São Paulo, 5 de março de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº10/2017.

Destaques

Eleição para Diretoria da Poli será realizada nesta quarta, dia 7 de março

O primeiro turno da votação será realizado das 9h às 12h, e a eleição terá chapa única, composta pelos professores Liedi Légi Bariani Bernucci para Diretora, e Reinaldo Giudici para Vice-Diretor. Os docentes eleitos estarão à frente da Escola de 2018 a 2022. Outras informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site da Poli.

Os eleitores, membros da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos, votarão por meio de sistema eletrônico. Caso a chapa não obtenha maioria absoluta no primeiro turno, será realizado um segundo turno, no qual será considerada a maioria simples. Neste processo eleitoral eletrônico serão utilizados os endereços de e-mail institucionais.

Assim que o resultado for divulgado, será publicado em todos os canais de comunicação da Poli-USP: site, e-mail institucional e redes sociais.

---

Graduação em Engenharia de Minas da Poli está entre as 33 melhores do mundo

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 41 das 48 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado na quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Desse total, dez áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores, entre elas, a área de Engenharia de Minérios e Minas está na 33ª posição. O curso de Engenharia de Minas é oferecido pela Escola Politécnica, e vem melhorando sua colocação desde 2016.

---

Poli realiza Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) na próxima semana

A maior mostra brasileira de projetos pré-universitários na área começa no dia 13 de março, e irá até dia 15. O evento é reconhecido nacionalmente por incentivar o interesse dos jovens nas ciências, e conta com a participação de jovens de ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares todo o Brasil. A 16ª Edição do evento apresentará 346 projetos, selecionados entre mais de 2.250 mil projetos. A tenda onde o evento é realizado fica ao lado do prédio da Administração da Poli.

---

Clipping

Publicação América Economia Intelligence destaca a Poli como formadora de líderes

Em uma edição especial sobre faculdades de engenharia latino-americanas que maiores aportes fazem à inovação em nível local, nacional, regional e mundial, foi destacada a atuação da Escola Politécnica na formação de profissionais que lideram grandes empresas de diversos setores. A reportagem em espanhol pode ser lida no link.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Professor da Poli falará sobre Uso Racional da Água em palestra na Alesp

Estão abertas as inscrições para o Ciclo-ILP Fapesp de Ciência e Inovação “O Futuro da Água”, que será realizado em 12 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No evento, o professor José Carlos Mierzwa fará uma palestra junto a pesquisadores de outras universidades.

Poli recebe palestra com  Diretor Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM)

O geólogo Victor Hugo Froner Bicca falará sobre a transformação do órgão em Agência Nacional Mineral em palestra promovida pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo e pela APEMI no dia 15 de março, quinta-feira, a partir das 19h.

Poli receberá evento sobre Barragens de Mineração no Estado de São Paulo

O Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP promoverá o Workshop "Barragens de Mineração no Estado de São Paulo: Avaliação das Ações e Controles" no dia 9 de março de 2018, das 9h às 12h30.

---

Cursos e editais

Cursos de redação acadêmica em inglês e de técnicas de apresentação na Poli

Até 12 de março estarão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de técnicas de apresentação (quartas-feiras, das 14h às 15h30) e de ferramentas básicas de redação acadêmica (3ª-feira, 9h - 12h). Os cursos se iniciam em 20 de março. Dirigem-se a quem precisa redigir artigos para periódicos, ou apresentá-los em congressos ou seminários internacionais. Mais informações com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias ou cborbatrad@gmail.com.

Inscrições para bolsas da AEP estão abertas até 16 de março

O Programa de Concessão de Bolsas de Estudos da AEP/GRÊMIO, uma iniciativa de apoio financeiro e mentoria destinada a estudantes de graduação da Poli-USP em situação de vulnerabilidade socioeconômica, está com inscrições abertas até o dia 16 de março.

---

Vivência Universitária

Agência USP de Inovação e Arena Santander/USP promovem série de eventos neste mês

A programação abrange palestras sobre empreendedorismo, saúde mental e desenvolvimento de competências profissionais. Acesse aqui.

Cenários Interdisciplinares em Espectroscopia Molecular são o tema de palestra no IFUSP

No dia 8 de março, o professor Sylvio Canuto, titular do Instituto de Física da USP apresentará uma discussão com enfoque no cenário interdisciplinar, enfatizando como o efeitos do meio ambiente alteram as propriedades moleculares. Outras informações no link

Abertas as inscrições para o Coral da USP

Interessados em participar do grupo musical podem se inscrever pelo site http://www.coralusp.prceu.usp.br/ até 28 de março.

CINUSP realiza a 7ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro

De 5 a 29 de março, a programação traz ao público destaques da produção brasileira recente. A mostra conta com sete debates, em sessões gratuitas e abertas ao público em geral. Programação disponível no documento.

Música na BBM: concertos gratuitos no mês de março

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP,  oferecerá no mês de março, uma série de apresentações musicais gratuitas, abertas ao público.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.