São Paulo, 8 de março de 2018.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº3/2018.

Dia Internacional da Mulher

O reitor da USP, professor Vahan Agopyan, homologou hoje (08/03), o resultado das eleições para a Diretoria da Escola Politécnica da USP (Poli). Os professores Liedi Légi Bariani Bernucci e Reinaldo Giudici foram eleitos ontem (07/03) e passam a ser os novos diretores da instituição para um mandato de quatro anos. A cerimônia de homologação antecedeu a reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) no Prédio de Administração da Poli no campus da Cidade Universitária, em São Paulo.

Além da homologação, foi feita uma homenagem ao professor José Roberto Castilho Piqueira, com o lançamento de um quadro que traz seu autorretrato, que agora fará parte da galeria de pinturas com os retratos de todos os diretores da Poli. Acesse aqui a notícia.

Veja aqui as fotos do evento.

---

Liedi Légi Bariani Bernucci é a primeira mulher a ocupar a Diretoria da Escola Politécnica da USP

Ela terá como vice-diretor o professor Reinaldo Giudici, do Departamento de Engenharia Química

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo tem uma nova diretoria. Pela primeira vez em sua história será administrada por uma mulher, Liedi Légi Bariani Bernucci, professora do Departamento de Engenharia de Transportes.

A Poli terá o professor do Departamento de Engenharia Química, Reinaldo Giudici, como vice-diretor.

De 2014 a janeiro deste ano, Bernucci ocupou a vice-diretoria da Poli. Giudici também já tem experiência na gestão: foi chefe do PQI por dez anos, se somados todos os mandatos.

---
---

Liedi Légi Bariani Bernucci: Conheça sua trajetória

 

Referência na área de Infraestrutura de Transportes, Engenharia Civil, docente e pesquisadora, Liedi abriu portas e busca servir de exemplo para as mulheres que querem seguir carreira na área.

---

Reinaldo Giudici: Capacidade de trabalho e excelência em pesquisa marcam perfil do novo vice-diretor

Pesquisador 1A do CNPq, o engenheiro químico Reinaldo Giudici atua também na Capes e na Fapesp, entre outras atividades

---

Momento histórico: Poli elege primeira mulher para diretoria

A igualdade de gênero é uma bandeira que já foi defendida em diversos momentos históricos importantes, por mulheres de diferentes países e realidades culturais, econômicas e sociais. Em 1975, a ONU estabeleceu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, transformando os esforços da luta política por direitos em metas como a eliminação da discriminação da mulher.

Hoje, 8 de março de 2018, uma mulher é eleita diretora da Escola Politécnica da USP. O que significa que uma aluna, formada há 37 anos, dedicou-se à carreira docente na Universidade de São Paulo, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tornou-se uma referência em sua área, de Infraestrutura de Transportes, e por toda sua contribuição para o desenvolvimento da engenharia chegou ao topo da carreira docente em 2006. Liedi Légi Bariani Bernucci, politécnica formada em Engenharia Civil em 1981, chega a mais este posto de liderança, e quer levar a Escola Politécnica a buscar a excelência, cumprindo seu papel histórico de contribuir para o desenvolvimento da sociedade paulista e brasileira. Leia mais.

---

A participação feminina na Escola Politécnica da USP

Seguindo a tendência da maior presença de mulheres em cargos de liderança, o número de professoras da Poli está aumentando. Em 2004, quando foi lançado o livro “Mulheres Politécnicas: Histórias e Perfis”, obra escrita por Eni de Mesquita Samara e Maria Cândida Reginato Facciotti, a quantidade total de docentes mulheres na Poli era 43, de um total de 470 professores. Atualmente, esse número cresceu para 57 professoras. Quase 13% do corpo docente já é composto por elas.

Conheça as pessoas que estiveram à frente de seu tempo, foram arrojadas, e abriram caminho a muitas outras mulheres no campo da Engenharia. Leia matéria aqui.

---

Grêmio Politécnico organiza “Março das Mulheres” com diversas atividades

O Grêmio Politécnico criou o projeto “Março das Mulheres”, por meio do qual pretende promover a representatividade feminina na Escola. A programação é diversificada, trazendo de atividades reflexivas, como debates com mulheres sobre a inserção feminina no mercado de trabalho, até ações mais práticas, como cursos de defesa pessoal e de capacitação para realizar pequenos consertos em residências.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista e Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.