São Paulo, 12 de março de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº11/2017.

Destaques

José Roberto Castilho Piqueira: dever cumprido e agradecimento à comunidade

 

Atual diretor da Escola conclui a gestão nesta segunda-feira. Em entrevista, ele faz um balanço de seus quatro anos à frente da instituição.

Esta segunda-feira, dia 12 de março, é o último dia da gestão de José Roberto Castilho Piqueira à frente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. À partir de amanhã, assume o posto a professora Liedi Légi Bariani Bernucci e o vice-diretor, Reinaldo Giudici, para quatro anos de mandato. Aos 66 anos, Piqueira deixa o comando da Escola satisfeito com o trabalho que pôde executar. Satisfação conseguida graças à cooperação de seus colegas professores, da própria professora Bernucci, que foi sua vice-diretora, dos funcionários e alunos.

---

A Escola realizou, no dia 8 de março, a inauguração do quadro com o retrato do professor José Roberto Castilho Piqueira. A Poli tem como tradição a produção de um quadro retratando seus dirigentes, desde seu primeiro diretor, Antonio Francisco de Paula Souza, que dirigiu a Escola de 1893 a 1917. José Roberto Castilho Piqueira é o 26º diretor da Escola.

A solenidade de inauguração foi realizada junto à homologação da eleição da nova chapa para diretoria da Escola, no último dia 7, e contou com a presença do Reitor da Universidade de São Paulo, professor Vahan Agopyan, de docentes membros do Conselho Técnico Administrativo e funcionários. Leia notícia completa.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

---

Inovação deve levar São Paulo da ‘mineração responsável’ para a ‘mineração 4.0’

As políticas e ações empresariais devem deixar de lado o conceito de mineração responsável para migrar para o da mineração 4.0. Essa foi a avaliação do subsecretário de Mineração da Secretaria Estadual de Energia e Mineração de São Paulo, José Jaime Sznelwar, colocada na abertura do workshop: “Barragens de Mineração: Avaliação das ações e controles no estado de São Paulo”, realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) na última sexta-feira (09/03), do qual participaram 250 pessoas, entre profissionais do mercado, empresários, consultores, pesquisadores e alunos.

---

Poli recebe representante do governo britânico para debater atuação em smart cities

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo recebeu o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Departamento de Comércio Exterior para o setor de Tecnologia do governo britânico, Cristiano Andrade, para discutir possibilidades de cooperação no tema de tecnologias e smart cities. Ele foi recepcionado pelo diretor da Escola Politécnica da USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, e assistiu a apresentações dos docentes da Poli-USP, Alex Abiko, Marcelo Zuffo, Moacyr Martucci, e do professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), Flávio Soares Correa da Silva.

---

Departamento de Engenharia de Produção realiza concurso público para seleção de novos docentes

Entre os dias 19 e 22 de fevereiro, foi realizado o concurso público para seleção dos novos docentes do Departamento de Engenharia de Produção (PRO). A banca foi composta pelos professores do PRO Celma Ribeiro, que a presidiu, e  Miguel Santoro, Paulo Tromboni (FEA) e Cesar Alexandre de Souza (FEA) e Gilberto Francisco Martha de Souza, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli-USP, selecionou, dentre 23 candidatos inscritos, os professores Daniel de Oliveira Mota e Leonardo Junqueira. Leia mais.

---

Clipping

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli recebe renomado especialista em robôs humanoides, o professor Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka

A Poli receberá, nesta sexta-feira, o pesquisador em desenvolvimento de robôs humanóides, com capacidade inclusive para expressões faciais. O professor Ishiguro irá apresentar os mais recentes avanços de pesquisa em seu laboratório e no Japão, e estão previstas demonstrações com um de seus robôs humanoides.

Além disso, o convidado fará uma explanação sobre as oportunidades de estudo no Japão para os alunos brasileiros. O evento será realizado no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, prédio da Administração da Escola Politécnica da USP.

Foto: Facebook do Hiroshi Ishiguro Laboratory.

---

Poli recebe workshop sobre câmeras de alta velocidade Phantom e LAND

Na manhã do dia 13 de março, terça-feira, entre 9h e 14h30, a Escola Politécnica da USP receberá um workshop demonstrativo de câmeras de alta velocidade, promovido pelo Research Centre for Gas Innovation da USP e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da USP (PPGEM), e oferecido pela empresa Vision Research, líder na área, em parceria com a empresa DVPRO. No evento, haverá demonstração com as câmeras mais rápidas disponíveis no mercado, capazes de gravar até 250 mil frames por segundo. O público-alvo são pesquisadores e alunos de pós-graduação para que estes conheçam as possibilidades destes equipamentos nas diversas áreas de pesquisa.

---

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) começa amanhã na Poli

A 16ª Edição do evento acontece de 13 a 15 de março na Escola Politécnica da USP, e apresentará 346 projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares do Brasil. Os finalistas foram selecionados entre mais de 2.250 mil projetos.

---

Professor Paulino Francischini, da Engenharia de Produção, lança livro sobre indicadores de desempenho

No dia 28 de março, será realizado o lançamento do livro "Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados". Escrito pelos professores Paulino Francischini, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e Andresa Francischini, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi publicado pela editora Alta Books. O livro alia a pesquisa acadêmica e a experiência de vários anos dos autores como professores universitários, na consultoria de projetos de melhoria de produtividade e em pesquisa nas áreas de economia e internacionalização de empresas.

---

Cursos e editais

Inscrições para bolsas da AEP estão abertas até 16 de março

O Programa de Concessão de Bolsas de Estudos da AEP/GRÊMIO, uma iniciativa de apoio financeiro e mentoria destinada a estudantes de graduação da Poli-USP em situação de vulnerabilidade socioeconômica, está com inscrições abertas até o dia 16 de março. Veja outras informações no Edital.

Cursos do Poli-Integra tem inscrições abertas

Os cursos de Especialização em Gestão de Projetos na Construção e MBA em Gerenciamento de Facilidades tem início previsto para 27 de abril. Há vagas oferecidas com isenção total, conforme resolução 7425 de novembro de 2017.

---

Vivência Universitária

CORALUSP tem inscrições abertas para interessados iniciantes ou experientes

O CORALUSP está com inscrições abertas para novos cantores em 2018. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio do site www.coralusp.prceu.usp.br, pelo link “inscreva-se”.

USP Lectures: Conversas com David Gale, Teoria dos Jogos e Matchings Estáveis

Palestra sobre o pesquisador David Gale, que está ligado aos primórdios da Teoria dos Jogos e também ao surgimento de um de seus ramos, a Teoria dos Mercados de Matching, o que se deu através do artigo “College admission and the stability of marriage”, de sua autoria com Lloyd Shapley (1923 - 2016). A palestra será ministrada por Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor, professora da FEA e membro fundador da Game Theory Society. Outras informações no link.

Biblioteca Brasiliana realiza visitas de apresentação do acervo com o tema “A voz feminina na literatura brasileira”

De 6 a 16 de março, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin promove roteiro de visitação com foco nas escritoras brasileiras. O primeiro ciclo de visitas, "Voz feminina na literatura brasileira", acontecerá de 6 a 16 de março e apresentará primeiras edições, manuscritos, diários e outros documentos do acervo produzidos por escritoras brasileiras do século XVIII ao XX. Inscrições pelo link.

---
---

Microsoft realiza palestra de recrutamento na Poli nesta terça-feira, dia 13

A Poli receberá uma palestra com o tema “Construindo assistentes digitais com Inteligência Artificial em Realidade Virtual e Aumentada” no prédio da Engenharia Elétrica, das 12h às 14h. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.