica para monitorar o pulmão a beira de leito, em 2011 a 2012. É presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica da USP e da Comissão de Ética, uma importante iniciativa que está sendo implantada e estruturada sob a sua coordenação.

---

José Tadeu Balbo, Departamento de Engenharia de Transportes

Graduado em Engenharia Civil, fez mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, todos pela Poli-USP. Participou de programa de doutorado sanduíche da CAPES na Escola Politécnica Federal de Zurique, Suíça. Livre Docente em Projeto e Construção de Pavimentos desde 1999, foi membro do Comitê de Pavimentos de Concreto do Transportation Research Board (AFD50) e do Comitê de Reabilitação de Pavimentos (AFD70), editor associado do International Journal of Pavement Engineering, entre outras publicações científicas. Autor de dois livros didáticos sobre pavimentação asfáltica para engenheiros, empregados como livro texto de ensino de graduação em diversas faculdades de engenharia civil no Brasil, é também autor do livro "Pavimentos de Concreto". Atualmente é membro da Comissão de Modernização do Curso de Graduação em Engenharia Civil e do Ciclo Básico de Engenharia; também é Membro da Comissão para Estudo e implantação do curso de graduação em Engenharia Nuclear na USP.

---

Eduardo Aoun Tannuri, Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos

Um dos coordenadores do Tanque de Provas Numérico, possui graduação em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas (Mecatrônica), doutorado, pós-doutorado e livre-docência, todas pela Poli-USP. É Pesquisador 1D do CNPq. Tem fator H=15(Google Scholar), com mais de 900 citações em seus 30 artigos em revistas, 167 em conferências e dois capítulos de livros. O professor coordenou a construção e desenvolvimento do Centro de Simulações de Manobras do TPN-USP, laboratório referência em simulações de operações marítimas do Brasil e no mundo. Ele conseguiu o melhor desempenho acadêmico em mais de 100 anos da Poli: uma média de 9,44, aí computadas todas as suas notas desde o início (para se ter uma ideia, o segundo colocado tem 8,4), como mostrou a reportagem da Revista Super Interessante em 1998.

---

João Francisco Justo Filho, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Realizou sua graduação e mestrado em Física no Instituto de Física da USP, é Ph.D. em Nuclear Engineering pelo MIT e Livre-Docente em Nanotecnologia pela Escola Politécnica. Foi professor visitante na University of  Minnesota entre 2007 e 2008, e recentemente vem atuando na área de sistemas eletrônicos embarcados. É autor ou co-autor de mais de 100 artigos completos em revistas internacionais indexadas.

---

Fernando José Gomes Landgraf, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Graduado no Centro Universitário da FEI e com Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica, atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na relação entre a microestrutura e o comportamento magnético dos materiais de engenharia, incluindo seu processamento por conformação mecânica e metalurgia do pó. Desde 2010, investiga também a história da metalurgia no Brasil, com ênfase na análise microestrutural arqueológica de objetos produzidos na Fábrica de Ferro de Ipanema. Trabalhou por 29 anos como pesquisador, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, onde também foi Diretor de Inovação e, atualmente, Diretor Presidente. Conduz o Planejamento Estratégico da instituição com foco na ampliação da cultura de inovação no instituto e no aumento da receita associada com inovação.

---

Vanderley Moacyr John, Departamento de Engenharia de Construção Civil

Formado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, fez mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez seu doutorado em Engenharia Civil na Poli. É pós-doutor pelo Royal Institute of Technology da Suécia e obteve sua livre docência em 2000. Sua carreira se destaca pelas pesquisas focando a sustentabilidade na construção civil, como sua atuação junto ao United Nations Enviromental Programe (Unep), no Quênia, onde participa de projeto relacionado ao desenho de estratégias em inovação para redução de emissões de carbono na produção de cimento. Ele também é membro do Conselho Deliberativo do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Além disso, coordena três grandes iniciativas de peso em pesquisa voltadas à sustentabilidade. Uma delas é o INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios (aeCEM), cujo objetivo é buscar soluções para redução do consumo de água e energia, das emissões de gases com efeito de estufa e do uso de recursos naturais.  A outra é a Embrapii Poli USP - Materiais para Construção o Ecoeficiente. Recentemente, tornou-se Coordenador do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), que dará suporte às atividades de pesquisa e inovação em edifícios e construção em geral. 

---

Congregação reunida para foto ao final do evento.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista e Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.